Fernando Haddad pegou um violão e tocou um trecho de “Blackbird”, dos Beatles, na segunda-feira (10), em entrevista à GloboNews. A cena viralizou nas redes sociais. Não foi a primeira vez que o ministro da Fazenda tocou a música em eventos públicos.
“Blackbird” também já ganhou inúmeras outras versões além da do ministro da Fazenda. Guns N’Roses, Foo Fighters, Eddie Vedder (do Pearl Jam), Crosby, Stills, Nash & Young, Alicia Keys e Luísa Sonza já arriscaram refazer o dedilhado de Paul McCartney.
Há 55 anos, a música foi lançada no Álbum Branco dos Beatles. Ela é assinada por Paul McCartney e John Lennon, mas foi feita apenas por Paul, já na época em que eles compunham separadamente. A gravação, no estúdio Abbey Road, também foi feita só por Paul McCartney - na prática, uma música solo dele.
A canção tem duas inspirações: o compositor clássico alemão Johann Sebastian Bach e a luta por direitos civis nos EUA. Paul contou que o dedilhado clássico em rodas de violão foi inspirado no “Bourrée e mi menor”, peça que ele costumava tocar com George Harrison na adolescência.
Em 2002, ele disse em entrevista a uma rádio no Texas que fez a composição quando estava na Escócia, e pensou em associar o “blackbird” (ave chamada em português de Melro-preto) à luta pelos direitos civis dos negros no EUA. “Não é sobre um pássaro de asas quebradas, sabe? É um pouco mais simbólico”, ele deixou claro.