Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

O encenador José Fernando Peixoto de Azevedo estreia peça em que junta Ibsen e Bergman


Espetáculo estreia no dia 24, no Sesc Avenida Paulista

Por Marcela Paes

O encenador José Fernando Peixoto de Azevedo, depois de uma estadia no teatro Ballhaus Naunynstraße - uma casa voltada para o teatro negro em Berlim, na Alemanha - estreia em São Paulo, no dia 24 de maio, no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo Depois do Ensaio, Nora e Persona , que contém três textos sequenciais, dois de Ingmar Bergman (Depois do ensaio e Persona) e um de Henrik Ibsen (Nora, de Casa de Boneca). Ao todo, a montagem tem quatro horas de duração, incluído o intervalo.

O encenador Jose Fernando Peixoto de Azevedo Foto: Pedro Martins

As três peças dão continuidade à pesquisa sobre o terror nas relações cotidianas, sobretudo sob um ponto de vista racial a partir de um diálogo entre o diretor e escritor sueco Ingmar Bergman e o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

continua após a publicidade

“Com esse projeto, discutimos a permanência dos corpos negros em cena. Por isso, temos pelo menos três gerações de teatro no trabalho. Em Depois do ensaio, temos duas gerações radicalmente diferentes de mulheres negras em cena, o que permite uma reflexão sobre teatro, sobre racialidade no teatro, sobre interracialidade e sobre o lugar dessas mulheres no teatro que fazemos”, diz José Fernando.

O encenador José Fernando Peixoto de Azevedo, depois de uma estadia no teatro Ballhaus Naunynstraße - uma casa voltada para o teatro negro em Berlim, na Alemanha - estreia em São Paulo, no dia 24 de maio, no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo Depois do Ensaio, Nora e Persona , que contém três textos sequenciais, dois de Ingmar Bergman (Depois do ensaio e Persona) e um de Henrik Ibsen (Nora, de Casa de Boneca). Ao todo, a montagem tem quatro horas de duração, incluído o intervalo.

O encenador Jose Fernando Peixoto de Azevedo Foto: Pedro Martins

As três peças dão continuidade à pesquisa sobre o terror nas relações cotidianas, sobretudo sob um ponto de vista racial a partir de um diálogo entre o diretor e escritor sueco Ingmar Bergman e o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

“Com esse projeto, discutimos a permanência dos corpos negros em cena. Por isso, temos pelo menos três gerações de teatro no trabalho. Em Depois do ensaio, temos duas gerações radicalmente diferentes de mulheres negras em cena, o que permite uma reflexão sobre teatro, sobre racialidade no teatro, sobre interracialidade e sobre o lugar dessas mulheres no teatro que fazemos”, diz José Fernando.

O encenador José Fernando Peixoto de Azevedo, depois de uma estadia no teatro Ballhaus Naunynstraße - uma casa voltada para o teatro negro em Berlim, na Alemanha - estreia em São Paulo, no dia 24 de maio, no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo Depois do Ensaio, Nora e Persona , que contém três textos sequenciais, dois de Ingmar Bergman (Depois do ensaio e Persona) e um de Henrik Ibsen (Nora, de Casa de Boneca). Ao todo, a montagem tem quatro horas de duração, incluído o intervalo.

O encenador Jose Fernando Peixoto de Azevedo Foto: Pedro Martins

As três peças dão continuidade à pesquisa sobre o terror nas relações cotidianas, sobretudo sob um ponto de vista racial a partir de um diálogo entre o diretor e escritor sueco Ingmar Bergman e o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

“Com esse projeto, discutimos a permanência dos corpos negros em cena. Por isso, temos pelo menos três gerações de teatro no trabalho. Em Depois do ensaio, temos duas gerações radicalmente diferentes de mulheres negras em cena, o que permite uma reflexão sobre teatro, sobre racialidade no teatro, sobre interracialidade e sobre o lugar dessas mulheres no teatro que fazemos”, diz José Fernando.

O encenador José Fernando Peixoto de Azevedo, depois de uma estadia no teatro Ballhaus Naunynstraße - uma casa voltada para o teatro negro em Berlim, na Alemanha - estreia em São Paulo, no dia 24 de maio, no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo Depois do Ensaio, Nora e Persona , que contém três textos sequenciais, dois de Ingmar Bergman (Depois do ensaio e Persona) e um de Henrik Ibsen (Nora, de Casa de Boneca). Ao todo, a montagem tem quatro horas de duração, incluído o intervalo.

O encenador Jose Fernando Peixoto de Azevedo Foto: Pedro Martins

As três peças dão continuidade à pesquisa sobre o terror nas relações cotidianas, sobretudo sob um ponto de vista racial a partir de um diálogo entre o diretor e escritor sueco Ingmar Bergman e o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

“Com esse projeto, discutimos a permanência dos corpos negros em cena. Por isso, temos pelo menos três gerações de teatro no trabalho. Em Depois do ensaio, temos duas gerações radicalmente diferentes de mulheres negras em cena, o que permite uma reflexão sobre teatro, sobre racialidade no teatro, sobre interracialidade e sobre o lugar dessas mulheres no teatro que fazemos”, diz José Fernando.

O encenador José Fernando Peixoto de Azevedo, depois de uma estadia no teatro Ballhaus Naunynstraße - uma casa voltada para o teatro negro em Berlim, na Alemanha - estreia em São Paulo, no dia 24 de maio, no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo Depois do Ensaio, Nora e Persona , que contém três textos sequenciais, dois de Ingmar Bergman (Depois do ensaio e Persona) e um de Henrik Ibsen (Nora, de Casa de Boneca). Ao todo, a montagem tem quatro horas de duração, incluído o intervalo.

O encenador Jose Fernando Peixoto de Azevedo Foto: Pedro Martins

As três peças dão continuidade à pesquisa sobre o terror nas relações cotidianas, sobretudo sob um ponto de vista racial a partir de um diálogo entre o diretor e escritor sueco Ingmar Bergman e o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

“Com esse projeto, discutimos a permanência dos corpos negros em cena. Por isso, temos pelo menos três gerações de teatro no trabalho. Em Depois do ensaio, temos duas gerações radicalmente diferentes de mulheres negras em cena, o que permite uma reflexão sobre teatro, sobre racialidade no teatro, sobre interracialidade e sobre o lugar dessas mulheres no teatro que fazemos”, diz José Fernando.

Tudo Sobre

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.