AFP - O cineasta espanhol Pedro Almodóvar apresentará seu próximo curta-metragem, um faroeste gay estrelado pelo chileno Pedro Pascal e pelo americano Ethan Hawke, no próximo Festival de Cinema de Cannes.
O curta em inglês, intitulado Strange Way of Life, “estreará em maio”, disse Almodóvar durante um episódio do podcast At Your Service, da cantora Dua Lipa.
Contatado pela AFP, o Festival de Cinema de Cannes, que decorrerá de 16 a 27 de maio de 2023, não quis confirmar esta terça-feira a informação.
Este é o primeiro western do realizador espanhol, uma obra que “trata da masculinidade num sentido profundo”, como revelou nessa conversa com a cantora, transmitida a 2 de dezembro. “É um faroeste ‘queer’, no sentido de que há dois homens que se amam.”
Almodóvar, que se disse “proibido” de falar sobre o enredo do filme, adiantou que a curta terá os elementos clássicos deste “gênero masculino”, mas que irá explorar “um tipo de diálogo que não acho que nenhum western já capturou entre dois homens”.
Um precedente para o gênero western é Brokeback Mountain, filmado em 2005 por Ang Lee. Narra a relação secreta entre dois cowboys, e ganhou o Leão de Ouro de Veneza em 2005 e três Oscars no ano seguinte.
Pedro Almodóvar, realizador de 73 anos, viu dois dos seus filmes premiados em Cannes, Tudo sobre a minha mãe (melhor diretor, 1999) e Volver (prêmio de melhor atriz, 2006), mas ainda tem de ganhar a cobiçada Palma de Ouro.