Robert Downey Jr. ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante na noite deste domingo, 10. A 1.ª estatueta veio em sua 3.ª indicação, já tendo concorrido na mesma categoria por seu papel em Trovão Tropical, em 2009, e na de melhor ator, por Chaplin, em 1993.
Em Oppenheimer, interpretou o almirante Lewis Strauss, que chefiou a Comissão de Energia Atômica dos EUA. Robert Downey Jr. confirmou o favoritismo, uma vez que já havia levado a melhor nas principais premiações da temporada.
Robert Downey Jr. vence seu 1.º Oscar
Aos 58 anos, o ator é presença constante no cinema desde a década de 1980, e é lembrado frequentemente por seu papel como Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes que envolvem o super-herói.
Ele é filho do ator e diretor Robert Downey, Sr., e já relatou que o pai lhe ofereceu drogas ainda na infância. Posteriormente, Jr. teve problemas com substâncias como cocaína e heroína, e chegou a ser preso em 1996, após ser parado por excesso de velocidade portando drogas ilícitas. Ao receber o prêmio, chegou a fazer uma piada sobre seu passado: “Gostaria de agradecer à minha terrível infância e à Academia. Nesta ordem”.
Os outros indicados a melhor ator coadjuvante no Oscar 2024
- Sterling K. Brown, por American Fiction
- Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores
- Robert Downey Jr, por Oppenheimer (vencedor)
- Ryan Gosling, por Barbie
- Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas