Sempre alvo de polêmica, Maddona nunca abriu mão de manifestar abertamente uma sexualidade sem complexos que muito contribuiu para sua fama de estrela.
Ao lançar sua primeira premiação de vídeos musicais , em 1984, a MTV carimbou, com um espetáculo impressionante de Maddonna, a pecha de antiguidade em outras premiações famosas, como o Grammy e o Oscar.
Naquela apresentação, a estrela pop entrou no palco sobre um enorme bolo de noiva, cantando Like a Virgin. Estava descalça e usava um vestido de casamento sexy, com um cinturão com a inscrição "boy toy", que não significa exatamente brinquedo de criança.Ao cantar, a artista se contorcia no chão, deixando ver a roupa de baixo.
Estava lançada sua reputação de garota má, que ela só fez aperfeiçoar em cada novo vídeo.
O vídeo da MTV com a música Like a Prayer provocou um escândalo em 1989 - escândalo amplificado com seu uso num comercial da Pepsi. No vídeo, que alterna momentos de clara conotação sexual e imagens religiosas, Maddona faz amor com a estátua de um santo negro que ganha vida e dança em frente a cruzes em chamas, símbolo da organização supremacista branca Ku Klux Klan. O Vaticano protestou. Movimentos religiosos ameaçaram boicotar a Pepsi que, sob pressão, cancelou a campanha publicitária.
Madonna provocou escândalos também em suas turnês, várias das quais lhe renderam mais de US$ 100 milhões.
A turnê Blond Ambition, de 1990, conseguiu ser ainda mais ousada em celebração de sexo e de homossexualidade, que então era muito menos aceita. A coreografia incluía gestos de masturbação de Madonna quando ela cantava Like a Prayer, o que levou a polícia de Toronto, Canadá, a advertir a cantora de que ela poderia ser presa. Madonna amenizou a cena.
Foi nessa turnê que Madonna lançou o sutiã cônico desenhado por Jean-Paul Gaultier, peça que passou a ser associada a sua imagem.
A cantora se tornou uma espécie de irmã mais velha de muitas colegas que seguiram seu estilo, e continua tendo êxito em fazer que se fale dela. Na premiação de vídeos da MTV de 2013, Madonna beijou apaixonadamente as "irmãzinhas" Christina Aguilera e Britney Spears.
Por último, a superestrela fez uma aparição surpresa no festival Coachella, na Califórnia, em 2015, causando sensação ao beixar o rapper Drake. / TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ