Opinião|‘Cowboy Carter’: Beyoncé prova sua excelência em qualquer gênero – inclusive o country


Em novo álbum, artista ostenta tantos talentos e referências que se torna impossível questioná-la

Por Dora Guerra
Atualização:

Cowboy Carter, novo disco da Beyoncé, tem duas histórias.

Beyoncé na capa de seu novo álbum, 'Cowboy Carter'. Foto: @beyonce via Instagram

A primeira se passa em 2016. Naquele ano, acompanhada do grupo The Chicks, Beyoncé subiu ao palco no Country Music Awards e apresentou Daddy Lessons, canção country do disco Lemonade. Fora do elemento pop que a consagrou, ela fez uma apresentação criticamente aclamada – mas visivelmente mal recebida pelos artistas presentes.

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Dias depois, já corriam rumores de que Beyoncé sofreu preconceito e até racismo nos bastidores. Nem ela, uma das artistas mais poderosas do mundo, era bem-vinda no nicho musical conservador que é o country estadunidense.

A outra história é a que ela escolheu contar. Natural do Texas e com sua própria trajetória no universo do rodeio, Beyoncé decidiu que tinha seu direito naquele espaço como qualquer outro artista. Mais ainda, considerando que as raízes do gênero vêm da população afro-americana.

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Mas Beyoncé, conhecida por ser diplomática, seguiu a rota “Beyoncé”: não se pronunciou na época, guardando sua resposta para oito anos depois. Cowboy Carter, disco lançado nesta sexta-feira, 29, “nasceu de uma experiência onde não me senti acolhida…e ficou muito claro que não fui”, escreveu a artista em seu Instagram. Na capa, sobre um cavalo, a texana levanta a bandeira dos EUA e toma as rédeas.

O álbum é o segundo ato de um projeto de três etapas: vem após Renaissance, luxuoso passeio pela pista de dança. Apesar de ter profunda pesquisa sobre a história afro-americana do gênero, Cowboy Carter não pretende ser um álbum somente sobre raça e política. Dessa vez, é um disco sobre Beyoncé e o que ela é capaz de fazer.

O objetivo não é conquistar o respeito de quem a desrespeita. É ostentar tantos talentos que questioná-la se torna impossível. E para tanto, o arsenal da cantora é invejável.

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Como é Cowboy Carter

Neste arsenal, está a breve participação de ídolos como Willie Nelson e Dolly Parton, concedendo sua benção enquanto Beyoncé exibe versatilidade.

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Também há referências estelares – que só uma artista desse calibre pode se dar ao luxo de elencar. O disco conta com uma reimaginação de Jolene, de Dolly (também intitulada Jolene no álbum); uma interpolação de These Boots Are Made For Walking, de Nancy Sinatra; e de Good Vibrations, dos Beach Boys (Ya Ya).

E vai além: o álbum inclui uma versão de Blackbird, dos Beatles. Agora, o Fab Four é substituído pela artista e outras quatro mulheres negras (Tanner Adell, Brittney Spencer, Tiera Kennedy e Reyna Roberts).

“Eu imaginei uma mulher negra, não um pássaro. Era a época do movimento dos direitos civis, então [a música] era eu cantando para uma mulher negra”, disse Paul McCartney sobre a canção no livro Many Years From Now. Poeticamente, em Blackbiird, a música encontra suas musas.

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Nas versões ou nas canções originais, uma das maiores habilidades de Beyoncé se sobressai: a excelência vocal. A cantora desliza entre notas graves e agudas, harmonias belíssimas, melismas e até rap. Em Daughter, ela exibe sua voz em forma quase operística.

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A primeira metade do extenso disco percorre todos os elementos tradicionais do country estadunidense, com banjos, palmas e estalos. Em vários momentos, o estilo é despido até os pilares do imaginário cancionista norte-americano – histórias da vida no campo com arranjos acústicos e melodias folk.

Mas o forte do disco é quando ele se desprende da noção de gênero musical.

“Gêneros são um conceito engraçado, não é? Sim, eles são. Em teoria, há uma definição simples de entender. Mas na prática, alguns podem se sentir confinados”, diz Linda Martell, considerada a primeira artista negra de sucesso comercial no country. Essa fala de Martell é a introdução de Spaghettii e, logo em seguida, um sample de funk brasileiro domina a música (Aquecimento Das Danadas, do DJ O Mandrake).

Amarração conceitual

Beyoncé nunca mirou somente na nostalgia; sempre se orientou pela inovação. Por isso, na segunda parte, Cowboy Carter se torna uma experimentação de texturas e influências, do blues ao trap, em uma reimaginação do que pode ser a música popular estadunidense (e por vezes, global).

Ao longo do álbum, a sede por se provar talvez seja seu maior problema: há canções arrojadas, como II Hands II Heaven, mas há faixas menos interessantes, como Levii’s Jeans. Com 88 minutos de duração, o projeto perde um pouco da sua amarração conceitual e, no fim, o que mais sustenta sua coesão é o nome que o assina.

“Este não é um álbum country. É um álbum ‘Beyoncé'”, adiantava a cantora em explicação no Instagram, talvez com a intenção de criar um gênero musical em seu entorno. Em seu currículo, já constavam músicas pop, R&B, passeios pelo afrobeat, hip-hop e dance music. Agora, ela revisita elementos de diversos estilos para formar o seu próprio gênero; no portfólio de Beyoncé, Cowboy Carter é sobretudo um exercício de autoexaltação.

Uma das maiores artistas do mundo redefine seu auge, com mais de 20 anos de carreira. E hoje, prova que não há espaço em que ela não possa entrar.

Cowboy Carter, novo disco da Beyoncé, tem duas histórias.

Beyoncé na capa de seu novo álbum, 'Cowboy Carter'. Foto: @beyonce via Instagram

A primeira se passa em 2016. Naquele ano, acompanhada do grupo The Chicks, Beyoncé subiu ao palco no Country Music Awards e apresentou Daddy Lessons, canção country do disco Lemonade. Fora do elemento pop que a consagrou, ela fez uma apresentação criticamente aclamada – mas visivelmente mal recebida pelos artistas presentes.

Dias depois, já corriam rumores de que Beyoncé sofreu preconceito e até racismo nos bastidores. Nem ela, uma das artistas mais poderosas do mundo, era bem-vinda no nicho musical conservador que é o country estadunidense.

A outra história é a que ela escolheu contar. Natural do Texas e com sua própria trajetória no universo do rodeio, Beyoncé decidiu que tinha seu direito naquele espaço como qualquer outro artista. Mais ainda, considerando que as raízes do gênero vêm da população afro-americana.

Mas Beyoncé, conhecida por ser diplomática, seguiu a rota “Beyoncé”: não se pronunciou na época, guardando sua resposta para oito anos depois. Cowboy Carter, disco lançado nesta sexta-feira, 29, “nasceu de uma experiência onde não me senti acolhida…e ficou muito claro que não fui”, escreveu a artista em seu Instagram. Na capa, sobre um cavalo, a texana levanta a bandeira dos EUA e toma as rédeas.

O álbum é o segundo ato de um projeto de três etapas: vem após Renaissance, luxuoso passeio pela pista de dança. Apesar de ter profunda pesquisa sobre a história afro-americana do gênero, Cowboy Carter não pretende ser um álbum somente sobre raça e política. Dessa vez, é um disco sobre Beyoncé e o que ela é capaz de fazer.

O objetivo não é conquistar o respeito de quem a desrespeita. É ostentar tantos talentos que questioná-la se torna impossível. E para tanto, o arsenal da cantora é invejável.

Como é Cowboy Carter

Neste arsenal, está a breve participação de ídolos como Willie Nelson e Dolly Parton, concedendo sua benção enquanto Beyoncé exibe versatilidade.

Também há referências estelares – que só uma artista desse calibre pode se dar ao luxo de elencar. O disco conta com uma reimaginação de Jolene, de Dolly (também intitulada Jolene no álbum); uma interpolação de These Boots Are Made For Walking, de Nancy Sinatra; e de Good Vibrations, dos Beach Boys (Ya Ya).

E vai além: o álbum inclui uma versão de Blackbird, dos Beatles. Agora, o Fab Four é substituído pela artista e outras quatro mulheres negras (Tanner Adell, Brittney Spencer, Tiera Kennedy e Reyna Roberts).

“Eu imaginei uma mulher negra, não um pássaro. Era a época do movimento dos direitos civis, então [a música] era eu cantando para uma mulher negra”, disse Paul McCartney sobre a canção no livro Many Years From Now. Poeticamente, em Blackbiird, a música encontra suas musas.

Nas versões ou nas canções originais, uma das maiores habilidades de Beyoncé se sobressai: a excelência vocal. A cantora desliza entre notas graves e agudas, harmonias belíssimas, melismas e até rap. Em Daughter, ela exibe sua voz em forma quase operística.

A primeira metade do extenso disco percorre todos os elementos tradicionais do country estadunidense, com banjos, palmas e estalos. Em vários momentos, o estilo é despido até os pilares do imaginário cancionista norte-americano – histórias da vida no campo com arranjos acústicos e melodias folk.

Mas o forte do disco é quando ele se desprende da noção de gênero musical.

“Gêneros são um conceito engraçado, não é? Sim, eles são. Em teoria, há uma definição simples de entender. Mas na prática, alguns podem se sentir confinados”, diz Linda Martell, considerada a primeira artista negra de sucesso comercial no country. Essa fala de Martell é a introdução de Spaghettii e, logo em seguida, um sample de funk brasileiro domina a música (Aquecimento Das Danadas, do DJ O Mandrake).

Amarração conceitual

Beyoncé nunca mirou somente na nostalgia; sempre se orientou pela inovação. Por isso, na segunda parte, Cowboy Carter se torna uma experimentação de texturas e influências, do blues ao trap, em uma reimaginação do que pode ser a música popular estadunidense (e por vezes, global).

Ao longo do álbum, a sede por se provar talvez seja seu maior problema: há canções arrojadas, como II Hands II Heaven, mas há faixas menos interessantes, como Levii’s Jeans. Com 88 minutos de duração, o projeto perde um pouco da sua amarração conceitual e, no fim, o que mais sustenta sua coesão é o nome que o assina.

“Este não é um álbum country. É um álbum ‘Beyoncé'”, adiantava a cantora em explicação no Instagram, talvez com a intenção de criar um gênero musical em seu entorno. Em seu currículo, já constavam músicas pop, R&B, passeios pelo afrobeat, hip-hop e dance music. Agora, ela revisita elementos de diversos estilos para formar o seu próprio gênero; no portfólio de Beyoncé, Cowboy Carter é sobretudo um exercício de autoexaltação.

Uma das maiores artistas do mundo redefine seu auge, com mais de 20 anos de carreira. E hoje, prova que não há espaço em que ela não possa entrar.

Cowboy Carter, novo disco da Beyoncé, tem duas histórias.

Beyoncé na capa de seu novo álbum, 'Cowboy Carter'. Foto: @beyonce via Instagram

A primeira se passa em 2016. Naquele ano, acompanhada do grupo The Chicks, Beyoncé subiu ao palco no Country Music Awards e apresentou Daddy Lessons, canção country do disco Lemonade. Fora do elemento pop que a consagrou, ela fez uma apresentação criticamente aclamada – mas visivelmente mal recebida pelos artistas presentes.

Dias depois, já corriam rumores de que Beyoncé sofreu preconceito e até racismo nos bastidores. Nem ela, uma das artistas mais poderosas do mundo, era bem-vinda no nicho musical conservador que é o country estadunidense.

A outra história é a que ela escolheu contar. Natural do Texas e com sua própria trajetória no universo do rodeio, Beyoncé decidiu que tinha seu direito naquele espaço como qualquer outro artista. Mais ainda, considerando que as raízes do gênero vêm da população afro-americana.

Mas Beyoncé, conhecida por ser diplomática, seguiu a rota “Beyoncé”: não se pronunciou na época, guardando sua resposta para oito anos depois. Cowboy Carter, disco lançado nesta sexta-feira, 29, “nasceu de uma experiência onde não me senti acolhida…e ficou muito claro que não fui”, escreveu a artista em seu Instagram. Na capa, sobre um cavalo, a texana levanta a bandeira dos EUA e toma as rédeas.

O álbum é o segundo ato de um projeto de três etapas: vem após Renaissance, luxuoso passeio pela pista de dança. Apesar de ter profunda pesquisa sobre a história afro-americana do gênero, Cowboy Carter não pretende ser um álbum somente sobre raça e política. Dessa vez, é um disco sobre Beyoncé e o que ela é capaz de fazer.

O objetivo não é conquistar o respeito de quem a desrespeita. É ostentar tantos talentos que questioná-la se torna impossível. E para tanto, o arsenal da cantora é invejável.

Como é Cowboy Carter

Neste arsenal, está a breve participação de ídolos como Willie Nelson e Dolly Parton, concedendo sua benção enquanto Beyoncé exibe versatilidade.

Também há referências estelares – que só uma artista desse calibre pode se dar ao luxo de elencar. O disco conta com uma reimaginação de Jolene, de Dolly (também intitulada Jolene no álbum); uma interpolação de These Boots Are Made For Walking, de Nancy Sinatra; e de Good Vibrations, dos Beach Boys (Ya Ya).

E vai além: o álbum inclui uma versão de Blackbird, dos Beatles. Agora, o Fab Four é substituído pela artista e outras quatro mulheres negras (Tanner Adell, Brittney Spencer, Tiera Kennedy e Reyna Roberts).

“Eu imaginei uma mulher negra, não um pássaro. Era a época do movimento dos direitos civis, então [a música] era eu cantando para uma mulher negra”, disse Paul McCartney sobre a canção no livro Many Years From Now. Poeticamente, em Blackbiird, a música encontra suas musas.

Nas versões ou nas canções originais, uma das maiores habilidades de Beyoncé se sobressai: a excelência vocal. A cantora desliza entre notas graves e agudas, harmonias belíssimas, melismas e até rap. Em Daughter, ela exibe sua voz em forma quase operística.

A primeira metade do extenso disco percorre todos os elementos tradicionais do country estadunidense, com banjos, palmas e estalos. Em vários momentos, o estilo é despido até os pilares do imaginário cancionista norte-americano – histórias da vida no campo com arranjos acústicos e melodias folk.

Mas o forte do disco é quando ele se desprende da noção de gênero musical.

“Gêneros são um conceito engraçado, não é? Sim, eles são. Em teoria, há uma definição simples de entender. Mas na prática, alguns podem se sentir confinados”, diz Linda Martell, considerada a primeira artista negra de sucesso comercial no country. Essa fala de Martell é a introdução de Spaghettii e, logo em seguida, um sample de funk brasileiro domina a música (Aquecimento Das Danadas, do DJ O Mandrake).

Amarração conceitual

Beyoncé nunca mirou somente na nostalgia; sempre se orientou pela inovação. Por isso, na segunda parte, Cowboy Carter se torna uma experimentação de texturas e influências, do blues ao trap, em uma reimaginação do que pode ser a música popular estadunidense (e por vezes, global).

Ao longo do álbum, a sede por se provar talvez seja seu maior problema: há canções arrojadas, como II Hands II Heaven, mas há faixas menos interessantes, como Levii’s Jeans. Com 88 minutos de duração, o projeto perde um pouco da sua amarração conceitual e, no fim, o que mais sustenta sua coesão é o nome que o assina.

“Este não é um álbum country. É um álbum ‘Beyoncé'”, adiantava a cantora em explicação no Instagram, talvez com a intenção de criar um gênero musical em seu entorno. Em seu currículo, já constavam músicas pop, R&B, passeios pelo afrobeat, hip-hop e dance music. Agora, ela revisita elementos de diversos estilos para formar o seu próprio gênero; no portfólio de Beyoncé, Cowboy Carter é sobretudo um exercício de autoexaltação.

Uma das maiores artistas do mundo redefine seu auge, com mais de 20 anos de carreira. E hoje, prova que não há espaço em que ela não possa entrar.

Cowboy Carter, novo disco da Beyoncé, tem duas histórias.

Beyoncé na capa de seu novo álbum, 'Cowboy Carter'. Foto: @beyonce via Instagram

A primeira se passa em 2016. Naquele ano, acompanhada do grupo The Chicks, Beyoncé subiu ao palco no Country Music Awards e apresentou Daddy Lessons, canção country do disco Lemonade. Fora do elemento pop que a consagrou, ela fez uma apresentação criticamente aclamada – mas visivelmente mal recebida pelos artistas presentes.

Dias depois, já corriam rumores de que Beyoncé sofreu preconceito e até racismo nos bastidores. Nem ela, uma das artistas mais poderosas do mundo, era bem-vinda no nicho musical conservador que é o country estadunidense.

A outra história é a que ela escolheu contar. Natural do Texas e com sua própria trajetória no universo do rodeio, Beyoncé decidiu que tinha seu direito naquele espaço como qualquer outro artista. Mais ainda, considerando que as raízes do gênero vêm da população afro-americana.

Mas Beyoncé, conhecida por ser diplomática, seguiu a rota “Beyoncé”: não se pronunciou na época, guardando sua resposta para oito anos depois. Cowboy Carter, disco lançado nesta sexta-feira, 29, “nasceu de uma experiência onde não me senti acolhida…e ficou muito claro que não fui”, escreveu a artista em seu Instagram. Na capa, sobre um cavalo, a texana levanta a bandeira dos EUA e toma as rédeas.

O álbum é o segundo ato de um projeto de três etapas: vem após Renaissance, luxuoso passeio pela pista de dança. Apesar de ter profunda pesquisa sobre a história afro-americana do gênero, Cowboy Carter não pretende ser um álbum somente sobre raça e política. Dessa vez, é um disco sobre Beyoncé e o que ela é capaz de fazer.

O objetivo não é conquistar o respeito de quem a desrespeita. É ostentar tantos talentos que questioná-la se torna impossível. E para tanto, o arsenal da cantora é invejável.

Como é Cowboy Carter

Neste arsenal, está a breve participação de ídolos como Willie Nelson e Dolly Parton, concedendo sua benção enquanto Beyoncé exibe versatilidade.

Também há referências estelares – que só uma artista desse calibre pode se dar ao luxo de elencar. O disco conta com uma reimaginação de Jolene, de Dolly (também intitulada Jolene no álbum); uma interpolação de These Boots Are Made For Walking, de Nancy Sinatra; e de Good Vibrations, dos Beach Boys (Ya Ya).

E vai além: o álbum inclui uma versão de Blackbird, dos Beatles. Agora, o Fab Four é substituído pela artista e outras quatro mulheres negras (Tanner Adell, Brittney Spencer, Tiera Kennedy e Reyna Roberts).

“Eu imaginei uma mulher negra, não um pássaro. Era a época do movimento dos direitos civis, então [a música] era eu cantando para uma mulher negra”, disse Paul McCartney sobre a canção no livro Many Years From Now. Poeticamente, em Blackbiird, a música encontra suas musas.

Nas versões ou nas canções originais, uma das maiores habilidades de Beyoncé se sobressai: a excelência vocal. A cantora desliza entre notas graves e agudas, harmonias belíssimas, melismas e até rap. Em Daughter, ela exibe sua voz em forma quase operística.

A primeira metade do extenso disco percorre todos os elementos tradicionais do country estadunidense, com banjos, palmas e estalos. Em vários momentos, o estilo é despido até os pilares do imaginário cancionista norte-americano – histórias da vida no campo com arranjos acústicos e melodias folk.

Mas o forte do disco é quando ele se desprende da noção de gênero musical.

“Gêneros são um conceito engraçado, não é? Sim, eles são. Em teoria, há uma definição simples de entender. Mas na prática, alguns podem se sentir confinados”, diz Linda Martell, considerada a primeira artista negra de sucesso comercial no country. Essa fala de Martell é a introdução de Spaghettii e, logo em seguida, um sample de funk brasileiro domina a música (Aquecimento Das Danadas, do DJ O Mandrake).

Amarração conceitual

Beyoncé nunca mirou somente na nostalgia; sempre se orientou pela inovação. Por isso, na segunda parte, Cowboy Carter se torna uma experimentação de texturas e influências, do blues ao trap, em uma reimaginação do que pode ser a música popular estadunidense (e por vezes, global).

Ao longo do álbum, a sede por se provar talvez seja seu maior problema: há canções arrojadas, como II Hands II Heaven, mas há faixas menos interessantes, como Levii’s Jeans. Com 88 minutos de duração, o projeto perde um pouco da sua amarração conceitual e, no fim, o que mais sustenta sua coesão é o nome que o assina.

“Este não é um álbum country. É um álbum ‘Beyoncé'”, adiantava a cantora em explicação no Instagram, talvez com a intenção de criar um gênero musical em seu entorno. Em seu currículo, já constavam músicas pop, R&B, passeios pelo afrobeat, hip-hop e dance music. Agora, ela revisita elementos de diversos estilos para formar o seu próprio gênero; no portfólio de Beyoncé, Cowboy Carter é sobretudo um exercício de autoexaltação.

Uma das maiores artistas do mundo redefine seu auge, com mais de 20 anos de carreira. E hoje, prova que não há espaço em que ela não possa entrar.

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