No último mês de maio, o aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Marcos Sousa, de apenas 16 anos, foi aprovado para a escola de balé da Ópera de Paris, na França.
Sousa, é de Grajaú, no Maranhão. Ele começou a dançar com 10 anos - e foi descoberto no ensaio da quadrilha junina em sua cidade. De família humilde, mãe doméstica e pai que trabalha com serviços gerais, Marcos sofreu preconceito de alguns familiares, e chegou a desistir da dança.
Mas, felizmente, passados alguns meses, ele percebeu que o balé e a vontade de dançar eram maiores do que qualquer retaliação.
Em agosto, Sousa vai para a escola de balé da Ópera de Paris, uma das instituições mais prestigiadas e renomadas no mundo da dança clássica.
“O balé resgata a minha essência. Eu sofri muito preconceito quando mais jovem e cheguei a desistir por um tempo, não é fácil. Temos que insistir e querer. Foi meu professor do Maranhão quem me inscreveu para o teste do Bolshoi. De repente, eu me vi em Joinville como aluno, vivendo aquilo que eu mais amo na vida que é dançar”, comenta Marcos.
AUDIÇÃO.
No próximo dia 3 de julho no Sesi Vila Leopoldina, a partir das 9h, vai acontecer uma audição para quem deseja estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil - a mesma que preparou Sousa. Na ocasião, será realizada uma pré-seleção para novos alunos. Os aprovados terão a oportunidade de participar da seleção nacional e concorrer a uma bolsa de estudos 100% gratuita para o curso de dança clássica da escola Bolshoi, localizada em Joinville/SC.