'O Futuro Perfeito' retrata imigração chinesa na Argentina


Longa recebeu o prêmio de melhor filme no prestigiado Festival de Locarno, na Suíça

Por Luiz Carlos Merten

São apenas 65 minutos de duração e, durante boa parte do filme da argentina Nele Wohlatz - O Futuro Perfeito -, Xiaobin Zhang está sozinha no quadro. Ela faz uma garota chinesa que migrou para a Argentina para encontrar os pais, que chegaram primeiro e tiveram dois filhos na terra estranha. Xiaobin nem conhecia os irmãos mais novos. E, quando ela começa a falar, o próprio nome Xiaobin é coisa do passado e a garota agora chama-se Beatriz. O filme de Nele conta a história de uma tentativa de integração.

Ao contrário dos pais, que são chineses e querem permanecer como tais, Xiaobin quer ser aceita e fazer parte da nova terra. E por isso ela vai aprender a falar espanhol. Algumas cenas a mostram em seu primeiro trabalho, numa delicatessen. O chefe lhe indica/ensina os nomes dos embutidos, mas Xiaobin faz confusão na hora de atender o cliente. O chefe lhe diz que assim não dá. Despede-se e diz que ela tem de saber espanhol. Lá se vai a garota fazer o curso.

Xiaobin Zhang. Atriz não é profissional e isso serve à personagem de Nele Wohlatz Foto: Murillo Cine
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Quando fala para a câmera, ‘Beatriz’ usa frases simples, diretas. Fala como quem realmente ainda está aprendendo e é estranha numa terra estranha. Algumas cenas passam desconforto. A garota vai a um restaurante e não entende o cardápio. Para contar essa ‘inadaptação’, e seu contrário - o desejo de se integrar -, a diretora constrói seu filme em torno a uma sensação de estranhamento. E assim vamos descobrindo o passado de Xiaobin, o presente de Beatriz. Ela conhece um rapaz indiano, Vijay, com quem inicia uma relação às escondidas da família. E chegamos ao xis de toda essa questão. O futuro de Beatriz.

A voz por trás da câmera (a diretora?) pergunta a Beatriz como ela imagina seu futuro, e a garota descortina algumas possibilidades que parecem tristes. Nenhuma que dê certo? Beatriz antecipa mais uma, que termina de forma abrupta. Como se estivesse combinado - estará? -, acende-se a luz e, face ao que a diretora Christiane Jatahy chamaria de ‘corte brusco’, o público troca olhares na sala como quem se pergunta ‘O que aconteceu?’ Ou - ‘O que está acontecendo?’ Pois é justamente isso. Uma vida em três tempos. Passado, presente, futuro. Um futuro que, ao contrário do título, parece (im)perfeito.

Ri-se bastante no filme. Ri-se no final, mas aí talvez seja um riso um pouco nervoso, quando se percebe o sentido crítico desse filme encantador. Futuro Perfeito é enganadoramente simples. Mais complexo do que parece, levanta questões. Dois filmes - além desse, O Conto Chinês, com Ricardo Darín - não configuram uma tendência, mas querem dizer alguma coisa sobre a presença asiática na Argentina contemporânea. A diretora - Nele - é alemã. Desembarcou em Buenos Aires sem falar uma palavra de espanhol. Não é uma história autobiográfica, mas com certeza é pessoal. Sob múltiplos aspectos, esse é, caracteristicamente, um filme sobre linguagem.

São apenas 65 minutos de duração e, durante boa parte do filme da argentina Nele Wohlatz - O Futuro Perfeito -, Xiaobin Zhang está sozinha no quadro. Ela faz uma garota chinesa que migrou para a Argentina para encontrar os pais, que chegaram primeiro e tiveram dois filhos na terra estranha. Xiaobin nem conhecia os irmãos mais novos. E, quando ela começa a falar, o próprio nome Xiaobin é coisa do passado e a garota agora chama-se Beatriz. O filme de Nele conta a história de uma tentativa de integração.

Ao contrário dos pais, que são chineses e querem permanecer como tais, Xiaobin quer ser aceita e fazer parte da nova terra. E por isso ela vai aprender a falar espanhol. Algumas cenas a mostram em seu primeiro trabalho, numa delicatessen. O chefe lhe indica/ensina os nomes dos embutidos, mas Xiaobin faz confusão na hora de atender o cliente. O chefe lhe diz que assim não dá. Despede-se e diz que ela tem de saber espanhol. Lá se vai a garota fazer o curso.

Xiaobin Zhang. Atriz não é profissional e isso serve à personagem de Nele Wohlatz Foto: Murillo Cine

Quando fala para a câmera, ‘Beatriz’ usa frases simples, diretas. Fala como quem realmente ainda está aprendendo e é estranha numa terra estranha. Algumas cenas passam desconforto. A garota vai a um restaurante e não entende o cardápio. Para contar essa ‘inadaptação’, e seu contrário - o desejo de se integrar -, a diretora constrói seu filme em torno a uma sensação de estranhamento. E assim vamos descobrindo o passado de Xiaobin, o presente de Beatriz. Ela conhece um rapaz indiano, Vijay, com quem inicia uma relação às escondidas da família. E chegamos ao xis de toda essa questão. O futuro de Beatriz.

A voz por trás da câmera (a diretora?) pergunta a Beatriz como ela imagina seu futuro, e a garota descortina algumas possibilidades que parecem tristes. Nenhuma que dê certo? Beatriz antecipa mais uma, que termina de forma abrupta. Como se estivesse combinado - estará? -, acende-se a luz e, face ao que a diretora Christiane Jatahy chamaria de ‘corte brusco’, o público troca olhares na sala como quem se pergunta ‘O que aconteceu?’ Ou - ‘O que está acontecendo?’ Pois é justamente isso. Uma vida em três tempos. Passado, presente, futuro. Um futuro que, ao contrário do título, parece (im)perfeito.

Ri-se bastante no filme. Ri-se no final, mas aí talvez seja um riso um pouco nervoso, quando se percebe o sentido crítico desse filme encantador. Futuro Perfeito é enganadoramente simples. Mais complexo do que parece, levanta questões. Dois filmes - além desse, O Conto Chinês, com Ricardo Darín - não configuram uma tendência, mas querem dizer alguma coisa sobre a presença asiática na Argentina contemporânea. A diretora - Nele - é alemã. Desembarcou em Buenos Aires sem falar uma palavra de espanhol. Não é uma história autobiográfica, mas com certeza é pessoal. Sob múltiplos aspectos, esse é, caracteristicamente, um filme sobre linguagem.

São apenas 65 minutos de duração e, durante boa parte do filme da argentina Nele Wohlatz - O Futuro Perfeito -, Xiaobin Zhang está sozinha no quadro. Ela faz uma garota chinesa que migrou para a Argentina para encontrar os pais, que chegaram primeiro e tiveram dois filhos na terra estranha. Xiaobin nem conhecia os irmãos mais novos. E, quando ela começa a falar, o próprio nome Xiaobin é coisa do passado e a garota agora chama-se Beatriz. O filme de Nele conta a história de uma tentativa de integração.

Ao contrário dos pais, que são chineses e querem permanecer como tais, Xiaobin quer ser aceita e fazer parte da nova terra. E por isso ela vai aprender a falar espanhol. Algumas cenas a mostram em seu primeiro trabalho, numa delicatessen. O chefe lhe indica/ensina os nomes dos embutidos, mas Xiaobin faz confusão na hora de atender o cliente. O chefe lhe diz que assim não dá. Despede-se e diz que ela tem de saber espanhol. Lá se vai a garota fazer o curso.

Xiaobin Zhang. Atriz não é profissional e isso serve à personagem de Nele Wohlatz Foto: Murillo Cine

Quando fala para a câmera, ‘Beatriz’ usa frases simples, diretas. Fala como quem realmente ainda está aprendendo e é estranha numa terra estranha. Algumas cenas passam desconforto. A garota vai a um restaurante e não entende o cardápio. Para contar essa ‘inadaptação’, e seu contrário - o desejo de se integrar -, a diretora constrói seu filme em torno a uma sensação de estranhamento. E assim vamos descobrindo o passado de Xiaobin, o presente de Beatriz. Ela conhece um rapaz indiano, Vijay, com quem inicia uma relação às escondidas da família. E chegamos ao xis de toda essa questão. O futuro de Beatriz.

A voz por trás da câmera (a diretora?) pergunta a Beatriz como ela imagina seu futuro, e a garota descortina algumas possibilidades que parecem tristes. Nenhuma que dê certo? Beatriz antecipa mais uma, que termina de forma abrupta. Como se estivesse combinado - estará? -, acende-se a luz e, face ao que a diretora Christiane Jatahy chamaria de ‘corte brusco’, o público troca olhares na sala como quem se pergunta ‘O que aconteceu?’ Ou - ‘O que está acontecendo?’ Pois é justamente isso. Uma vida em três tempos. Passado, presente, futuro. Um futuro que, ao contrário do título, parece (im)perfeito.

Ri-se bastante no filme. Ri-se no final, mas aí talvez seja um riso um pouco nervoso, quando se percebe o sentido crítico desse filme encantador. Futuro Perfeito é enganadoramente simples. Mais complexo do que parece, levanta questões. Dois filmes - além desse, O Conto Chinês, com Ricardo Darín - não configuram uma tendência, mas querem dizer alguma coisa sobre a presença asiática na Argentina contemporânea. A diretora - Nele - é alemã. Desembarcou em Buenos Aires sem falar uma palavra de espanhol. Não é uma história autobiográfica, mas com certeza é pessoal. Sob múltiplos aspectos, esse é, caracteristicamente, um filme sobre linguagem.

São apenas 65 minutos de duração e, durante boa parte do filme da argentina Nele Wohlatz - O Futuro Perfeito -, Xiaobin Zhang está sozinha no quadro. Ela faz uma garota chinesa que migrou para a Argentina para encontrar os pais, que chegaram primeiro e tiveram dois filhos na terra estranha. Xiaobin nem conhecia os irmãos mais novos. E, quando ela começa a falar, o próprio nome Xiaobin é coisa do passado e a garota agora chama-se Beatriz. O filme de Nele conta a história de uma tentativa de integração.

Ao contrário dos pais, que são chineses e querem permanecer como tais, Xiaobin quer ser aceita e fazer parte da nova terra. E por isso ela vai aprender a falar espanhol. Algumas cenas a mostram em seu primeiro trabalho, numa delicatessen. O chefe lhe indica/ensina os nomes dos embutidos, mas Xiaobin faz confusão na hora de atender o cliente. O chefe lhe diz que assim não dá. Despede-se e diz que ela tem de saber espanhol. Lá se vai a garota fazer o curso.

Xiaobin Zhang. Atriz não é profissional e isso serve à personagem de Nele Wohlatz Foto: Murillo Cine

Quando fala para a câmera, ‘Beatriz’ usa frases simples, diretas. Fala como quem realmente ainda está aprendendo e é estranha numa terra estranha. Algumas cenas passam desconforto. A garota vai a um restaurante e não entende o cardápio. Para contar essa ‘inadaptação’, e seu contrário - o desejo de se integrar -, a diretora constrói seu filme em torno a uma sensação de estranhamento. E assim vamos descobrindo o passado de Xiaobin, o presente de Beatriz. Ela conhece um rapaz indiano, Vijay, com quem inicia uma relação às escondidas da família. E chegamos ao xis de toda essa questão. O futuro de Beatriz.

A voz por trás da câmera (a diretora?) pergunta a Beatriz como ela imagina seu futuro, e a garota descortina algumas possibilidades que parecem tristes. Nenhuma que dê certo? Beatriz antecipa mais uma, que termina de forma abrupta. Como se estivesse combinado - estará? -, acende-se a luz e, face ao que a diretora Christiane Jatahy chamaria de ‘corte brusco’, o público troca olhares na sala como quem se pergunta ‘O que aconteceu?’ Ou - ‘O que está acontecendo?’ Pois é justamente isso. Uma vida em três tempos. Passado, presente, futuro. Um futuro que, ao contrário do título, parece (im)perfeito.

Ri-se bastante no filme. Ri-se no final, mas aí talvez seja um riso um pouco nervoso, quando se percebe o sentido crítico desse filme encantador. Futuro Perfeito é enganadoramente simples. Mais complexo do que parece, levanta questões. Dois filmes - além desse, O Conto Chinês, com Ricardo Darín - não configuram uma tendência, mas querem dizer alguma coisa sobre a presença asiática na Argentina contemporânea. A diretora - Nele - é alemã. Desembarcou em Buenos Aires sem falar uma palavra de espanhol. Não é uma história autobiográfica, mas com certeza é pessoal. Sob múltiplos aspectos, esse é, caracteristicamente, um filme sobre linguagem.

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