Keanu Reeves, estrela de filmes como Matrix e John Wick, afirmou à rede britânica BBC que pensa “na morte o tempo todo”. Mas ao contrário do que muitos pensam, o pensamento lhe vem à mente de uma forma positiva.
“Eu tenho 59 anos, então penso na morte o tempo todo”, disse o ator em entrevista publicada nesta terça, 22. “Espero [que esse pensamento] não me paralise, mas espero que me sensibilize a apreciar aquilo que temos e os relacionamentos que potencialmente ainda vamos ter”, acrescentou.
Reeves está prestes a lançar seu primeiro livro, The Book of Elsewhere, sobre um guerreiro imortal cujo desejo é morrer. O protagonista, que também tem longos cabelos escuros como os do ator, é conhecido apenas como B. A tradução ainda não tem publicação programada no Brasil.
A obra foi escrita em parceria com o autor de ficção científica China Miéville e é baseado na série de quadrinhos de Reeves, BRZRKR, que será adaptada para um filme de ação na Netflix no futuro e uma série de anime.
A história tem semelhanças com a vida do próprio Reeves. Em 1999, a filha do ator com a atriz Jennifer Syme morreu após o parto. Com a perda, o casal se separou. Em 2001, Jennifer também morreu vítima de um acidente de carro. No início dos anos 1990, Reeves já havia dado adeus a River Phoenix, irmão de Joaquim Phoenix, vítima de uma overdose aos 23 anos.
No romance, B, assim como John Wick, é habituado a sair na pancadaria. A versão em quadrinhos foi sucesso de crítica e público.
Além do romance e adaptação do quadrinho, Reeves retomou a carreira musical à frente da banda Dogstar, que em julho de 2023 anunciou o lançamento de um novo álbum após mais de duas décadas sem lançamentos.
“Talvez, em última análise, a fantasia de construir outro mundo traga algum tipo de conforto de alguma forma”, admitiu na entrevista.