O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger disse nesta quinta-feira, 17, ao povo russo que eles estão recebendo informações erradas sobre a ofensiva de seu país sobre a Ucrânia, e fez um apelo ao presidente russo, Vladimir Putin, para que suspenda o ataque.
O astro de Hollywood disse em um vídeo de nove minutos no Twitter que o Kremlin está mentindo intencionalmente aos russos ao dizer que a invasão tem a intenção de "desnazificar" a Ucrânia. A Rússia descreve suas ações como uma "operação especial".
"A Ucrânia não começou essa guerra, nem os nacionalistas ou os nazistas", disse, apontando que o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, é judeu. "Essa não é a guerra do povo russo".
A maior invasão na Europa desde a Segunda Guerra Mundial destruiu cidades ucranianas e fez mais de 3 milhões de refugiados deixarem a Ucrânia em direção a países vizinhos.
Não está claro quantas pessoas na Rússia sabem sobre a guerra, depois que o Kremlin cortou o acesso a vários canais e sites de imprensa.
Schwarzenegger pediu que os russos espalhem a verdade sobre a "catástrofe humana" e disse aos manifestantes russos que o mundo está assistindo.
"O mundo tem visto sua bravura. Sabemos que vocês sofreram as consequências de sua coragem", disse. "Vocês são meus novos heróis".