Morre Donald Sutherland, lenda do cinema, TV e conhecido como o Presidente Snow de ‘Jogos Vorazes’


Ator marcou uma nova geração ao interpretar o antagonista Presidente Snow na saga liderada por Jennifer Lawrence; a informação foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland

Por Maria Fernanda Viana
Atualização:

Donald Sutherland, ator que marcou uma geração ao interpretar o vilão Presidente Snow na saga Jogos Vorazes, morreu aos 88 anos nesta quinta-feira, 20. A notícia foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland.

De acordo com a revista Variety, o ator morreu após lutar “longamente contra uma doença”. Ao longo da carreira, venceu o Emmy (com o filme Cidadão X, em 1995), o Globo de Ouro (em 2003, por Bastidores da Guerra) e o Oscar honorário (em 2018).

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“Com o coração pesado, conto a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Eu o considero um dos maiores atores na história do cinema. Nunca assustado por um papel, bom, ruim ou feio. Ele amou o que fez e fez o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu em suas redes sociais.

Donald Sutherland, ator de ‘Jogos Vorazes’, morre aos 88 anos Foto: Lions Gate Entertainment

Além do astro das séries 24 Horas, Sutherland deixa os filhos Roeg, Rossif, Angus e Rachel. Ele era casado com Francine Racette e tinha quatro netos.

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Uma carreira intensa

Alguns de seus papéis mais memoráveis apareceram entre 1970 e 1981, quando ele esteve em 34 filmes, muitas vezes interpretando homens que andavam na linha tênue entre a sanidade e a loucura - e às vezes apagavam essa linha. Seu fascista em 1900 de Bertolucci (1976), seu Lotário fortemente maquiado em Casanova de Fellini (1976) e seu espião assassino da Segunda Guerra Mundial em Eye of the Needle (1981) foram exemplos de sua capacidade para o grotesco e o sinistro. Mas ele também poderia ser vitorioso e irreverente, como em um papel inicial crucial: Hawkeye Pierce, um insolente cirurgião de hospital móvel, em M*A*S*H (1970) de Robert Altman, ambientado durante a Guerra da Coreia.

Dez anos depois, ele ampliou ainda mais seu alcance emocional em Pessoas Comuns, a estreia de Robert Redford como diretor, no qual ele interpretou um marido e pai suburbano sitiado, lutando para manter sua família unida depois que um filho se afogou. Um dos papéis mais polêmicos do ator foi em Don’t Look Now (1973), de Nicolas Roeg, que se passa em Veneza e tem conotações sobrenaturais.

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Sutherland estava tão ocupado correndo entre projetos de filmes que vivia a vida quase como se estivesse estacionado em fila dupla. Desempenhos bem recebidos incluíram seu professor fumante de maconha em National Lampoon’s Animal House (1978), o misterioso X em JFK de Oliver Stone (1991), o pai presunçoso em Six Degrees of Separation (1993), o gentil Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), um astronauta lascivo em Space Cowboys (2000) e o presidente na distópica série Jogos Vorazes dos anos 2010.

Mas também houve problemas - seja por seu contador sexualmente reprimido em O Dia do Gafanhoto (1975) ou por seu médico rural em Aprendiz de Assassinato (1988), ou por um bando de ofertas esquecíveis como Beerfest. (2006) e S*P*Y*S, uma tentativa fracassada de 1974 de reengarrafar o fascínio de M*A*S*H.

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Sutherland estava bem ciente dos fracassos. “Eu não entro em nenhum filme dizendo: ‘Oh, cara, isso vai ser ruim’”, disse ele ao The Boston Globe em 1981. “Tento estar certo. Mas quando estou errado, fico realmente maluco.”

Sutherland estudou em Bridgewater, onde trabalhou como DJ em uma estação de rádio local aos 14 anos. Ele então frequentou a Universidade de Toronto, graduando-se em 1956 com especialização em inglês após ter mudado de engenharia, uma área que seu pai havia incentivado. Mas o bichinho da atuação havia mordido.

Após a universidade, ele foi estudar na Academia de Música e Arte Dramática de Londres, mas desistiu depois de um ano em favor do trabalho real no palco. Seu aprendizado foi com companhias de repertório provinciais na Inglaterra, salpicadas de pequenos papéis nos palcos de Londres e, de vez em quando, na televisão britânica. Ele chamou a atenção de um produtor e diretor de cinema italiano, Luciano Ricci, que o escalou para um filme de 1964, Il Castello dei Morti Vivi.

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Seguiram-se, em 1965, obras com títulos pouco atraentes como Dr. A Casa dos Horrores do Terror e Morra! Morrer! Meu querido! “Sempre fui escalado como um maníaco artístico homicida”, Sutherland disse ao The Guardian em 2005. “Mas pelo menos eu era artístico”. Suas performances eram aparentemente artísticas o suficiente para chamar a atenção de cineastas talentosos e, em 1967, ele era um dos The Dirty Dozen.

Um ator dedicado aos diretores

Ao longo de seis décadas, começando no início dos anos 1960, ele apareceu em quase 200 filmes e programas de televisão; em alguns anos, ele participou de meia dúzia de filmes. Sua capacidade camaleônica de ser cativante em um papel, ameaçador em outro e simplesmente estranho em um terceiro atraiu os diretores, entre eles Federico Fellini, Robert Altman, Bernardo Bertolucci e Oliver Stone.

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“Para mim, trabalhar com esses caras incríveis foi como me apaixonar”, Sutherland disse sobre esses cineastas. “Eu era seu amante, seu amado.” / COM THE NEW YORK TIMES

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais

Donald Sutherland, ator que marcou uma geração ao interpretar o vilão Presidente Snow na saga Jogos Vorazes, morreu aos 88 anos nesta quinta-feira, 20. A notícia foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland.

De acordo com a revista Variety, o ator morreu após lutar “longamente contra uma doença”. Ao longo da carreira, venceu o Emmy (com o filme Cidadão X, em 1995), o Globo de Ouro (em 2003, por Bastidores da Guerra) e o Oscar honorário (em 2018).

“Com o coração pesado, conto a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Eu o considero um dos maiores atores na história do cinema. Nunca assustado por um papel, bom, ruim ou feio. Ele amou o que fez e fez o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu em suas redes sociais.

Donald Sutherland, ator de ‘Jogos Vorazes’, morre aos 88 anos Foto: Lions Gate Entertainment

Além do astro das séries 24 Horas, Sutherland deixa os filhos Roeg, Rossif, Angus e Rachel. Ele era casado com Francine Racette e tinha quatro netos.

Uma carreira intensa

Alguns de seus papéis mais memoráveis apareceram entre 1970 e 1981, quando ele esteve em 34 filmes, muitas vezes interpretando homens que andavam na linha tênue entre a sanidade e a loucura - e às vezes apagavam essa linha. Seu fascista em 1900 de Bertolucci (1976), seu Lotário fortemente maquiado em Casanova de Fellini (1976) e seu espião assassino da Segunda Guerra Mundial em Eye of the Needle (1981) foram exemplos de sua capacidade para o grotesco e o sinistro. Mas ele também poderia ser vitorioso e irreverente, como em um papel inicial crucial: Hawkeye Pierce, um insolente cirurgião de hospital móvel, em M*A*S*H (1970) de Robert Altman, ambientado durante a Guerra da Coreia.

Dez anos depois, ele ampliou ainda mais seu alcance emocional em Pessoas Comuns, a estreia de Robert Redford como diretor, no qual ele interpretou um marido e pai suburbano sitiado, lutando para manter sua família unida depois que um filho se afogou. Um dos papéis mais polêmicos do ator foi em Don’t Look Now (1973), de Nicolas Roeg, que se passa em Veneza e tem conotações sobrenaturais.

Sutherland estava tão ocupado correndo entre projetos de filmes que vivia a vida quase como se estivesse estacionado em fila dupla. Desempenhos bem recebidos incluíram seu professor fumante de maconha em National Lampoon’s Animal House (1978), o misterioso X em JFK de Oliver Stone (1991), o pai presunçoso em Six Degrees of Separation (1993), o gentil Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), um astronauta lascivo em Space Cowboys (2000) e o presidente na distópica série Jogos Vorazes dos anos 2010.

Mas também houve problemas - seja por seu contador sexualmente reprimido em O Dia do Gafanhoto (1975) ou por seu médico rural em Aprendiz de Assassinato (1988), ou por um bando de ofertas esquecíveis como Beerfest. (2006) e S*P*Y*S, uma tentativa fracassada de 1974 de reengarrafar o fascínio de M*A*S*H.

Sutherland estava bem ciente dos fracassos. “Eu não entro em nenhum filme dizendo: ‘Oh, cara, isso vai ser ruim’”, disse ele ao The Boston Globe em 1981. “Tento estar certo. Mas quando estou errado, fico realmente maluco.”

Sutherland estudou em Bridgewater, onde trabalhou como DJ em uma estação de rádio local aos 14 anos. Ele então frequentou a Universidade de Toronto, graduando-se em 1956 com especialização em inglês após ter mudado de engenharia, uma área que seu pai havia incentivado. Mas o bichinho da atuação havia mordido.

Após a universidade, ele foi estudar na Academia de Música e Arte Dramática de Londres, mas desistiu depois de um ano em favor do trabalho real no palco. Seu aprendizado foi com companhias de repertório provinciais na Inglaterra, salpicadas de pequenos papéis nos palcos de Londres e, de vez em quando, na televisão britânica. Ele chamou a atenção de um produtor e diretor de cinema italiano, Luciano Ricci, que o escalou para um filme de 1964, Il Castello dei Morti Vivi.

Seguiram-se, em 1965, obras com títulos pouco atraentes como Dr. A Casa dos Horrores do Terror e Morra! Morrer! Meu querido! “Sempre fui escalado como um maníaco artístico homicida”, Sutherland disse ao The Guardian em 2005. “Mas pelo menos eu era artístico”. Suas performances eram aparentemente artísticas o suficiente para chamar a atenção de cineastas talentosos e, em 1967, ele era um dos The Dirty Dozen.

Um ator dedicado aos diretores

Ao longo de seis décadas, começando no início dos anos 1960, ele apareceu em quase 200 filmes e programas de televisão; em alguns anos, ele participou de meia dúzia de filmes. Sua capacidade camaleônica de ser cativante em um papel, ameaçador em outro e simplesmente estranho em um terceiro atraiu os diretores, entre eles Federico Fellini, Robert Altman, Bernardo Bertolucci e Oliver Stone.

“Para mim, trabalhar com esses caras incríveis foi como me apaixonar”, Sutherland disse sobre esses cineastas. “Eu era seu amante, seu amado.” / COM THE NEW YORK TIMES

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais

Donald Sutherland, ator que marcou uma geração ao interpretar o vilão Presidente Snow na saga Jogos Vorazes, morreu aos 88 anos nesta quinta-feira, 20. A notícia foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland.

De acordo com a revista Variety, o ator morreu após lutar “longamente contra uma doença”. Ao longo da carreira, venceu o Emmy (com o filme Cidadão X, em 1995), o Globo de Ouro (em 2003, por Bastidores da Guerra) e o Oscar honorário (em 2018).

“Com o coração pesado, conto a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Eu o considero um dos maiores atores na história do cinema. Nunca assustado por um papel, bom, ruim ou feio. Ele amou o que fez e fez o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu em suas redes sociais.

Donald Sutherland, ator de ‘Jogos Vorazes’, morre aos 88 anos Foto: Lions Gate Entertainment

Além do astro das séries 24 Horas, Sutherland deixa os filhos Roeg, Rossif, Angus e Rachel. Ele era casado com Francine Racette e tinha quatro netos.

Uma carreira intensa

Alguns de seus papéis mais memoráveis apareceram entre 1970 e 1981, quando ele esteve em 34 filmes, muitas vezes interpretando homens que andavam na linha tênue entre a sanidade e a loucura - e às vezes apagavam essa linha. Seu fascista em 1900 de Bertolucci (1976), seu Lotário fortemente maquiado em Casanova de Fellini (1976) e seu espião assassino da Segunda Guerra Mundial em Eye of the Needle (1981) foram exemplos de sua capacidade para o grotesco e o sinistro. Mas ele também poderia ser vitorioso e irreverente, como em um papel inicial crucial: Hawkeye Pierce, um insolente cirurgião de hospital móvel, em M*A*S*H (1970) de Robert Altman, ambientado durante a Guerra da Coreia.

Dez anos depois, ele ampliou ainda mais seu alcance emocional em Pessoas Comuns, a estreia de Robert Redford como diretor, no qual ele interpretou um marido e pai suburbano sitiado, lutando para manter sua família unida depois que um filho se afogou. Um dos papéis mais polêmicos do ator foi em Don’t Look Now (1973), de Nicolas Roeg, que se passa em Veneza e tem conotações sobrenaturais.

Sutherland estava tão ocupado correndo entre projetos de filmes que vivia a vida quase como se estivesse estacionado em fila dupla. Desempenhos bem recebidos incluíram seu professor fumante de maconha em National Lampoon’s Animal House (1978), o misterioso X em JFK de Oliver Stone (1991), o pai presunçoso em Six Degrees of Separation (1993), o gentil Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), um astronauta lascivo em Space Cowboys (2000) e o presidente na distópica série Jogos Vorazes dos anos 2010.

Mas também houve problemas - seja por seu contador sexualmente reprimido em O Dia do Gafanhoto (1975) ou por seu médico rural em Aprendiz de Assassinato (1988), ou por um bando de ofertas esquecíveis como Beerfest. (2006) e S*P*Y*S, uma tentativa fracassada de 1974 de reengarrafar o fascínio de M*A*S*H.

Sutherland estava bem ciente dos fracassos. “Eu não entro em nenhum filme dizendo: ‘Oh, cara, isso vai ser ruim’”, disse ele ao The Boston Globe em 1981. “Tento estar certo. Mas quando estou errado, fico realmente maluco.”

Sutherland estudou em Bridgewater, onde trabalhou como DJ em uma estação de rádio local aos 14 anos. Ele então frequentou a Universidade de Toronto, graduando-se em 1956 com especialização em inglês após ter mudado de engenharia, uma área que seu pai havia incentivado. Mas o bichinho da atuação havia mordido.

Após a universidade, ele foi estudar na Academia de Música e Arte Dramática de Londres, mas desistiu depois de um ano em favor do trabalho real no palco. Seu aprendizado foi com companhias de repertório provinciais na Inglaterra, salpicadas de pequenos papéis nos palcos de Londres e, de vez em quando, na televisão britânica. Ele chamou a atenção de um produtor e diretor de cinema italiano, Luciano Ricci, que o escalou para um filme de 1964, Il Castello dei Morti Vivi.

Seguiram-se, em 1965, obras com títulos pouco atraentes como Dr. A Casa dos Horrores do Terror e Morra! Morrer! Meu querido! “Sempre fui escalado como um maníaco artístico homicida”, Sutherland disse ao The Guardian em 2005. “Mas pelo menos eu era artístico”. Suas performances eram aparentemente artísticas o suficiente para chamar a atenção de cineastas talentosos e, em 1967, ele era um dos The Dirty Dozen.

Um ator dedicado aos diretores

Ao longo de seis décadas, começando no início dos anos 1960, ele apareceu em quase 200 filmes e programas de televisão; em alguns anos, ele participou de meia dúzia de filmes. Sua capacidade camaleônica de ser cativante em um papel, ameaçador em outro e simplesmente estranho em um terceiro atraiu os diretores, entre eles Federico Fellini, Robert Altman, Bernardo Bertolucci e Oliver Stone.

“Para mim, trabalhar com esses caras incríveis foi como me apaixonar”, Sutherland disse sobre esses cineastas. “Eu era seu amante, seu amado.” / COM THE NEW YORK TIMES

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais

Donald Sutherland, ator que marcou uma geração ao interpretar o vilão Presidente Snow na saga Jogos Vorazes, morreu aos 88 anos nesta quinta-feira, 20. A notícia foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland.

De acordo com a revista Variety, o ator morreu após lutar “longamente contra uma doença”. Ao longo da carreira, venceu o Emmy (com o filme Cidadão X, em 1995), o Globo de Ouro (em 2003, por Bastidores da Guerra) e o Oscar honorário (em 2018).

“Com o coração pesado, conto a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Eu o considero um dos maiores atores na história do cinema. Nunca assustado por um papel, bom, ruim ou feio. Ele amou o que fez e fez o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu em suas redes sociais.

Donald Sutherland, ator de ‘Jogos Vorazes’, morre aos 88 anos Foto: Lions Gate Entertainment

Além do astro das séries 24 Horas, Sutherland deixa os filhos Roeg, Rossif, Angus e Rachel. Ele era casado com Francine Racette e tinha quatro netos.

Uma carreira intensa

Alguns de seus papéis mais memoráveis apareceram entre 1970 e 1981, quando ele esteve em 34 filmes, muitas vezes interpretando homens que andavam na linha tênue entre a sanidade e a loucura - e às vezes apagavam essa linha. Seu fascista em 1900 de Bertolucci (1976), seu Lotário fortemente maquiado em Casanova de Fellini (1976) e seu espião assassino da Segunda Guerra Mundial em Eye of the Needle (1981) foram exemplos de sua capacidade para o grotesco e o sinistro. Mas ele também poderia ser vitorioso e irreverente, como em um papel inicial crucial: Hawkeye Pierce, um insolente cirurgião de hospital móvel, em M*A*S*H (1970) de Robert Altman, ambientado durante a Guerra da Coreia.

Dez anos depois, ele ampliou ainda mais seu alcance emocional em Pessoas Comuns, a estreia de Robert Redford como diretor, no qual ele interpretou um marido e pai suburbano sitiado, lutando para manter sua família unida depois que um filho se afogou. Um dos papéis mais polêmicos do ator foi em Don’t Look Now (1973), de Nicolas Roeg, que se passa em Veneza e tem conotações sobrenaturais.

Sutherland estava tão ocupado correndo entre projetos de filmes que vivia a vida quase como se estivesse estacionado em fila dupla. Desempenhos bem recebidos incluíram seu professor fumante de maconha em National Lampoon’s Animal House (1978), o misterioso X em JFK de Oliver Stone (1991), o pai presunçoso em Six Degrees of Separation (1993), o gentil Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), um astronauta lascivo em Space Cowboys (2000) e o presidente na distópica série Jogos Vorazes dos anos 2010.

Mas também houve problemas - seja por seu contador sexualmente reprimido em O Dia do Gafanhoto (1975) ou por seu médico rural em Aprendiz de Assassinato (1988), ou por um bando de ofertas esquecíveis como Beerfest. (2006) e S*P*Y*S, uma tentativa fracassada de 1974 de reengarrafar o fascínio de M*A*S*H.

Sutherland estava bem ciente dos fracassos. “Eu não entro em nenhum filme dizendo: ‘Oh, cara, isso vai ser ruim’”, disse ele ao The Boston Globe em 1981. “Tento estar certo. Mas quando estou errado, fico realmente maluco.”

Sutherland estudou em Bridgewater, onde trabalhou como DJ em uma estação de rádio local aos 14 anos. Ele então frequentou a Universidade de Toronto, graduando-se em 1956 com especialização em inglês após ter mudado de engenharia, uma área que seu pai havia incentivado. Mas o bichinho da atuação havia mordido.

Após a universidade, ele foi estudar na Academia de Música e Arte Dramática de Londres, mas desistiu depois de um ano em favor do trabalho real no palco. Seu aprendizado foi com companhias de repertório provinciais na Inglaterra, salpicadas de pequenos papéis nos palcos de Londres e, de vez em quando, na televisão britânica. Ele chamou a atenção de um produtor e diretor de cinema italiano, Luciano Ricci, que o escalou para um filme de 1964, Il Castello dei Morti Vivi.

Seguiram-se, em 1965, obras com títulos pouco atraentes como Dr. A Casa dos Horrores do Terror e Morra! Morrer! Meu querido! “Sempre fui escalado como um maníaco artístico homicida”, Sutherland disse ao The Guardian em 2005. “Mas pelo menos eu era artístico”. Suas performances eram aparentemente artísticas o suficiente para chamar a atenção de cineastas talentosos e, em 1967, ele era um dos The Dirty Dozen.

Um ator dedicado aos diretores

Ao longo de seis décadas, começando no início dos anos 1960, ele apareceu em quase 200 filmes e programas de televisão; em alguns anos, ele participou de meia dúzia de filmes. Sua capacidade camaleônica de ser cativante em um papel, ameaçador em outro e simplesmente estranho em um terceiro atraiu os diretores, entre eles Federico Fellini, Robert Altman, Bernardo Bertolucci e Oliver Stone.

“Para mim, trabalhar com esses caras incríveis foi como me apaixonar”, Sutherland disse sobre esses cineastas. “Eu era seu amante, seu amado.” / COM THE NEW YORK TIMES

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