O Festival de Cannes começa na próxima terça-feira, 14, em meio a testes de segurança com famosos, protestos de funcionários do evento e a disputa entre um diretor brasileiro contra o novo filme de Francis Ford Coppola.
Na categoria competitiva, 22 filmes vão disputar a Palma de Ouro da 77ª edição do festival. Entre os selecionados está o longa Motel Destino, dirigido pelo cearense Karim Aïnouz.
O único longa brasileiro na competição vai enfrentar o novo filme de Coppola, Megalopolis. Aos 85 anos, o diretor de O Poderoso Chefão vendeu parte de uma vinícola na Califórnia e investiu o equivalente a R$ 600 milhões para bancar o projeto estrelado pelo ator Adam Driver. A história narra a luta de dois homens para reconstruir uma metrópole em ruínas.
Nomes tradicionais da indústria cinematográfica serão homenageados, como uma Palma de Ouro honorária para o diretor George Lucas e uma homenagem à atriz Meryl Streep. Ao mesmo tempo, novas tensões e personagens políticos também estarão na premiação.
Na categoria competitiva, o filme The Apprentice, do dinamarquês Ali Abbasi, narra a ascensão empresarial e o um reality show comandado pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, interpretado pelo ator Sebastian Stan (Capitão América 2: o soldado invernal).
Na vida real, Trump é réu na Justiça americana por acusações que envolvem fraude eleitoral por ocultar pagamentos feitos à atriz pornô Stormy Daniels na campanha de 2016.
Fora do circuito competitivo, o diretor Oliver Stone, de filmes como Platoon, retorna aos documentários com a história de outro presidente: em Lula, Stone documenta a trajetória política do atual presidente da República e a influência de esquerda na América Latina.
Já a presença do diretor iraniano Mohammad Rasoulof, 52, é incerta. Em maio, o cineasta, que compete a Palma com The seed of the sacred fig, foi condenado a oito anos de prisão e teve bens confiscados após criticar o regime islâmico, que o acusa de “conluio contra a segurança nacional”.
Leia também
O desfile de estrelas como Demi Moore e Emma Stone também será capturado por 17 câmeras de inteligência artificial para detectar armas e aglomerações que serão somadas a outras 884 câmeras convencionais, 462 botões de emergências em locais públicos, 200 policiais e 400 seguranças. Cannes será um teste para as Olimpíadas de Paris, em julho.
O aparato, porém, pode deixar de registrar alguns funcionários do festival, que se tornou uma vitrine de glamour, plataforma de negócios e também palco de reivindicações.
Trabalhadores do evento convocaram uma greve na segunda, 6, em protesto contra as condições de trabalho e remuneração de Cannes. A direção e as sessões paralelas emitiram um comunicado de que estão “conscientes das dificuldades sofridas por alguns de seus trabalhadores”. O grupo é formado de projecionistas a bilheteiros.
O cachorro Messi, de Anatomia de uma queda, porém, já confirmou a participação. Neste ano, o border collie viralizou no Oscar, no qual o filme foi premiado pelo melhor roteiro. Palma de Ouro na edição passada de Cannes, Messi vai “entrevistar” famosos com auxílio de um comediante francês. “Estarei de quatro atrás de Messi, é a minha voz através de Messi que fará as perguntas”, explica o humorista Raphael Mezrah.
O júri deste ano é presidido pela cineasta Greta Gerwig, diretora do sucesso de bilheteria Barbie, e conta ainda com,o diretor espanhol Juan Antonio Bayona (A sociedade da neve) e a atriz indígena americana Lily Gladstone (Assassino da lua das flores).
A 77º edição do Festival de Cannes vai até o dia 25 de maio.
Confira a lista dos filmes que concorrem à Palma de Ouro
- Megalopolis de Francis Ford Coppola - O filme mais aguardado da competição, com um orçamento de mais de 100 milhões dólares, aborda a destruição e reconstrução de uma megalópole. Entre os astros da produção estão Adam Driver e Forest Whitaker. O longa também conta com veteranos vencedores do Oscar, como Dustin Hoffman e Jon Voight.
- Motel Destino de Karim Aïnouz - Depois do drama histórico britânico Firebrand, que participou da mostra competitiva no ano passado em Cannes, o brasileiro volta a filmar em seu país e apresenta esse “thriller erótico” que explora a questão do desejo em 2024, de acordo com os organizadores.
- The Apprentice de Ali Abbasi - Depois de Border e Holy Spider, o diretor dinamarquês de origem iraniana conta a história de um jovem Donald Trump, no meio da construção de seu império imobiliário nos anos 1970-80.
- Bird de Andrea Arnold - Celebração dupla para a cineasta britânica, conhecida por explorar as margens da sociedade: ela receberá o ‘Carrosse d’Or’, um prêmio de prestígio concedido pela Quinzena dos Realizadores, e concorrerá com seu filme mais recente, estrelado por Barry Keoghan e Franz Rogowski.
- Emilia Pérez de Jacques Audiard - Vencedor da Palma de Ouro em 2015 com Dheepan, o cineasta francês apresenta um thriller/musical ambientado no coração do tráfico de drogas do México, com Selena Gomez, Zoe Saldaña e Edgar Ramírez no elenco.
- Anora de Sean Baker - Uma das principais figuras do cinema independente, o diretor americano de Projeto Flórida acompanha uma profissional do sexo entre Nova York e Las Vegas
- The Shrouds, de David Cronenberg - O canadense, conhecido por seu universo gore, imagina um sistema que permite a conexão com os desaparecidos, em um filme sobre a perda de entes queridos, com Vincent Cassel e Diane Kruger.
- The substance de Coralie Fargeat - A francesa, diretora de Vingança em 2018, apresenta um filme gore e que marca o retorno de Demi Moore aos holofotes.
- Grand Tour, de Miguel Gomes - O cineasta português, conhecido por Tabu, de 2012, conta a história de um funcionário público britânico em Mianmar, em 1917, que abandona sua noiva para fazer uma grande viagem pela Ásia.
- Marcello Mio, de Christophe Honoré - Marcello Mastroianni, falecido em 1996, é lembrado por sua filha Chiara, juntamente com sua mãe Catherine Deneuve e outros amigos próximos, como Benjamin Biolay e Melvil Poupaud.
- Caught by the tides, de Jia Zhang-Ke - O cineasta chinês apresenta um épico que percorre todos os seus filmes e 25 anos de história de um país em plena mutação, com sua musa e esposa, Zhao Tao.
- All we imagine as light, de Payal Kapadia - A diretora filma o desejo de duas mulheres na Índia, uma delas uma enfermeira de Mumbai envolvida em um casamento forçado.
- Kind of Kindness, de Yorgos Lanthimos - O diretor grego volta a trabalhar com sua atriz favorita Emma Stone, vencedora do Oscar por Pobres Criaturas. Ela interpreta uma mulher que volta diferente depois de desaparecer no mar.
- L’amour ouf, de Gilles Lellouche - Após o sucesso de Um Banho de Vida, apresentado fora de competição, o ator e diretor francês acompanha o relacionamento improvável de um casal, interpretado por François Civil e Adèle Exarchopoulos.
- Diamant Brut, de Agathe Riedinger - Filme de estreia da diretora francesa, sobre os sonhos e utopias de uma adolescente e as redes sociais no sul da França.
- Oh Canada, de Paul Schrader - Uma Thurman e Richard Gere protagonizam o filme, uma adaptação de um livro de Russell Banks. Um famoso documentarista, próximo da morte, concede uma última entrevista a um de seus discípulos. Uma confissão filmada diante dos olhos de sua esposa.
- The Most Precious of Cargoes de Michel Hazanavicius - Primeiro filme de animação em competição desde Valsa com Bashir (2008), o longa-metragem conta a história de um bebé que é jogado do trem que transportava seus pais judeus para Auschwitz e é encontrado por um casal polonês. Dirigido pelo francês Hazanavicius, vencedor do Oscar por O Artista.
- The seed of the sacred fig de Mohammad Rasoulof - Não é certo que o cineasta iraniano, preso por ter criticado o regime do seu país, possa comparecer ao evento. Vários de seus filmes já foram premiados na mostra paralela de ‘Un Certain Regard’.
- Limonov, The Ballad of Eddie, de Kirill Serebrennikov - Depois de A Esposa de Tchaikovsky, o cineasta russo no exílio se concentra no escritor dissidente russo Eduard Limonov, interpretado por Ben Whishaw na adaptação do romance de Emmanuel Carrère.
- Three kilometres to the end of the world, de Emanuel Parvu - A história de um adolescente homossexual em uma localidade conservadora da Romênia.
- Parthenope, de Paolo Sorrentino - O diretor de A Grande Beleza filma os amores impossíveis de uma jovem mulher em uma história ambientada em Nápoles.
- The girl with the Needle, de Magnus Von Horn - Um filme de época sobre a história de Dagmar Overbye, que assassinou dezenas de bebês recém-nascidos em Copenhague na década de 1910 e foi condenado à prisão perpétua.
Fora de concurso
Alguns dos principais filmes que serão exibidos fora de competição.
- Furiosa: A Mad Max Saga de George Miller - A ‘prequel’ da famosa saga, também dirigida por Miller, é estrelada pela atriz americana de origem argentina Anya Taylor-Joy e por Chris Hemsworth.
- Horizon, An American Saga de Kevin Costner - O diretor de Dança com Lobos apresenta um western em vários capítulos, protagonizado por ele e por Sienna Miller.
- Lula de Oliver Stone - O veterano cineasta americano apresenta um documentário sobre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, sua prisão entre 2018 e 2019 e seu retorno ao poder.
- O Conde de Montecristo de Alexandre de la Patelliere e Matthieu Delaporte - Uma nova adaptação do famoso romance de Alexandre Dumas, com Pierre Niney como protagonista.
- Rumours de Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin - Alicia Vikander e Cate Blanchett interpretam duas políticas que participam em uma reunião de cúpula do G7.
- The Invasion de Sergei Loznitsa - O diretor ucraniano apresenta questões sobre as consequências da invasão de um país por outro.
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS