São Miguel do Gostoso/RN - São poucos os prêmios na Mostra de Gostoso - os principais são o do público e o da imprensa. Venceram Kasa Branca e Manas, entre os longas. As críticas dos dois filmes estão em posts anteriores. O curta Hoje eu só volto amanhã ganhou nos dois júris.
A noite de premiação, além da entrega dos troféus, teve a exibição do curta Fim de Jogo, do coletivo local Nós do Audiovisual e do belo doc Luiz Melodia - No Coração do Brasil, que terminou a noite em alto astral, ao som e imagens do eterno Melô.
As sessões na Praia do Maceió estiveram lotadas, em especial no final de semana. O mesmo para as exibições vespertinas no Domo, tenda em forma geodésica montada na mesma praia. Era difícil encontrar ingressos para essas concorridas sessões da tarde.
O comparecimento de uma plateia entusiasta e participante confirma esta que é, talvez, a mais importante característica do festival: sua conexão direta com o público local, que abraça as atividades do festival e do audiovisual como se fossem suas - e são mesmo. Essa ligação com o público, e mais o apoio dos poderes políticos (a governadora Fátima Bezerra sempre vem às aberturas) e empresariais fazem prever um belo futuro para a Mostra de Cinema de Gostoso, que fez este ano sua 11ª edição.
A longevidade desse tipo de evento depende fundamentalmente do interesse que desperta no público. E, aqui, ele é muito grande e perceptível, em especial entre os jovens. No todo, além do seu alcance intrínseco no campo do cinema, o festival é também benéfico para uma cidade de vocação turística, que atrai em especial os praticantes dos esportes do vento. O povo é acolhedor. As praias são belas, não sobrecarregadas de gente, o mar é cristalino e a especulação imobiliária ainda não conseguiu desfigurar o local - tomara que nunca consiga.
Que venham as novas edições. E que o festival saiba crescer (se for o caso) sem se descaracterizar.
Premiação completa
PRÊMIO DO PÚBLICO - MELHOR LONGA-METRAGEM
Kasa Branca (Direção: Luciano Vidigal; RJ; 2024)
PRÊMIO DO PÚBLICO - MELHOR CURTA-METRAGEM
Hoje Eu Só Volto Amanhã (Direção: Diego Lacerda; PE; 2024)
MENÇÃO HONROSA
Raposa (Direção: Margot Leitão e João Fontenele; CE; 2024)
PRÊMIO DA IMPRENSA - MELHOR LONGA-METRAGEM
Manas (Direção: Mariana Brennand; PE; 2024)
PRÊMIO DA IMPRENSA - MELHOR CURTA-METRAGEM
Hoje Eu Só Volto Amanhã (Direção: Diego Lacerda; PE; 2024)
PRÊMIO MISTIKA E DOT - LONGA-METRAGEM
(Prêmio no valor total de 30.000,00 em serviços de pós-produção)
Kasa Branca (Direção: Luciano Vidigal; RJ; 2024)
PRÊMIO MISTIKA E DOT - CURTA-METRAGEM
(Prêmio no valor total de 8.000,00 em serviços de pós-produção)
Bati da Vila (Direção: Raquel Cardozo; RN; 2024)