Um brasileiro ajudará a escolher o título que será consagrado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano. A organização do evento revelou nesta quarta-feira, 10, que o júri presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert (Elle) terá o cineasta recifense Kleber Mendonça Filho.
Responsável por longas como Bacurau, Aquarius, O Som ao Redor e, mais recentemente, Retratos Fantasmas, o brasileiro estará na companhia de grandes nomes do cinema mundial. O júri inclui o diretor americano James Gray (Ad Astra), o britânico Andrew Haigh (Todos Nós Desconhecidos), a atriz chinesa Zhang Ziyi (Memórias de uma Gueixa), o cineasta italiano Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso), além da polonesa Agnieszka Holland (Zona de Exclusão), o mauritano Abderrahmane Sissako (Timbuktu) e a alemã Julia von Heinz (E Amanhã... O Mundo Todo).
Leia Também:
Juntos, eles vão escolher quem leva não só o Leão de Ouro — isto é, o prêmio de melhor filme —, como também o Leão de Prata - Grande Prêmio do Júri, Leão de Prata de melhor direção, além de reconhecer os melhores entre roteiristas, atores e atrizes.
O que esperar do Festival de Veneza
Por enquanto, a lista de títulos contemplados no festival ainda não foi revelada, mas a expectativa é que a programação inclua a sequência de Coringa, estrelada por Joaquin Phoenix e Lady Gaga, assim como o novo filme do italiano Luca Guadagnino (Rivais), Queer. A seleção principal do Festival de Veneza será revelada em 23 de julho.
Até o momento, a única produção confirmada foi Os Fantasmas Ainda se Divertem (Beetlejuice Beetlejuice, no original), que marca o retorno de Michael Keaton ao universo macabro do diretor Tim Burton. O lançamento da Warner Bros. faz sua estreia mundial como o filme de abertura do festival, mas vale ressaltar que ele não estará em competição por prêmios.
Reconhecendo a atriz Sigourney Weaver e o diretor e roteirista Peter Weir com prêmios honorários, o Festival de Veneza ocorre entre 28 de agosto e 7 de setembro.