Quem serão os oponentes de ‘Oppenheimer’ e ‘Barbie’ no próximo Oscar? Os dez mais cotados são…


Grandes sucessos de público e crítica como ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ podem até ser apostas, mas em breve a concorrência vai aumentar. Quer ficar ligado antes? ‘Estadão’ te ajuda

Por Daniel Oliveira
Atualização:

A exemplo do público que abarrotou as salas de cinema mundo afora, o coração do Oscar 2024 tem neste momento apenas dois donos: Barbie e Oppenheimer. Ou melhor, pretendentes: porque apesar da dupla de blockbusters ser aposta quase certa entre os indicados às principais categorias da premiação do ano que vem (filme, direção, roteiro, atuações), eles ainda não venceram nada.

E durante estas semanas e as próximas eles devem ganhar concorrentes de peso, quando os Festivais de Veneza, Toronto, Telluride e Nova York introduzirem alguns dos títulos que vão estrear no fim do ano nos EUA - e no início de 2024, no Brasil - de olho nas várias estatuetas distribuídas durante a longa temporada de premiações que gravita em torno da cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em março.

Barbie e Oppenheimer geram fim de semana histórico nas bilheterias Foto: Warner Bros Pictures/Universal Pictures/AP
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Já há alguns anos, esse quadrilátero dourado de festivais, que acontecem entre setembro e outubro, tem sido a principal plataforma de lançamento das produções com ambições de Oscar. Neste ano, com a greve de atores e roteiristas a pleno vapor, o papel desses eventos estará em xeque, mas os filmes estarão lá. E abaixo, o Estadão lista um Top 10 dos longas mais promissores desses festivais que, além de Barbie e Oppenheimer, devem se juntar a Vidas Passadas (Sundance e Berlim), Asteroid City, Assassinos da Lua das Flores, Anatomia de uma Queda e The Zone of Interest (todos de Cannes) na briga por um carequinha dourado.

Pobres Criaturas

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O filme é a reunião do trio formado pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos, a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara que, juntos, produziram o premiado A Favorita em 2018. Desta vez, Stone interpreta uma jovem trazida de volta à vida por um cientista excêntrico, numa releitura estilizada do clássico mito de Frankenstein. O longa teve estreia em Veneza, onde levou o Leão de Ouro (principal prêmio do festival), e o elenco conta ainda com Mark Ruffalo e Willem Dafoe - que, em greve, não estarão por lá. Leia mais sobre ‘Pobres Criaturas’

Estreia: 1º/02/2024, no Brasil

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Maestro

Cinebiografia do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein - autor, entre vários trabalhos, da trilha de Amor, Sublime Amor - dirigida e estrelada por Bradley Cooper (Nasce uma Estrela). O filme, com estreia em Veneza, foca no relacionamento do músico bissexual com sua esposa, a atriz e filantropa Felicia Montealegre (Carey Mulligan) - imagine TÁR, só que com um homem e em preto e branco. E já causou polêmica antes de ser lançado, com acusações de que o nariz prostético usado por Cooper no papel seria antissemita. A família de Bernstein e a Liga Antidifamação judaica nos EUA refutaram os ataques.

Estreia: 20/12/2023, na Netflix

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Saltburn

Novo trabalho da cineasta inglesa Emerald Fennell, vencedora do Oscar de roteiro original por Bela Vingança em 2021. O filme acompanha um jovem universitário de Oxford durante um verão na mansão da sedutora família de um colega aristocrata e traz no elenco os indicados ao Oscar Barry Keoghan, Carey Mulligan e Rosamund Pike, além do Jacob Elordi da série Euphoria. O filme, que estreia nos Festivais de Telluride e Londres, tem sido descrito como sexy e “picante”, mas para uma Academia atualmente em transição - quase não-binária: nem radical, nem conservadora demais - que prefere Tudo em todo lugar ao mesmo tempo a Os Fabelmans, um pouquinho de pimenta nos olhos pode até agradar.

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Estreia: 24/11/23, nos EUA

Ferrari

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Cinebiografia do magnata automobilístico italiano Enzo Ferrari, dono e criador da famosa escuderia, dirigida por Michael Mann (O Informante) e estrelada por Adam Driver (História de um Casamento). O ator esteve na estreia do filme no Festival de Veneza, ao lado de Penélope Cruz e Shailene Woodley, também no elenco, já que o longa é da distribuidora independente Neon, que não faz parte das majors norte-americanas e não é alvo do boicote da atual greve dos atores. Leia mais sobre ‘Ferrari’

Estreia: 8/02/2024, no Brasil

Os Rejeitados

Eterno cronista dos homens brancos incompreendidos, o cineasta Alexander Payne volta com esta história de um professor de história carrancudo que se afeiçoa por um aluno problemático retido no colégio interno onde ele leciona durante as festas de fim de ano. Essa espécie de Clube dos Cinco natalino estreia no Festival de Telluride e é estrelada por Paul Giamatti.

Estreia: 11/01/2024, no Brasil

O Assassino

Após House of Cards, Mindhunter e Mank, o diretor David Fincher dá continuidade à sua residência artística na Netflix, desta vez retornando às suas raízes criminais com este O Assassino. Adaptado da graphic novel de Alexis Nolent pelo mesmo Andrew Kevin Walker de Se7en, o filme traz o sumido Michael Fassbender como o matador do título, que começa a desenvolver uma crise de consciência. O longa, que estreou em Veneza, também tem Tilda Swinton e a brasileira Sophie Charlotte no elenco.

Estreia: 10/11/23, na Netflix

Rustin

Longa sobre o ativista negro norte-americano Bayard Rustin, organizador da icônica Marcha em Washington do Movimento pelos Direitos Civis em 1963, cujo papel foi sublimado nos relatos históricos devido à sua homossexualidade. Se ainda duvida do cacife oscarizado da produção que deve estrear no Festival de Telluride, o filme é dirigido por George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues), estrelado por Colman Domingo (vencedor do Emmy por Euphoria) e produzido por ninguém menos que os Obama, por meio da parceria do casal com a Netflix.

Estreia: 17/11/23, na Netflix

Duas doses de Mescal

Atual namoradinho da internet, o ator Paul Mescal, que acabou de ser indicado por Aftersun, volta este ano com não um, mas dois filmes com cara de Oscar. Ele protagoniza a ficção científica Foe, como um marido convidado a migrar para uma colônia espacial, deixando para trás um clone para acompanhar a esposa (Saoirse Ronan) - sim, bem parecido com aquele episódio de Black Mirror, só que com atores bons. E em All of us Strangers, do diretor inglês Andrew Haigh (45 Anos), ele seduz o protagonista vivido por Andrew Scott (o padre gato de Fleabag), um roteirista solitário visitado pelos fantasmas dos pais mortos. Os dois longas devem estrear em Telluride.

Estreia: 6/10/23, nos EUA (Foe); e 22/12/23, nos EUA (All of us Strangers)

Cena de 'Lee', filme que conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra. Foto: 55 Films/Divulgação

Lee

Este é um tiro no escuro, já que ainda não tem distribuidor, mas o pedigree da produção torna impossível não incluí-lo nesta lista. O longa, que vai estrear em Toronto, conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra, interpretada por ninguém menos que Kate Winslet - encabeçando um elenco que inclui ainda Marion Cotillard (Piaf), Josh O’Connor (The Crown), Alexander Skarsgard (Big Little Lies), Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas) e Andrea Riseborough (indicada ao Oscar deste ano por A Sorte Grande). A direção é de Ellen Kuras, diretora de fotografia de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Estreia: não disponível

Napoleão

O épico dirigido pelo cineasta Ridley Scott não vai passar por nenhum festival - o diretor não gosta e quase nunca lança seus filmes em eventos do gênero - mas ainda assim é uma das grandes apostas para a temporada de premiações. O vencedor do Oscar Joaquin Phoenix (Coringa) interpreta o icônico imperador francês, ao lado de Vanessa Kirby (indicada por Pedaços de uma Mulher) como sua esposa, Josephine.

Estreia: 23/11/23, no Brasil

A exemplo do público que abarrotou as salas de cinema mundo afora, o coração do Oscar 2024 tem neste momento apenas dois donos: Barbie e Oppenheimer. Ou melhor, pretendentes: porque apesar da dupla de blockbusters ser aposta quase certa entre os indicados às principais categorias da premiação do ano que vem (filme, direção, roteiro, atuações), eles ainda não venceram nada.

E durante estas semanas e as próximas eles devem ganhar concorrentes de peso, quando os Festivais de Veneza, Toronto, Telluride e Nova York introduzirem alguns dos títulos que vão estrear no fim do ano nos EUA - e no início de 2024, no Brasil - de olho nas várias estatuetas distribuídas durante a longa temporada de premiações que gravita em torno da cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em março.

Barbie e Oppenheimer geram fim de semana histórico nas bilheterias Foto: Warner Bros Pictures/Universal Pictures/AP

Já há alguns anos, esse quadrilátero dourado de festivais, que acontecem entre setembro e outubro, tem sido a principal plataforma de lançamento das produções com ambições de Oscar. Neste ano, com a greve de atores e roteiristas a pleno vapor, o papel desses eventos estará em xeque, mas os filmes estarão lá. E abaixo, o Estadão lista um Top 10 dos longas mais promissores desses festivais que, além de Barbie e Oppenheimer, devem se juntar a Vidas Passadas (Sundance e Berlim), Asteroid City, Assassinos da Lua das Flores, Anatomia de uma Queda e The Zone of Interest (todos de Cannes) na briga por um carequinha dourado.

Pobres Criaturas

O filme é a reunião do trio formado pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos, a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara que, juntos, produziram o premiado A Favorita em 2018. Desta vez, Stone interpreta uma jovem trazida de volta à vida por um cientista excêntrico, numa releitura estilizada do clássico mito de Frankenstein. O longa teve estreia em Veneza, onde levou o Leão de Ouro (principal prêmio do festival), e o elenco conta ainda com Mark Ruffalo e Willem Dafoe - que, em greve, não estarão por lá. Leia mais sobre ‘Pobres Criaturas’

Estreia: 1º/02/2024, no Brasil

Maestro

Cinebiografia do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein - autor, entre vários trabalhos, da trilha de Amor, Sublime Amor - dirigida e estrelada por Bradley Cooper (Nasce uma Estrela). O filme, com estreia em Veneza, foca no relacionamento do músico bissexual com sua esposa, a atriz e filantropa Felicia Montealegre (Carey Mulligan) - imagine TÁR, só que com um homem e em preto e branco. E já causou polêmica antes de ser lançado, com acusações de que o nariz prostético usado por Cooper no papel seria antissemita. A família de Bernstein e a Liga Antidifamação judaica nos EUA refutaram os ataques.

Estreia: 20/12/2023, na Netflix

Saltburn

Novo trabalho da cineasta inglesa Emerald Fennell, vencedora do Oscar de roteiro original por Bela Vingança em 2021. O filme acompanha um jovem universitário de Oxford durante um verão na mansão da sedutora família de um colega aristocrata e traz no elenco os indicados ao Oscar Barry Keoghan, Carey Mulligan e Rosamund Pike, além do Jacob Elordi da série Euphoria. O filme, que estreia nos Festivais de Telluride e Londres, tem sido descrito como sexy e “picante”, mas para uma Academia atualmente em transição - quase não-binária: nem radical, nem conservadora demais - que prefere Tudo em todo lugar ao mesmo tempo a Os Fabelmans, um pouquinho de pimenta nos olhos pode até agradar.

Estreia: 24/11/23, nos EUA

Ferrari

Cinebiografia do magnata automobilístico italiano Enzo Ferrari, dono e criador da famosa escuderia, dirigida por Michael Mann (O Informante) e estrelada por Adam Driver (História de um Casamento). O ator esteve na estreia do filme no Festival de Veneza, ao lado de Penélope Cruz e Shailene Woodley, também no elenco, já que o longa é da distribuidora independente Neon, que não faz parte das majors norte-americanas e não é alvo do boicote da atual greve dos atores. Leia mais sobre ‘Ferrari’

Estreia: 8/02/2024, no Brasil

Os Rejeitados

Eterno cronista dos homens brancos incompreendidos, o cineasta Alexander Payne volta com esta história de um professor de história carrancudo que se afeiçoa por um aluno problemático retido no colégio interno onde ele leciona durante as festas de fim de ano. Essa espécie de Clube dos Cinco natalino estreia no Festival de Telluride e é estrelada por Paul Giamatti.

Estreia: 11/01/2024, no Brasil

O Assassino

Após House of Cards, Mindhunter e Mank, o diretor David Fincher dá continuidade à sua residência artística na Netflix, desta vez retornando às suas raízes criminais com este O Assassino. Adaptado da graphic novel de Alexis Nolent pelo mesmo Andrew Kevin Walker de Se7en, o filme traz o sumido Michael Fassbender como o matador do título, que começa a desenvolver uma crise de consciência. O longa, que estreou em Veneza, também tem Tilda Swinton e a brasileira Sophie Charlotte no elenco.

Estreia: 10/11/23, na Netflix

Rustin

Longa sobre o ativista negro norte-americano Bayard Rustin, organizador da icônica Marcha em Washington do Movimento pelos Direitos Civis em 1963, cujo papel foi sublimado nos relatos históricos devido à sua homossexualidade. Se ainda duvida do cacife oscarizado da produção que deve estrear no Festival de Telluride, o filme é dirigido por George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues), estrelado por Colman Domingo (vencedor do Emmy por Euphoria) e produzido por ninguém menos que os Obama, por meio da parceria do casal com a Netflix.

Estreia: 17/11/23, na Netflix

Duas doses de Mescal

Atual namoradinho da internet, o ator Paul Mescal, que acabou de ser indicado por Aftersun, volta este ano com não um, mas dois filmes com cara de Oscar. Ele protagoniza a ficção científica Foe, como um marido convidado a migrar para uma colônia espacial, deixando para trás um clone para acompanhar a esposa (Saoirse Ronan) - sim, bem parecido com aquele episódio de Black Mirror, só que com atores bons. E em All of us Strangers, do diretor inglês Andrew Haigh (45 Anos), ele seduz o protagonista vivido por Andrew Scott (o padre gato de Fleabag), um roteirista solitário visitado pelos fantasmas dos pais mortos. Os dois longas devem estrear em Telluride.

Estreia: 6/10/23, nos EUA (Foe); e 22/12/23, nos EUA (All of us Strangers)

Cena de 'Lee', filme que conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra. Foto: 55 Films/Divulgação

Lee

Este é um tiro no escuro, já que ainda não tem distribuidor, mas o pedigree da produção torna impossível não incluí-lo nesta lista. O longa, que vai estrear em Toronto, conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra, interpretada por ninguém menos que Kate Winslet - encabeçando um elenco que inclui ainda Marion Cotillard (Piaf), Josh O’Connor (The Crown), Alexander Skarsgard (Big Little Lies), Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas) e Andrea Riseborough (indicada ao Oscar deste ano por A Sorte Grande). A direção é de Ellen Kuras, diretora de fotografia de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Estreia: não disponível

Napoleão

O épico dirigido pelo cineasta Ridley Scott não vai passar por nenhum festival - o diretor não gosta e quase nunca lança seus filmes em eventos do gênero - mas ainda assim é uma das grandes apostas para a temporada de premiações. O vencedor do Oscar Joaquin Phoenix (Coringa) interpreta o icônico imperador francês, ao lado de Vanessa Kirby (indicada por Pedaços de uma Mulher) como sua esposa, Josephine.

Estreia: 23/11/23, no Brasil

A exemplo do público que abarrotou as salas de cinema mundo afora, o coração do Oscar 2024 tem neste momento apenas dois donos: Barbie e Oppenheimer. Ou melhor, pretendentes: porque apesar da dupla de blockbusters ser aposta quase certa entre os indicados às principais categorias da premiação do ano que vem (filme, direção, roteiro, atuações), eles ainda não venceram nada.

E durante estas semanas e as próximas eles devem ganhar concorrentes de peso, quando os Festivais de Veneza, Toronto, Telluride e Nova York introduzirem alguns dos títulos que vão estrear no fim do ano nos EUA - e no início de 2024, no Brasil - de olho nas várias estatuetas distribuídas durante a longa temporada de premiações que gravita em torno da cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em março.

Barbie e Oppenheimer geram fim de semana histórico nas bilheterias Foto: Warner Bros Pictures/Universal Pictures/AP

Já há alguns anos, esse quadrilátero dourado de festivais, que acontecem entre setembro e outubro, tem sido a principal plataforma de lançamento das produções com ambições de Oscar. Neste ano, com a greve de atores e roteiristas a pleno vapor, o papel desses eventos estará em xeque, mas os filmes estarão lá. E abaixo, o Estadão lista um Top 10 dos longas mais promissores desses festivais que, além de Barbie e Oppenheimer, devem se juntar a Vidas Passadas (Sundance e Berlim), Asteroid City, Assassinos da Lua das Flores, Anatomia de uma Queda e The Zone of Interest (todos de Cannes) na briga por um carequinha dourado.

Pobres Criaturas

O filme é a reunião do trio formado pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos, a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara que, juntos, produziram o premiado A Favorita em 2018. Desta vez, Stone interpreta uma jovem trazida de volta à vida por um cientista excêntrico, numa releitura estilizada do clássico mito de Frankenstein. O longa teve estreia em Veneza, onde levou o Leão de Ouro (principal prêmio do festival), e o elenco conta ainda com Mark Ruffalo e Willem Dafoe - que, em greve, não estarão por lá. Leia mais sobre ‘Pobres Criaturas’

Estreia: 1º/02/2024, no Brasil

Maestro

Cinebiografia do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein - autor, entre vários trabalhos, da trilha de Amor, Sublime Amor - dirigida e estrelada por Bradley Cooper (Nasce uma Estrela). O filme, com estreia em Veneza, foca no relacionamento do músico bissexual com sua esposa, a atriz e filantropa Felicia Montealegre (Carey Mulligan) - imagine TÁR, só que com um homem e em preto e branco. E já causou polêmica antes de ser lançado, com acusações de que o nariz prostético usado por Cooper no papel seria antissemita. A família de Bernstein e a Liga Antidifamação judaica nos EUA refutaram os ataques.

Estreia: 20/12/2023, na Netflix

Saltburn

Novo trabalho da cineasta inglesa Emerald Fennell, vencedora do Oscar de roteiro original por Bela Vingança em 2021. O filme acompanha um jovem universitário de Oxford durante um verão na mansão da sedutora família de um colega aristocrata e traz no elenco os indicados ao Oscar Barry Keoghan, Carey Mulligan e Rosamund Pike, além do Jacob Elordi da série Euphoria. O filme, que estreia nos Festivais de Telluride e Londres, tem sido descrito como sexy e “picante”, mas para uma Academia atualmente em transição - quase não-binária: nem radical, nem conservadora demais - que prefere Tudo em todo lugar ao mesmo tempo a Os Fabelmans, um pouquinho de pimenta nos olhos pode até agradar.

Estreia: 24/11/23, nos EUA

Ferrari

Cinebiografia do magnata automobilístico italiano Enzo Ferrari, dono e criador da famosa escuderia, dirigida por Michael Mann (O Informante) e estrelada por Adam Driver (História de um Casamento). O ator esteve na estreia do filme no Festival de Veneza, ao lado de Penélope Cruz e Shailene Woodley, também no elenco, já que o longa é da distribuidora independente Neon, que não faz parte das majors norte-americanas e não é alvo do boicote da atual greve dos atores. Leia mais sobre ‘Ferrari’

Estreia: 8/02/2024, no Brasil

Os Rejeitados

Eterno cronista dos homens brancos incompreendidos, o cineasta Alexander Payne volta com esta história de um professor de história carrancudo que se afeiçoa por um aluno problemático retido no colégio interno onde ele leciona durante as festas de fim de ano. Essa espécie de Clube dos Cinco natalino estreia no Festival de Telluride e é estrelada por Paul Giamatti.

Estreia: 11/01/2024, no Brasil

O Assassino

Após House of Cards, Mindhunter e Mank, o diretor David Fincher dá continuidade à sua residência artística na Netflix, desta vez retornando às suas raízes criminais com este O Assassino. Adaptado da graphic novel de Alexis Nolent pelo mesmo Andrew Kevin Walker de Se7en, o filme traz o sumido Michael Fassbender como o matador do título, que começa a desenvolver uma crise de consciência. O longa, que estreou em Veneza, também tem Tilda Swinton e a brasileira Sophie Charlotte no elenco.

Estreia: 10/11/23, na Netflix

Rustin

Longa sobre o ativista negro norte-americano Bayard Rustin, organizador da icônica Marcha em Washington do Movimento pelos Direitos Civis em 1963, cujo papel foi sublimado nos relatos históricos devido à sua homossexualidade. Se ainda duvida do cacife oscarizado da produção que deve estrear no Festival de Telluride, o filme é dirigido por George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues), estrelado por Colman Domingo (vencedor do Emmy por Euphoria) e produzido por ninguém menos que os Obama, por meio da parceria do casal com a Netflix.

Estreia: 17/11/23, na Netflix

Duas doses de Mescal

Atual namoradinho da internet, o ator Paul Mescal, que acabou de ser indicado por Aftersun, volta este ano com não um, mas dois filmes com cara de Oscar. Ele protagoniza a ficção científica Foe, como um marido convidado a migrar para uma colônia espacial, deixando para trás um clone para acompanhar a esposa (Saoirse Ronan) - sim, bem parecido com aquele episódio de Black Mirror, só que com atores bons. E em All of us Strangers, do diretor inglês Andrew Haigh (45 Anos), ele seduz o protagonista vivido por Andrew Scott (o padre gato de Fleabag), um roteirista solitário visitado pelos fantasmas dos pais mortos. Os dois longas devem estrear em Telluride.

Estreia: 6/10/23, nos EUA (Foe); e 22/12/23, nos EUA (All of us Strangers)

Cena de 'Lee', filme que conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra. Foto: 55 Films/Divulgação

Lee

Este é um tiro no escuro, já que ainda não tem distribuidor, mas o pedigree da produção torna impossível não incluí-lo nesta lista. O longa, que vai estrear em Toronto, conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra, interpretada por ninguém menos que Kate Winslet - encabeçando um elenco que inclui ainda Marion Cotillard (Piaf), Josh O’Connor (The Crown), Alexander Skarsgard (Big Little Lies), Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas) e Andrea Riseborough (indicada ao Oscar deste ano por A Sorte Grande). A direção é de Ellen Kuras, diretora de fotografia de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Estreia: não disponível

Napoleão

O épico dirigido pelo cineasta Ridley Scott não vai passar por nenhum festival - o diretor não gosta e quase nunca lança seus filmes em eventos do gênero - mas ainda assim é uma das grandes apostas para a temporada de premiações. O vencedor do Oscar Joaquin Phoenix (Coringa) interpreta o icônico imperador francês, ao lado de Vanessa Kirby (indicada por Pedaços de uma Mulher) como sua esposa, Josephine.

Estreia: 23/11/23, no Brasil

A exemplo do público que abarrotou as salas de cinema mundo afora, o coração do Oscar 2024 tem neste momento apenas dois donos: Barbie e Oppenheimer. Ou melhor, pretendentes: porque apesar da dupla de blockbusters ser aposta quase certa entre os indicados às principais categorias da premiação do ano que vem (filme, direção, roteiro, atuações), eles ainda não venceram nada.

E durante estas semanas e as próximas eles devem ganhar concorrentes de peso, quando os Festivais de Veneza, Toronto, Telluride e Nova York introduzirem alguns dos títulos que vão estrear no fim do ano nos EUA - e no início de 2024, no Brasil - de olho nas várias estatuetas distribuídas durante a longa temporada de premiações que gravita em torno da cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em março.

Barbie e Oppenheimer geram fim de semana histórico nas bilheterias Foto: Warner Bros Pictures/Universal Pictures/AP

Já há alguns anos, esse quadrilátero dourado de festivais, que acontecem entre setembro e outubro, tem sido a principal plataforma de lançamento das produções com ambições de Oscar. Neste ano, com a greve de atores e roteiristas a pleno vapor, o papel desses eventos estará em xeque, mas os filmes estarão lá. E abaixo, o Estadão lista um Top 10 dos longas mais promissores desses festivais que, além de Barbie e Oppenheimer, devem se juntar a Vidas Passadas (Sundance e Berlim), Asteroid City, Assassinos da Lua das Flores, Anatomia de uma Queda e The Zone of Interest (todos de Cannes) na briga por um carequinha dourado.

Pobres Criaturas

O filme é a reunião do trio formado pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos, a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara que, juntos, produziram o premiado A Favorita em 2018. Desta vez, Stone interpreta uma jovem trazida de volta à vida por um cientista excêntrico, numa releitura estilizada do clássico mito de Frankenstein. O longa teve estreia em Veneza, onde levou o Leão de Ouro (principal prêmio do festival), e o elenco conta ainda com Mark Ruffalo e Willem Dafoe - que, em greve, não estarão por lá. Leia mais sobre ‘Pobres Criaturas’

Estreia: 1º/02/2024, no Brasil

Maestro

Cinebiografia do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein - autor, entre vários trabalhos, da trilha de Amor, Sublime Amor - dirigida e estrelada por Bradley Cooper (Nasce uma Estrela). O filme, com estreia em Veneza, foca no relacionamento do músico bissexual com sua esposa, a atriz e filantropa Felicia Montealegre (Carey Mulligan) - imagine TÁR, só que com um homem e em preto e branco. E já causou polêmica antes de ser lançado, com acusações de que o nariz prostético usado por Cooper no papel seria antissemita. A família de Bernstein e a Liga Antidifamação judaica nos EUA refutaram os ataques.

Estreia: 20/12/2023, na Netflix

Saltburn

Novo trabalho da cineasta inglesa Emerald Fennell, vencedora do Oscar de roteiro original por Bela Vingança em 2021. O filme acompanha um jovem universitário de Oxford durante um verão na mansão da sedutora família de um colega aristocrata e traz no elenco os indicados ao Oscar Barry Keoghan, Carey Mulligan e Rosamund Pike, além do Jacob Elordi da série Euphoria. O filme, que estreia nos Festivais de Telluride e Londres, tem sido descrito como sexy e “picante”, mas para uma Academia atualmente em transição - quase não-binária: nem radical, nem conservadora demais - que prefere Tudo em todo lugar ao mesmo tempo a Os Fabelmans, um pouquinho de pimenta nos olhos pode até agradar.

Estreia: 24/11/23, nos EUA

Ferrari

Cinebiografia do magnata automobilístico italiano Enzo Ferrari, dono e criador da famosa escuderia, dirigida por Michael Mann (O Informante) e estrelada por Adam Driver (História de um Casamento). O ator esteve na estreia do filme no Festival de Veneza, ao lado de Penélope Cruz e Shailene Woodley, também no elenco, já que o longa é da distribuidora independente Neon, que não faz parte das majors norte-americanas e não é alvo do boicote da atual greve dos atores. Leia mais sobre ‘Ferrari’

Estreia: 8/02/2024, no Brasil

Os Rejeitados

Eterno cronista dos homens brancos incompreendidos, o cineasta Alexander Payne volta com esta história de um professor de história carrancudo que se afeiçoa por um aluno problemático retido no colégio interno onde ele leciona durante as festas de fim de ano. Essa espécie de Clube dos Cinco natalino estreia no Festival de Telluride e é estrelada por Paul Giamatti.

Estreia: 11/01/2024, no Brasil

O Assassino

Após House of Cards, Mindhunter e Mank, o diretor David Fincher dá continuidade à sua residência artística na Netflix, desta vez retornando às suas raízes criminais com este O Assassino. Adaptado da graphic novel de Alexis Nolent pelo mesmo Andrew Kevin Walker de Se7en, o filme traz o sumido Michael Fassbender como o matador do título, que começa a desenvolver uma crise de consciência. O longa, que estreou em Veneza, também tem Tilda Swinton e a brasileira Sophie Charlotte no elenco.

Estreia: 10/11/23, na Netflix

Rustin

Longa sobre o ativista negro norte-americano Bayard Rustin, organizador da icônica Marcha em Washington do Movimento pelos Direitos Civis em 1963, cujo papel foi sublimado nos relatos históricos devido à sua homossexualidade. Se ainda duvida do cacife oscarizado da produção que deve estrear no Festival de Telluride, o filme é dirigido por George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues), estrelado por Colman Domingo (vencedor do Emmy por Euphoria) e produzido por ninguém menos que os Obama, por meio da parceria do casal com a Netflix.

Estreia: 17/11/23, na Netflix

Duas doses de Mescal

Atual namoradinho da internet, o ator Paul Mescal, que acabou de ser indicado por Aftersun, volta este ano com não um, mas dois filmes com cara de Oscar. Ele protagoniza a ficção científica Foe, como um marido convidado a migrar para uma colônia espacial, deixando para trás um clone para acompanhar a esposa (Saoirse Ronan) - sim, bem parecido com aquele episódio de Black Mirror, só que com atores bons. E em All of us Strangers, do diretor inglês Andrew Haigh (45 Anos), ele seduz o protagonista vivido por Andrew Scott (o padre gato de Fleabag), um roteirista solitário visitado pelos fantasmas dos pais mortos. Os dois longas devem estrear em Telluride.

Estreia: 6/10/23, nos EUA (Foe); e 22/12/23, nos EUA (All of us Strangers)

Cena de 'Lee', filme que conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra. Foto: 55 Films/Divulgação

Lee

Este é um tiro no escuro, já que ainda não tem distribuidor, mas o pedigree da produção torna impossível não incluí-lo nesta lista. O longa, que vai estrear em Toronto, conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra, interpretada por ninguém menos que Kate Winslet - encabeçando um elenco que inclui ainda Marion Cotillard (Piaf), Josh O’Connor (The Crown), Alexander Skarsgard (Big Little Lies), Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas) e Andrea Riseborough (indicada ao Oscar deste ano por A Sorte Grande). A direção é de Ellen Kuras, diretora de fotografia de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Estreia: não disponível

Napoleão

O épico dirigido pelo cineasta Ridley Scott não vai passar por nenhum festival - o diretor não gosta e quase nunca lança seus filmes em eventos do gênero - mas ainda assim é uma das grandes apostas para a temporada de premiações. O vencedor do Oscar Joaquin Phoenix (Coringa) interpreta o icônico imperador francês, ao lado de Vanessa Kirby (indicada por Pedaços de uma Mulher) como sua esposa, Josephine.

Estreia: 23/11/23, no Brasil

A exemplo do público que abarrotou as salas de cinema mundo afora, o coração do Oscar 2024 tem neste momento apenas dois donos: Barbie e Oppenheimer. Ou melhor, pretendentes: porque apesar da dupla de blockbusters ser aposta quase certa entre os indicados às principais categorias da premiação do ano que vem (filme, direção, roteiro, atuações), eles ainda não venceram nada.

E durante estas semanas e as próximas eles devem ganhar concorrentes de peso, quando os Festivais de Veneza, Toronto, Telluride e Nova York introduzirem alguns dos títulos que vão estrear no fim do ano nos EUA - e no início de 2024, no Brasil - de olho nas várias estatuetas distribuídas durante a longa temporada de premiações que gravita em torno da cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em março.

Barbie e Oppenheimer geram fim de semana histórico nas bilheterias Foto: Warner Bros Pictures/Universal Pictures/AP

Já há alguns anos, esse quadrilátero dourado de festivais, que acontecem entre setembro e outubro, tem sido a principal plataforma de lançamento das produções com ambições de Oscar. Neste ano, com a greve de atores e roteiristas a pleno vapor, o papel desses eventos estará em xeque, mas os filmes estarão lá. E abaixo, o Estadão lista um Top 10 dos longas mais promissores desses festivais que, além de Barbie e Oppenheimer, devem se juntar a Vidas Passadas (Sundance e Berlim), Asteroid City, Assassinos da Lua das Flores, Anatomia de uma Queda e The Zone of Interest (todos de Cannes) na briga por um carequinha dourado.

Pobres Criaturas

O filme é a reunião do trio formado pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos, a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara que, juntos, produziram o premiado A Favorita em 2018. Desta vez, Stone interpreta uma jovem trazida de volta à vida por um cientista excêntrico, numa releitura estilizada do clássico mito de Frankenstein. O longa teve estreia em Veneza, onde levou o Leão de Ouro (principal prêmio do festival), e o elenco conta ainda com Mark Ruffalo e Willem Dafoe - que, em greve, não estarão por lá. Leia mais sobre ‘Pobres Criaturas’

Estreia: 1º/02/2024, no Brasil

Maestro

Cinebiografia do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein - autor, entre vários trabalhos, da trilha de Amor, Sublime Amor - dirigida e estrelada por Bradley Cooper (Nasce uma Estrela). O filme, com estreia em Veneza, foca no relacionamento do músico bissexual com sua esposa, a atriz e filantropa Felicia Montealegre (Carey Mulligan) - imagine TÁR, só que com um homem e em preto e branco. E já causou polêmica antes de ser lançado, com acusações de que o nariz prostético usado por Cooper no papel seria antissemita. A família de Bernstein e a Liga Antidifamação judaica nos EUA refutaram os ataques.

Estreia: 20/12/2023, na Netflix

Saltburn

Novo trabalho da cineasta inglesa Emerald Fennell, vencedora do Oscar de roteiro original por Bela Vingança em 2021. O filme acompanha um jovem universitário de Oxford durante um verão na mansão da sedutora família de um colega aristocrata e traz no elenco os indicados ao Oscar Barry Keoghan, Carey Mulligan e Rosamund Pike, além do Jacob Elordi da série Euphoria. O filme, que estreia nos Festivais de Telluride e Londres, tem sido descrito como sexy e “picante”, mas para uma Academia atualmente em transição - quase não-binária: nem radical, nem conservadora demais - que prefere Tudo em todo lugar ao mesmo tempo a Os Fabelmans, um pouquinho de pimenta nos olhos pode até agradar.

Estreia: 24/11/23, nos EUA

Ferrari

Cinebiografia do magnata automobilístico italiano Enzo Ferrari, dono e criador da famosa escuderia, dirigida por Michael Mann (O Informante) e estrelada por Adam Driver (História de um Casamento). O ator esteve na estreia do filme no Festival de Veneza, ao lado de Penélope Cruz e Shailene Woodley, também no elenco, já que o longa é da distribuidora independente Neon, que não faz parte das majors norte-americanas e não é alvo do boicote da atual greve dos atores. Leia mais sobre ‘Ferrari’

Estreia: 8/02/2024, no Brasil

Os Rejeitados

Eterno cronista dos homens brancos incompreendidos, o cineasta Alexander Payne volta com esta história de um professor de história carrancudo que se afeiçoa por um aluno problemático retido no colégio interno onde ele leciona durante as festas de fim de ano. Essa espécie de Clube dos Cinco natalino estreia no Festival de Telluride e é estrelada por Paul Giamatti.

Estreia: 11/01/2024, no Brasil

O Assassino

Após House of Cards, Mindhunter e Mank, o diretor David Fincher dá continuidade à sua residência artística na Netflix, desta vez retornando às suas raízes criminais com este O Assassino. Adaptado da graphic novel de Alexis Nolent pelo mesmo Andrew Kevin Walker de Se7en, o filme traz o sumido Michael Fassbender como o matador do título, que começa a desenvolver uma crise de consciência. O longa, que estreou em Veneza, também tem Tilda Swinton e a brasileira Sophie Charlotte no elenco.

Estreia: 10/11/23, na Netflix

Rustin

Longa sobre o ativista negro norte-americano Bayard Rustin, organizador da icônica Marcha em Washington do Movimento pelos Direitos Civis em 1963, cujo papel foi sublimado nos relatos históricos devido à sua homossexualidade. Se ainda duvida do cacife oscarizado da produção que deve estrear no Festival de Telluride, o filme é dirigido por George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues), estrelado por Colman Domingo (vencedor do Emmy por Euphoria) e produzido por ninguém menos que os Obama, por meio da parceria do casal com a Netflix.

Estreia: 17/11/23, na Netflix

Duas doses de Mescal

Atual namoradinho da internet, o ator Paul Mescal, que acabou de ser indicado por Aftersun, volta este ano com não um, mas dois filmes com cara de Oscar. Ele protagoniza a ficção científica Foe, como um marido convidado a migrar para uma colônia espacial, deixando para trás um clone para acompanhar a esposa (Saoirse Ronan) - sim, bem parecido com aquele episódio de Black Mirror, só que com atores bons. E em All of us Strangers, do diretor inglês Andrew Haigh (45 Anos), ele seduz o protagonista vivido por Andrew Scott (o padre gato de Fleabag), um roteirista solitário visitado pelos fantasmas dos pais mortos. Os dois longas devem estrear em Telluride.

Estreia: 6/10/23, nos EUA (Foe); e 22/12/23, nos EUA (All of us Strangers)

Cena de 'Lee', filme que conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra. Foto: 55 Films/Divulgação

Lee

Este é um tiro no escuro, já que ainda não tem distribuidor, mas o pedigree da produção torna impossível não incluí-lo nesta lista. O longa, que vai estrear em Toronto, conta a história de Lee Miller, fotógrafa de moda que se tornou correspondente durante a Segunda Guerra, interpretada por ninguém menos que Kate Winslet - encabeçando um elenco que inclui ainda Marion Cotillard (Piaf), Josh O’Connor (The Crown), Alexander Skarsgard (Big Little Lies), Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas) e Andrea Riseborough (indicada ao Oscar deste ano por A Sorte Grande). A direção é de Ellen Kuras, diretora de fotografia de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Estreia: não disponível

Napoleão

O épico dirigido pelo cineasta Ridley Scott não vai passar por nenhum festival - o diretor não gosta e quase nunca lança seus filmes em eventos do gênero - mas ainda assim é uma das grandes apostas para a temporada de premiações. O vencedor do Oscar Joaquin Phoenix (Coringa) interpreta o icônico imperador francês, ao lado de Vanessa Kirby (indicada por Pedaços de uma Mulher) como sua esposa, Josephine.

Estreia: 23/11/23, no Brasil

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