Conheça a história da cantora negra que foi injustiçada na Bossa Nova e vive auge aos 88 anos


Dona de uma das vozes mais afinadas da música brasileira, Alaíde Costa afirma que está sendo descoberta depois de quase sete décadas de luta contra o preconceito

Por Gonçalo Junior
Atualização:

No final da tarde do aniversário de 88 anos de Alaíde Costa, uma sexta-feira chuvosa de dezembro, o Estadão pergunta como a cantora e compositora se sente naquela data especial. “Esse dia vai começar só daqui a pouco”, disse uma das maiores vozes da música brasileira.

A carioca se referia à apresentação noturna “Turmalina Negra’, na casa de shows Bona, zona oeste, onde cantou com Claudete Soares, Zé Renato e Ayrton Montarroyos. É uma vida que se realiza nos palcos em quase 70 anos de carreira. Principalmente agora, quando Alaíde alcança o reconhecimento que sempre buscou. “Estou feliz. Chegar a essa idade me apresentando, tendo o reconhecimento que não tive antes, é muito gratificante”.

Seu primeiro álbum foi lançado dois anos antes de Chega de Saudade (1958), música que marca o início da bossa nova, mas só recentemente ela passou a ser reconhecida entre os grandes nomes do gênero — assim como Johnny Alf, precursor do estilo e também negro. Mas vamos deixar o racismo para mais tarde.

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Cantora e compositora Alaíde Costa posa na Bona Casa de Música para celebrar seus 88 anos Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Nos últimos anos, parcerias revigoraram a carreira histórica. Pode parecer um paradoxo, mas ela conta que está sendo descoberta depois dos 80 anos. Em 2022, lançou O que meus calos dizem sobre mim, produzido por Emicida, Pupillo (Nação Zumbi) e Marcus Preto, álbum eleito o melhor lançamento fonográfico de MPB no 30º Prêmio da Música Brasileira. A cantora foi aplaudida de pé no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em maio deste ano, Alaíde se apresentou em Portugal com a Orquestra de Jazz do Algarve e no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em outubro, no show em comemoração aos 60 anos da Bossa Nova. Novamente foi ovacionada.

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Alaíde Costa posa para especial do Suplemento Feminino publicado em 03/9/1965 Foto: Acervo Estadão

Alaíde é uma das poucas artistas vivas que passou por todos os formatos de mídia, desde o 78RPM, LP, K7, CD e agora o streaming. Ela nunca parou de cantar e gravou mais de 20 discos. Teve grandes parceiros musicais como o próprio Johnny Alf, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto, Milton Nascimento, Oscar Castro Neves, entre outros.

Alaíde credita exatamente aos jovens, principalmente a Emicida, o novo rumo de sua carreira. “É o meu melhor momento. Os jovens me descobriram depois dos 80 anos. Não sei o porquê. Essa resposta eu não tenho”, diz Alaíde.

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Racismo velado apagou sua importância na Bossa Nova

Nos anos 1950, quando já era profissional, ela foi convidada por João Gilberto à casa do pianista Bené Nunes, onde ocorreram algumas reuniões com os artistas que ajudaram a fundar a Bossa Nova, mas o nome dela nunca foi reconhecido por eles. “Eu comecei a cantar a música deles. Fui bem aceita. Mas havia um pouquinho de racismo. Um pouquinho, não. Bastante. Sem que eu percebesse”.

Não há mágoa. A cantora acredita que um dos segredos de sua vitalidade é exatamente esse: deixar pra lá, não se estressar. “Quando a Bossa Nova se estabeleceu, eles se esqueceram de mim. Para mim, está tudo bem. Eu estou aqui. Não fiquei com mágoa. Isso não faz bem para ninguém”.

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Na conversa de meia hora, antes do ensaio final para o show histórico, fica claro que Alaíde não se importa em apresentar respostas fechadas. Mas ela tem algumas certezas. Uma delas foi a coerência artística, o que não foi fácil. “Paguei caro por isso, porque não ganhei dinheiro, que é muito importante. Ganhei para sobreviver, não fiquei rica. Isso nasceu comigo. Não querer outra coisa além do que eu quero”.

A quase nonagenária fala de temas espinhentos com uma voz doce, que quase suaviza as dores. Ela está certa de que os aplausos demoraram a vir por causa do racismo velado. Nos períodos sem gravar, ela se apresentou em shows, bares e boates. Só parou de cantar durante o período para uma cirurgia no ouvido.

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“No começo, eu não percebia isso (racismo). As gravadoras e produtores diziam que eu tinha de cantar uma coisa mais animada, um sambinha. Para essas pessoas, o negro só tem de tocar samba ou coisinhas mais animadas. Mas não era isso que eu queria para mim”, diz.

Atualmente, Alaíde Costa grava o segundo disco de uma trilogia e já lançou dois singles do novo trabalho: “Moço” (Marisa Monte e Carlinhos Brown) e “Ata-me” (Junio Barreto). Está em turnê por todo o Brasil com três shows, um deles ao lado das amigas Eliana Pittman e Zezé Motta cantando um repertório apenas de compositores negros.

Hoje, a vida de Alaíde é simples, sem carne vermelha e muita água na casa onde vive com o caçula (ao todo, são três filhos, quatro netos, dois bisnetos). Ela gosta de ouvir música popular brasileira e o grande mestre do tango, Astor Piazzolla, uma de suas paixões. Outro hábito diário é a caminhada, que ela manteve mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus. “Eu sempre arrumava uma desculpa para sair, nem que fosse ao mercado”.

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Ativista cobra ações de reparação pelos prejuízos da cantora

Classificando Alaíde Costa como “sofisticada”, o professor, ativista e consultor Helio Santos avalia que a trajetória da cantora exemplifica como as mulheres têm dificuldades de aceitação. “Homens negros conseguiram escapar dessa discriminação. A carreira dela foi retida por ser mulher e negra”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra) e presidente do Conselho da Oxfam Brasil.

O especialista propõe ainda a realização de ações afirmativas como forma de reparação ao boicote à cantora. “Ação afirmativa é uma forma de reparar quem teve prejuízo em função de sua raça ou sexo. Alaíde é um caso emblemático, como artista e compositora. O setor público, seja pela Funarte, Fundação Palmares ou o Ministério da Cultura, tem recurso e obrigação de repará-la, por meio uma turnê ou o patrocínio de shows, por exemplo. Além do reconhecimento da sociedade, é preciso uma reparação do Estado”, defende.

* Este conteúdo foi produzido em parceria com o selo Samba Rock Discos, especializado em intérpretes pretos e pretas, e o Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra)

Serviço

  • Show: O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
  • Cantora: Alaíde Costa
  • Local: Sesc Pompeia (Teatro)
  • Data: 4 e 5 de janeiro de 2024
  • Horário: 21h
  • Ingressos e informações: www.sescsp.org.br

No final da tarde do aniversário de 88 anos de Alaíde Costa, uma sexta-feira chuvosa de dezembro, o Estadão pergunta como a cantora e compositora se sente naquela data especial. “Esse dia vai começar só daqui a pouco”, disse uma das maiores vozes da música brasileira.

A carioca se referia à apresentação noturna “Turmalina Negra’, na casa de shows Bona, zona oeste, onde cantou com Claudete Soares, Zé Renato e Ayrton Montarroyos. É uma vida que se realiza nos palcos em quase 70 anos de carreira. Principalmente agora, quando Alaíde alcança o reconhecimento que sempre buscou. “Estou feliz. Chegar a essa idade me apresentando, tendo o reconhecimento que não tive antes, é muito gratificante”.

Seu primeiro álbum foi lançado dois anos antes de Chega de Saudade (1958), música que marca o início da bossa nova, mas só recentemente ela passou a ser reconhecida entre os grandes nomes do gênero — assim como Johnny Alf, precursor do estilo e também negro. Mas vamos deixar o racismo para mais tarde.

Cantora e compositora Alaíde Costa posa na Bona Casa de Música para celebrar seus 88 anos Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Nos últimos anos, parcerias revigoraram a carreira histórica. Pode parecer um paradoxo, mas ela conta que está sendo descoberta depois dos 80 anos. Em 2022, lançou O que meus calos dizem sobre mim, produzido por Emicida, Pupillo (Nação Zumbi) e Marcus Preto, álbum eleito o melhor lançamento fonográfico de MPB no 30º Prêmio da Música Brasileira. A cantora foi aplaudida de pé no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em maio deste ano, Alaíde se apresentou em Portugal com a Orquestra de Jazz do Algarve e no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em outubro, no show em comemoração aos 60 anos da Bossa Nova. Novamente foi ovacionada.

Alaíde Costa posa para especial do Suplemento Feminino publicado em 03/9/1965 Foto: Acervo Estadão

Alaíde é uma das poucas artistas vivas que passou por todos os formatos de mídia, desde o 78RPM, LP, K7, CD e agora o streaming. Ela nunca parou de cantar e gravou mais de 20 discos. Teve grandes parceiros musicais como o próprio Johnny Alf, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto, Milton Nascimento, Oscar Castro Neves, entre outros.

Alaíde credita exatamente aos jovens, principalmente a Emicida, o novo rumo de sua carreira. “É o meu melhor momento. Os jovens me descobriram depois dos 80 anos. Não sei o porquê. Essa resposta eu não tenho”, diz Alaíde.

Racismo velado apagou sua importância na Bossa Nova

Nos anos 1950, quando já era profissional, ela foi convidada por João Gilberto à casa do pianista Bené Nunes, onde ocorreram algumas reuniões com os artistas que ajudaram a fundar a Bossa Nova, mas o nome dela nunca foi reconhecido por eles. “Eu comecei a cantar a música deles. Fui bem aceita. Mas havia um pouquinho de racismo. Um pouquinho, não. Bastante. Sem que eu percebesse”.

Não há mágoa. A cantora acredita que um dos segredos de sua vitalidade é exatamente esse: deixar pra lá, não se estressar. “Quando a Bossa Nova se estabeleceu, eles se esqueceram de mim. Para mim, está tudo bem. Eu estou aqui. Não fiquei com mágoa. Isso não faz bem para ninguém”.

Na conversa de meia hora, antes do ensaio final para o show histórico, fica claro que Alaíde não se importa em apresentar respostas fechadas. Mas ela tem algumas certezas. Uma delas foi a coerência artística, o que não foi fácil. “Paguei caro por isso, porque não ganhei dinheiro, que é muito importante. Ganhei para sobreviver, não fiquei rica. Isso nasceu comigo. Não querer outra coisa além do que eu quero”.

A quase nonagenária fala de temas espinhentos com uma voz doce, que quase suaviza as dores. Ela está certa de que os aplausos demoraram a vir por causa do racismo velado. Nos períodos sem gravar, ela se apresentou em shows, bares e boates. Só parou de cantar durante o período para uma cirurgia no ouvido.

“No começo, eu não percebia isso (racismo). As gravadoras e produtores diziam que eu tinha de cantar uma coisa mais animada, um sambinha. Para essas pessoas, o negro só tem de tocar samba ou coisinhas mais animadas. Mas não era isso que eu queria para mim”, diz.

Atualmente, Alaíde Costa grava o segundo disco de uma trilogia e já lançou dois singles do novo trabalho: “Moço” (Marisa Monte e Carlinhos Brown) e “Ata-me” (Junio Barreto). Está em turnê por todo o Brasil com três shows, um deles ao lado das amigas Eliana Pittman e Zezé Motta cantando um repertório apenas de compositores negros.

Hoje, a vida de Alaíde é simples, sem carne vermelha e muita água na casa onde vive com o caçula (ao todo, são três filhos, quatro netos, dois bisnetos). Ela gosta de ouvir música popular brasileira e o grande mestre do tango, Astor Piazzolla, uma de suas paixões. Outro hábito diário é a caminhada, que ela manteve mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus. “Eu sempre arrumava uma desculpa para sair, nem que fosse ao mercado”.

Ativista cobra ações de reparação pelos prejuízos da cantora

Classificando Alaíde Costa como “sofisticada”, o professor, ativista e consultor Helio Santos avalia que a trajetória da cantora exemplifica como as mulheres têm dificuldades de aceitação. “Homens negros conseguiram escapar dessa discriminação. A carreira dela foi retida por ser mulher e negra”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra) e presidente do Conselho da Oxfam Brasil.

O especialista propõe ainda a realização de ações afirmativas como forma de reparação ao boicote à cantora. “Ação afirmativa é uma forma de reparar quem teve prejuízo em função de sua raça ou sexo. Alaíde é um caso emblemático, como artista e compositora. O setor público, seja pela Funarte, Fundação Palmares ou o Ministério da Cultura, tem recurso e obrigação de repará-la, por meio uma turnê ou o patrocínio de shows, por exemplo. Além do reconhecimento da sociedade, é preciso uma reparação do Estado”, defende.

* Este conteúdo foi produzido em parceria com o selo Samba Rock Discos, especializado em intérpretes pretos e pretas, e o Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra)

Serviço

  • Show: O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
  • Cantora: Alaíde Costa
  • Local: Sesc Pompeia (Teatro)
  • Data: 4 e 5 de janeiro de 2024
  • Horário: 21h
  • Ingressos e informações: www.sescsp.org.br

No final da tarde do aniversário de 88 anos de Alaíde Costa, uma sexta-feira chuvosa de dezembro, o Estadão pergunta como a cantora e compositora se sente naquela data especial. “Esse dia vai começar só daqui a pouco”, disse uma das maiores vozes da música brasileira.

A carioca se referia à apresentação noturna “Turmalina Negra’, na casa de shows Bona, zona oeste, onde cantou com Claudete Soares, Zé Renato e Ayrton Montarroyos. É uma vida que se realiza nos palcos em quase 70 anos de carreira. Principalmente agora, quando Alaíde alcança o reconhecimento que sempre buscou. “Estou feliz. Chegar a essa idade me apresentando, tendo o reconhecimento que não tive antes, é muito gratificante”.

Seu primeiro álbum foi lançado dois anos antes de Chega de Saudade (1958), música que marca o início da bossa nova, mas só recentemente ela passou a ser reconhecida entre os grandes nomes do gênero — assim como Johnny Alf, precursor do estilo e também negro. Mas vamos deixar o racismo para mais tarde.

Cantora e compositora Alaíde Costa posa na Bona Casa de Música para celebrar seus 88 anos Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Nos últimos anos, parcerias revigoraram a carreira histórica. Pode parecer um paradoxo, mas ela conta que está sendo descoberta depois dos 80 anos. Em 2022, lançou O que meus calos dizem sobre mim, produzido por Emicida, Pupillo (Nação Zumbi) e Marcus Preto, álbum eleito o melhor lançamento fonográfico de MPB no 30º Prêmio da Música Brasileira. A cantora foi aplaudida de pé no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em maio deste ano, Alaíde se apresentou em Portugal com a Orquestra de Jazz do Algarve e no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em outubro, no show em comemoração aos 60 anos da Bossa Nova. Novamente foi ovacionada.

Alaíde Costa posa para especial do Suplemento Feminino publicado em 03/9/1965 Foto: Acervo Estadão

Alaíde é uma das poucas artistas vivas que passou por todos os formatos de mídia, desde o 78RPM, LP, K7, CD e agora o streaming. Ela nunca parou de cantar e gravou mais de 20 discos. Teve grandes parceiros musicais como o próprio Johnny Alf, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto, Milton Nascimento, Oscar Castro Neves, entre outros.

Alaíde credita exatamente aos jovens, principalmente a Emicida, o novo rumo de sua carreira. “É o meu melhor momento. Os jovens me descobriram depois dos 80 anos. Não sei o porquê. Essa resposta eu não tenho”, diz Alaíde.

Racismo velado apagou sua importância na Bossa Nova

Nos anos 1950, quando já era profissional, ela foi convidada por João Gilberto à casa do pianista Bené Nunes, onde ocorreram algumas reuniões com os artistas que ajudaram a fundar a Bossa Nova, mas o nome dela nunca foi reconhecido por eles. “Eu comecei a cantar a música deles. Fui bem aceita. Mas havia um pouquinho de racismo. Um pouquinho, não. Bastante. Sem que eu percebesse”.

Não há mágoa. A cantora acredita que um dos segredos de sua vitalidade é exatamente esse: deixar pra lá, não se estressar. “Quando a Bossa Nova se estabeleceu, eles se esqueceram de mim. Para mim, está tudo bem. Eu estou aqui. Não fiquei com mágoa. Isso não faz bem para ninguém”.

Na conversa de meia hora, antes do ensaio final para o show histórico, fica claro que Alaíde não se importa em apresentar respostas fechadas. Mas ela tem algumas certezas. Uma delas foi a coerência artística, o que não foi fácil. “Paguei caro por isso, porque não ganhei dinheiro, que é muito importante. Ganhei para sobreviver, não fiquei rica. Isso nasceu comigo. Não querer outra coisa além do que eu quero”.

A quase nonagenária fala de temas espinhentos com uma voz doce, que quase suaviza as dores. Ela está certa de que os aplausos demoraram a vir por causa do racismo velado. Nos períodos sem gravar, ela se apresentou em shows, bares e boates. Só parou de cantar durante o período para uma cirurgia no ouvido.

“No começo, eu não percebia isso (racismo). As gravadoras e produtores diziam que eu tinha de cantar uma coisa mais animada, um sambinha. Para essas pessoas, o negro só tem de tocar samba ou coisinhas mais animadas. Mas não era isso que eu queria para mim”, diz.

Atualmente, Alaíde Costa grava o segundo disco de uma trilogia e já lançou dois singles do novo trabalho: “Moço” (Marisa Monte e Carlinhos Brown) e “Ata-me” (Junio Barreto). Está em turnê por todo o Brasil com três shows, um deles ao lado das amigas Eliana Pittman e Zezé Motta cantando um repertório apenas de compositores negros.

Hoje, a vida de Alaíde é simples, sem carne vermelha e muita água na casa onde vive com o caçula (ao todo, são três filhos, quatro netos, dois bisnetos). Ela gosta de ouvir música popular brasileira e o grande mestre do tango, Astor Piazzolla, uma de suas paixões. Outro hábito diário é a caminhada, que ela manteve mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus. “Eu sempre arrumava uma desculpa para sair, nem que fosse ao mercado”.

Ativista cobra ações de reparação pelos prejuízos da cantora

Classificando Alaíde Costa como “sofisticada”, o professor, ativista e consultor Helio Santos avalia que a trajetória da cantora exemplifica como as mulheres têm dificuldades de aceitação. “Homens negros conseguiram escapar dessa discriminação. A carreira dela foi retida por ser mulher e negra”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra) e presidente do Conselho da Oxfam Brasil.

O especialista propõe ainda a realização de ações afirmativas como forma de reparação ao boicote à cantora. “Ação afirmativa é uma forma de reparar quem teve prejuízo em função de sua raça ou sexo. Alaíde é um caso emblemático, como artista e compositora. O setor público, seja pela Funarte, Fundação Palmares ou o Ministério da Cultura, tem recurso e obrigação de repará-la, por meio uma turnê ou o patrocínio de shows, por exemplo. Além do reconhecimento da sociedade, é preciso uma reparação do Estado”, defende.

* Este conteúdo foi produzido em parceria com o selo Samba Rock Discos, especializado em intérpretes pretos e pretas, e o Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra)

Serviço

  • Show: O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
  • Cantora: Alaíde Costa
  • Local: Sesc Pompeia (Teatro)
  • Data: 4 e 5 de janeiro de 2024
  • Horário: 21h
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