AFP - Os arquivos literários da cidade alemã de Marbach agregaram ao seu acervo milhares de cartas e livros anotados do grande poeta lírico austríaco Rainer Maria Rilke, que permaneceram por quase um século nas mãos de seus herdeiros.
“Esta é a aquisição do século!”, comemorou a diretora dos arquivos literários de Marbach, Sandra Richter, em coletiva de imprensa em Berlim.
Richter se recusou a revelar quanto foi pago por esses tesouros, entregues pelas três bisnetas do poeta em um acordo confidencial.
“Esses documentos maravilhosos de um dos maiores escritores e poetas estão em boas mãos em Marbach. Este tesouro vai ser valorizado, vai ser preservado, vai ser protegido”, disse a ministra da Cultura, Claudia Roth.
Entre os documentos estão mais de 10.000 cartas escritas pelo artista e cerca de 9.000 cartas de seus correspondentes, alguns também famosos, como as de seu grande amor, a psicanalista e escritora Lou Andreas-Salomé, ou do poeta francês Paul Valéry.
Além disso, são mais de 470 livros anotados por Rilke, que também foi um grande leitor e tradutor, 131 desenhos e mais de 300 fotos de todos os períodos de sua vida.
Claudia Roth, ministra da Cultura
Esses documentos foram guardados por sua mãe e posteriormente por seus descendentes.
Os arquivos planejam organizar uma exposição para coincidir com o 150º aniversário do nascimento de Rilke em 4 de dezembro de 2025 e o centenário de sua morte em 29 de dezembro de 2026.
Nascido em Praga, Rilke é um dos escritores de língua alemã mais conhecidos do mundo, ao lado de Goethe, Schiller, Kafka e Thomas Mann.