‘Zona de Interesse’, arrepiante filme sobre o Holocausto, ganha prêmio da crítica americana


Longa foi o escolhido do Los Angeles Film Critics Awards e pode ser um indicativo do que vem por aí no Oscar

Por Redação
Atualização:

Zona de Intreresse, uma história chocante sobre o Holocausto, venceu o prêmio de melhor melhor filme no Los Angeles Film Critics Awards (Lafca), promovido pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. O drama histórico de Jonathan Glazer, baseado no romance de Martin Amis e que estreia nos cinemas nacionais em 15 de fevereiro, levou também os prêmios de melhor direção e melhor música.

Cena do filme 'Zona de Interesse', ganhador do Lafca e cotado para indicações ao Oscar de 2024.  Foto: A24/AP

De certa forma, este pode ser um termômetro para o Oscar, já que desde o ano 2000, apenas quatro dos melhores filmes do Lafca não ganharam indicações a melhor filme na maior premiação do cinema. Ao mesmo tempo, cinco produções eleitas pela associação foram premiadas com o Oscar de Melhor Filme: Parasita Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo estão entre eles.

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O filme retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Hoss, e de sua família, em uma confortável casa com um enorme jardim bem ao lado do campo de concentração. Do outro lado do muro podem ser vistas colunas de fumaça e, ao fundo, ouvem-se tiros, às vezes, gritos e insultos.

Um dos grandes acertos do longa é o quanto as sugestões são muito mais fortes do que imagens de violência. Em alguns momentos, o diretor apresenta telas completamente pretas, brancas ou vermelhas, junto às quais se escutam gritos de desespero e gemidos de dor. No filme não há sequer um plano de violência. Tudo é indireto, sugerido, mas não por isso menos tenebroso.

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Na história, Hoss trabalha demais, enquanto sua esposa cuida da casa e de seu belo jardim. As crianças, vestidas em algumas ocasiões como membros da Juventude Hitlerista, brincam com soldadinhos de chumbo e, em alguns momentos, com dentes humanos.

Em nenhum momento a família nazista profere seu ódio aos judeus, nem transparece um prazer perverso no extermínio de milhares de pessoas. Parecem apenas não pensar nisso.

O filme, que tem produção da famosa A24, já levou também o grande prêmio do Festival de Cannes.

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Confira a lista completa de vencedores do Lafca

  • Melhor filme: “Zona de Interesse” (A24)
  • Melhor diretor: Jonathan Glazer - “A Zona de Interesse” (A24)
  • Atuações de destaque: Sandra Hüller, “Anatomia de uma Queda” (Neon) e “A Zona de Interesse” (A24); Emma Stone, “Poor Things” (Searchlight Pictures)
  • Atuações coadjuvantes: Rachel McAdams, “Are You There God? It’s Me, Margaret” (Lionsgate); Da’Vine Joy Randolph, “The Holdovers” (Focus Features)
  • Melhor roteiro: “All of Us Strangers” (Searchlight Pictures) - Andrew Haigh
  • Melhor fotografia: “Poor Things” (Searchlight Pictures) - Robbie Ryan
  • Melhor edição: “Anatomia de uma queda” (Neon) - Laurent Sénéchal

Zona de Intreresse, uma história chocante sobre o Holocausto, venceu o prêmio de melhor melhor filme no Los Angeles Film Critics Awards (Lafca), promovido pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. O drama histórico de Jonathan Glazer, baseado no romance de Martin Amis e que estreia nos cinemas nacionais em 15 de fevereiro, levou também os prêmios de melhor direção e melhor música.

Cena do filme 'Zona de Interesse', ganhador do Lafca e cotado para indicações ao Oscar de 2024.  Foto: A24/AP

De certa forma, este pode ser um termômetro para o Oscar, já que desde o ano 2000, apenas quatro dos melhores filmes do Lafca não ganharam indicações a melhor filme na maior premiação do cinema. Ao mesmo tempo, cinco produções eleitas pela associação foram premiadas com o Oscar de Melhor Filme: Parasita Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo estão entre eles.

O filme retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Hoss, e de sua família, em uma confortável casa com um enorme jardim bem ao lado do campo de concentração. Do outro lado do muro podem ser vistas colunas de fumaça e, ao fundo, ouvem-se tiros, às vezes, gritos e insultos.

Um dos grandes acertos do longa é o quanto as sugestões são muito mais fortes do que imagens de violência. Em alguns momentos, o diretor apresenta telas completamente pretas, brancas ou vermelhas, junto às quais se escutam gritos de desespero e gemidos de dor. No filme não há sequer um plano de violência. Tudo é indireto, sugerido, mas não por isso menos tenebroso.

Na história, Hoss trabalha demais, enquanto sua esposa cuida da casa e de seu belo jardim. As crianças, vestidas em algumas ocasiões como membros da Juventude Hitlerista, brincam com soldadinhos de chumbo e, em alguns momentos, com dentes humanos.

Em nenhum momento a família nazista profere seu ódio aos judeus, nem transparece um prazer perverso no extermínio de milhares de pessoas. Parecem apenas não pensar nisso.

O filme, que tem produção da famosa A24, já levou também o grande prêmio do Festival de Cannes.

Confira a lista completa de vencedores do Lafca

  • Melhor filme: “Zona de Interesse” (A24)
  • Melhor diretor: Jonathan Glazer - “A Zona de Interesse” (A24)
  • Atuações de destaque: Sandra Hüller, “Anatomia de uma Queda” (Neon) e “A Zona de Interesse” (A24); Emma Stone, “Poor Things” (Searchlight Pictures)
  • Atuações coadjuvantes: Rachel McAdams, “Are You There God? It’s Me, Margaret” (Lionsgate); Da’Vine Joy Randolph, “The Holdovers” (Focus Features)
  • Melhor roteiro: “All of Us Strangers” (Searchlight Pictures) - Andrew Haigh
  • Melhor fotografia: “Poor Things” (Searchlight Pictures) - Robbie Ryan
  • Melhor edição: “Anatomia de uma queda” (Neon) - Laurent Sénéchal

Zona de Intreresse, uma história chocante sobre o Holocausto, venceu o prêmio de melhor melhor filme no Los Angeles Film Critics Awards (Lafca), promovido pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. O drama histórico de Jonathan Glazer, baseado no romance de Martin Amis e que estreia nos cinemas nacionais em 15 de fevereiro, levou também os prêmios de melhor direção e melhor música.

Cena do filme 'Zona de Interesse', ganhador do Lafca e cotado para indicações ao Oscar de 2024.  Foto: A24/AP

De certa forma, este pode ser um termômetro para o Oscar, já que desde o ano 2000, apenas quatro dos melhores filmes do Lafca não ganharam indicações a melhor filme na maior premiação do cinema. Ao mesmo tempo, cinco produções eleitas pela associação foram premiadas com o Oscar de Melhor Filme: Parasita Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo estão entre eles.

O filme retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Hoss, e de sua família, em uma confortável casa com um enorme jardim bem ao lado do campo de concentração. Do outro lado do muro podem ser vistas colunas de fumaça e, ao fundo, ouvem-se tiros, às vezes, gritos e insultos.

Um dos grandes acertos do longa é o quanto as sugestões são muito mais fortes do que imagens de violência. Em alguns momentos, o diretor apresenta telas completamente pretas, brancas ou vermelhas, junto às quais se escutam gritos de desespero e gemidos de dor. No filme não há sequer um plano de violência. Tudo é indireto, sugerido, mas não por isso menos tenebroso.

Na história, Hoss trabalha demais, enquanto sua esposa cuida da casa e de seu belo jardim. As crianças, vestidas em algumas ocasiões como membros da Juventude Hitlerista, brincam com soldadinhos de chumbo e, em alguns momentos, com dentes humanos.

Em nenhum momento a família nazista profere seu ódio aos judeus, nem transparece um prazer perverso no extermínio de milhares de pessoas. Parecem apenas não pensar nisso.

O filme, que tem produção da famosa A24, já levou também o grande prêmio do Festival de Cannes.

Confira a lista completa de vencedores do Lafca

  • Melhor filme: “Zona de Interesse” (A24)
  • Melhor diretor: Jonathan Glazer - “A Zona de Interesse” (A24)
  • Atuações de destaque: Sandra Hüller, “Anatomia de uma Queda” (Neon) e “A Zona de Interesse” (A24); Emma Stone, “Poor Things” (Searchlight Pictures)
  • Atuações coadjuvantes: Rachel McAdams, “Are You There God? It’s Me, Margaret” (Lionsgate); Da’Vine Joy Randolph, “The Holdovers” (Focus Features)
  • Melhor roteiro: “All of Us Strangers” (Searchlight Pictures) - Andrew Haigh
  • Melhor fotografia: “Poor Things” (Searchlight Pictures) - Robbie Ryan
  • Melhor edição: “Anatomia de uma queda” (Neon) - Laurent Sénéchal

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