Era 2008 em Londres, temporada de outono/inverno 2009 durante a semana de moda inglesa, e uma estreante, jovem e determinada, chamou a atenção da mídia e de compradores especializados, que lotaram a sala de desfile: a nova estilista ateniense Mary Katrantzou, que teve sua primeira coleção financiada pelo Conselho de Moda Britânico.
O novo talento trouxe à passarela um olhar singular para uma moda pautada por um desenvolvimento impressionante de estampas gráficas, cores marcantes e pela criação de acessórios ousados. Segundo o jornalista de moda Tim Blanks, “era quase surreal ver aquela jovem Mary capaz de produzir obras tão distintas e tão bem-sucedidas”. Hoje, Mary tem sua coleção em mais de cem multimarcas, entre elas as melhores do eixo Londres-Paris-Nova York - como Harrods, Bergdorf Goodman e Le Bon Marché. A trajetória da estilista também incluiu prêmios como o British Fashion Award, um dos mais altos reconhecimentos da moda britânica que a celebrou como um talento da moda feminina inglesa.
O estilo caleidoscópio e os padrões hipnóticos tornaram-se a maior assinatura fashion de Mary Katrantzou, deixando sua marca na moda contemporânea. Agora, a surpreendente Mary se prepara para um passo novo e desafiador como a primeira diretora criativa de artigos e acessórios de couro da Bulgari.
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A parceria que parece improvável nasce, no entanto, de pontos fortes em comum entre Mary e Bulgari. Assim como ela, a tradicional joalheria italiana fundada em Roma em 1884 também tem origens gregas e é conhecida por suas criações arrojadas e inesquecíveis - vide seu maior ícone, a serpente, ou Serpenti, no caso da joalheria, que surge de infinitas maneiras nos relógios, joias e acessórios da casa. Sotirio Bulgari, o fundador da marca, foi criado na Grécia, onde teve seu treinamento como ourives e onde, segundo a própria marca, tem grande responsabilidade pelo olhar meticuloso e perfeccionista para a criação de joias e relógios que Sotirio imprimiu em sua marca, que agora aposta nessa consonância de ideias com Katrantzou.
Entram em foco o olhar autoral, a abordagem técnica e a visão criativa para a criação de peças de luxo, como pontua o próprio CEO da joalheria Jean-Christophe Babin. “A chegada de Mary como diretora criativa de artigos de couro e acessórios nos deixa muito orgulhosos. Ela partilha com a Bulgari não só as origens gregas, mas sobretudo a procura da excelência na escolha dos materiais, na forma como eles são transformados com ênfase no artesanato e na paixão pelas cores. Temos certeza de que o que estamos iniciando é um caminho repleto de muito sucesso”, conta o executivo.
Conexão
A diretora também se diz conectada com a marca. “A rica herança cultural e as raízes greco-romanas da Bulgari desempenharam um papel fundamental na minha formação como designer. Sempre me inspirei nos códigos de design e no sincretismo da maison. Estou profundamente honrada por ser a primeira diretora criativa de artigos e acessórios de couro da Bulgari, liderando a visão criativa deste novo capítulo e elevando a vida cotidiana a uma forma de arte”, diz Mary, que já havia colaborado com a Bulgari em outras ocasiões.
Serpenti
Em 2019, a estilista já havia apresentado peças da alta-joalheria Bulgari Heritage em seu desfile de alta-costura de primavera/verão 2020, realizado no Templo de Poseidon, na Grécia. Em 2021, foi convidada a reimaginar sua bolsa mais vendida, a Serpenti Forever, como parte da colaboração com a marca na ação Serpenti Through the Eyes of (Serpenti pelos olhos de, em português). Parceria que ganhou seu segundo capítulo em 2023, como nova edição da bolsa assinada pela estilista.
Com a nova empreitada, Katrantzou - que continuará à frente de sua marca homônima e vai agregar o novo cargo na Bulgari à sua rotina - passa a ser a responsável pela criação dos artigos e acessórios de couro da grife italiana, combo bolsas e carteiras, além de lançar uma coleção inédita de bags e clutches de alta-joalheria, que deve unificar o heritage Bulgari na joalheria de luxo com a expertise da marca - e da nova diretora criativa - na concepção de artigos de moda, mesclando os dois universos. A primeira coleção de Katrantzou para a Bulgari chega ao público em agosto, nas butiques da marca de todo o mundo.