Bienal do Livro de 2018 teve público menor do que o esperado


663 mil pessoas visitaram a 25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Pavilhão do Anhembi; expectativa era de 700 mil

Por Guilherme Sobota

A 25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terminou no domingo, 12, recebendo menos público do que o esperado: 663 mil pessoas visitaram o evento, de acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A expectativa no início do evento era receber 700 mil pessoas (em 2016, foram 684 mil).

Conforme adiantado pelo Estado, porém, o ticket médio (quanto cada visitante gasta na Bienal) cresceu 33% em relação à edição passada — o número final é R$161,57.

25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo teve menos expositores do que em 2016 Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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Segundo a pesquisa realizada pelo evento com os visitantes, 97% do público presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na próxima edição.

Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo fez um trabalho de inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais, de acordo com a nota divulgada pela produção. Com a análise das menções do público, percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis.

Números da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018

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Investimento estimado  R$ 32 milhões  Público Visitante  663 mil Área ocupada total  75 mil metros quadrados Expositores  197 expositores Espaços culturais  14 Horas de programação  1500 Autores nacionais 291  Autores internacionais  22 Visitação Escolar  100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas

A 25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terminou no domingo, 12, recebendo menos público do que o esperado: 663 mil pessoas visitaram o evento, de acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A expectativa no início do evento era receber 700 mil pessoas (em 2016, foram 684 mil).

Conforme adiantado pelo Estado, porém, o ticket médio (quanto cada visitante gasta na Bienal) cresceu 33% em relação à edição passada — o número final é R$161,57.

25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo teve menos expositores do que em 2016 Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Segundo a pesquisa realizada pelo evento com os visitantes, 97% do público presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na próxima edição.

Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo fez um trabalho de inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais, de acordo com a nota divulgada pela produção. Com a análise das menções do público, percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis.

Números da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018

Investimento estimado  R$ 32 milhões  Público Visitante  663 mil Área ocupada total  75 mil metros quadrados Expositores  197 expositores Espaços culturais  14 Horas de programação  1500 Autores nacionais 291  Autores internacionais  22 Visitação Escolar  100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas

A 25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terminou no domingo, 12, recebendo menos público do que o esperado: 663 mil pessoas visitaram o evento, de acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A expectativa no início do evento era receber 700 mil pessoas (em 2016, foram 684 mil).

Conforme adiantado pelo Estado, porém, o ticket médio (quanto cada visitante gasta na Bienal) cresceu 33% em relação à edição passada — o número final é R$161,57.

25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo teve menos expositores do que em 2016 Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Segundo a pesquisa realizada pelo evento com os visitantes, 97% do público presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na próxima edição.

Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo fez um trabalho de inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais, de acordo com a nota divulgada pela produção. Com a análise das menções do público, percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis.

Números da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018

Investimento estimado  R$ 32 milhões  Público Visitante  663 mil Área ocupada total  75 mil metros quadrados Expositores  197 expositores Espaços culturais  14 Horas de programação  1500 Autores nacionais 291  Autores internacionais  22 Visitação Escolar  100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas

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