Maestro renomado é acusado de agredir cantor durante apresentação


John Eliot Gardiner foi acusado de agredir nos bastidores um cantor que seguiu na direção errada ao sair do pódio durante uma apresentação da ópera ‘Les Troyens’ de Berlioz

Por Javier C. Hernández

THE NEW YORK TIMES - A apresentação do maestro John Eliot Gardiner à frente do Coral Monteverdi e da Orquestra Révolutionnaire et Romantique no sudeste da França esta semana deveria ser uma celebração: o início de uma turnê pela Europa de um dos maestros mais reverenciados da música clássica e seus renomados conjuntos.

No entanto, Gardiner, aos 80 anos, causou alvoroço quando, na terça-feira à noite, foi acusado de agredir um cantor no rosto nos bastidores após uma apresentação dos dois primeiros atos da ópera Les Troyens de Berlioz no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André.

Gardiner teria agredido o cantor, William Thomas, porque ele tinha saído do pódio pelo caminho errado após o concerto, segundo uma pessoa que pediu anonimato para descrever o incidente, pois não estava autorizada a discutir publicamente.

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Thomas, um baixo em ascensão da Inglaterra que interpretava o papel de Priam, não parecia estar gravemente ferido e estava programado para se apresentar novamente na quarta-feira à noite. Seus representantes não responderam aos pedidos de comentários.

Gardiner se retirou do festival na quarta-feira para retornar a Londres e consultar seu médico, disse Nicholas Boyd-Vaughan, porta-voz da Intermusica, agência que o representa. Gardiner não estava disponível para comentar, disse Boyd-Vaughan.

Gardiner — pioneiro do movimento de instrumentos de época e fundador de alguns de seus conjuntos mais valorizados, como o Coral Monteverdi, os Solistas Barrocos Ingleses e a Orquestra Révolutionnaire et Romantique — regeu na coroação do Rei Charles III da Grã-Bretanha em maio. Além de fazer inúmeras gravações, muitas consideradas clássicas, seu livro de 2013 sobre Johann Sebastian Bach, Bach no Castelo do Céu, foi bem recebido pela crítica.

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O incidente em Les Troyens, inicialmente relatado pelo site de música clássica Slippedisc, gerou críticas na indústria da música clássica, com alguns dizendo que Gardiner deveria enfrentar consequências. Gardiner e os conjuntos ainda têm mais quatro paradas planejadas na turnê, incluindo no Festival de Salzburgo na Áustria, no Opéra Royal em Versalhes, França, no Berliner Festspiele na Alemanha e no Proms, o festival de música clássica da BBC, na Inglaterra.

“John Eliot Gardiner ainda vai ser permitido reger @bbcproms?”, escreveu na quarta-feira a mezzo-soprano Helena Cooke no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. “Estão brincando?”

Os Proms disseram que estavam investigando. “Levamos a sério alegações sobre comportamento inadequado e estamos atualmente estabelecendo os fatos sobre o incidente”, disse George Chambers, porta-voz do festival.

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Gardiner foi substituído no Festival Berlioz na quarta-feira por Dinis Sousa, maestro associado do Coral Monteverdi, para uma apresentação dos atos finais de Les Troyens.

Bruno Messina, diretor geral e artístico do Festival Berlioz, disse em um comunicado que estava “devastado pelo incidente”, que ele não descreveu ou detalhou, mas sentiu que era importante que o espetáculo de quarta-feira continuasse.

Pedido de desculpas

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Por meio dos seus agentes, John Eliot Gardiner divulgou um pedido de desculpas no site site de música clássica Slippedisc. Confira a mensagem na íntegra:

“Lamento profundamente o incidente que ocorreu no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André na terça-feira à noite e peço desculpas sem reservas por perder a paciência imediatamente após a apresentação. Não posso justificar o meu comportamento e já pedi desculpas pessoalmente a Will Thomas, por quem tenho o maior respeito. Mas faço isso novamente, e aos outros artistas, pelo sofrimento que isso causou. Reconheço o quanto isso afetou todos os participantes envolvidos neste grande projeto, que é tão querido para mim.

Retornei ao Reino Unido e decidi me abster de conduzir todas as apresentações restantes de Les Troyens. Desejo a Dinis Sousa e a todos os músicos grande sucesso para os concertos restantes da turnê.

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Sei que a violência física nunca é aceitável e que os músicos devem sempre se sentir seguros. Peço sua paciência e compreensão enquanto reflito sobre minhas ações.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

THE NEW YORK TIMES - A apresentação do maestro John Eliot Gardiner à frente do Coral Monteverdi e da Orquestra Révolutionnaire et Romantique no sudeste da França esta semana deveria ser uma celebração: o início de uma turnê pela Europa de um dos maestros mais reverenciados da música clássica e seus renomados conjuntos.

No entanto, Gardiner, aos 80 anos, causou alvoroço quando, na terça-feira à noite, foi acusado de agredir um cantor no rosto nos bastidores após uma apresentação dos dois primeiros atos da ópera Les Troyens de Berlioz no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André.

Gardiner teria agredido o cantor, William Thomas, porque ele tinha saído do pódio pelo caminho errado após o concerto, segundo uma pessoa que pediu anonimato para descrever o incidente, pois não estava autorizada a discutir publicamente.

Thomas, um baixo em ascensão da Inglaterra que interpretava o papel de Priam, não parecia estar gravemente ferido e estava programado para se apresentar novamente na quarta-feira à noite. Seus representantes não responderam aos pedidos de comentários.

Gardiner se retirou do festival na quarta-feira para retornar a Londres e consultar seu médico, disse Nicholas Boyd-Vaughan, porta-voz da Intermusica, agência que o representa. Gardiner não estava disponível para comentar, disse Boyd-Vaughan.

Gardiner — pioneiro do movimento de instrumentos de época e fundador de alguns de seus conjuntos mais valorizados, como o Coral Monteverdi, os Solistas Barrocos Ingleses e a Orquestra Révolutionnaire et Romantique — regeu na coroação do Rei Charles III da Grã-Bretanha em maio. Além de fazer inúmeras gravações, muitas consideradas clássicas, seu livro de 2013 sobre Johann Sebastian Bach, Bach no Castelo do Céu, foi bem recebido pela crítica.

O incidente em Les Troyens, inicialmente relatado pelo site de música clássica Slippedisc, gerou críticas na indústria da música clássica, com alguns dizendo que Gardiner deveria enfrentar consequências. Gardiner e os conjuntos ainda têm mais quatro paradas planejadas na turnê, incluindo no Festival de Salzburgo na Áustria, no Opéra Royal em Versalhes, França, no Berliner Festspiele na Alemanha e no Proms, o festival de música clássica da BBC, na Inglaterra.

“John Eliot Gardiner ainda vai ser permitido reger @bbcproms?”, escreveu na quarta-feira a mezzo-soprano Helena Cooke no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. “Estão brincando?”

Os Proms disseram que estavam investigando. “Levamos a sério alegações sobre comportamento inadequado e estamos atualmente estabelecendo os fatos sobre o incidente”, disse George Chambers, porta-voz do festival.

Gardiner foi substituído no Festival Berlioz na quarta-feira por Dinis Sousa, maestro associado do Coral Monteverdi, para uma apresentação dos atos finais de Les Troyens.

Bruno Messina, diretor geral e artístico do Festival Berlioz, disse em um comunicado que estava “devastado pelo incidente”, que ele não descreveu ou detalhou, mas sentiu que era importante que o espetáculo de quarta-feira continuasse.

Pedido de desculpas

Por meio dos seus agentes, John Eliot Gardiner divulgou um pedido de desculpas no site site de música clássica Slippedisc. Confira a mensagem na íntegra:

“Lamento profundamente o incidente que ocorreu no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André na terça-feira à noite e peço desculpas sem reservas por perder a paciência imediatamente após a apresentação. Não posso justificar o meu comportamento e já pedi desculpas pessoalmente a Will Thomas, por quem tenho o maior respeito. Mas faço isso novamente, e aos outros artistas, pelo sofrimento que isso causou. Reconheço o quanto isso afetou todos os participantes envolvidos neste grande projeto, que é tão querido para mim.

Retornei ao Reino Unido e decidi me abster de conduzir todas as apresentações restantes de Les Troyens. Desejo a Dinis Sousa e a todos os músicos grande sucesso para os concertos restantes da turnê.

Sei que a violência física nunca é aceitável e que os músicos devem sempre se sentir seguros. Peço sua paciência e compreensão enquanto reflito sobre minhas ações.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

THE NEW YORK TIMES - A apresentação do maestro John Eliot Gardiner à frente do Coral Monteverdi e da Orquestra Révolutionnaire et Romantique no sudeste da França esta semana deveria ser uma celebração: o início de uma turnê pela Europa de um dos maestros mais reverenciados da música clássica e seus renomados conjuntos.

No entanto, Gardiner, aos 80 anos, causou alvoroço quando, na terça-feira à noite, foi acusado de agredir um cantor no rosto nos bastidores após uma apresentação dos dois primeiros atos da ópera Les Troyens de Berlioz no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André.

Gardiner teria agredido o cantor, William Thomas, porque ele tinha saído do pódio pelo caminho errado após o concerto, segundo uma pessoa que pediu anonimato para descrever o incidente, pois não estava autorizada a discutir publicamente.

Thomas, um baixo em ascensão da Inglaterra que interpretava o papel de Priam, não parecia estar gravemente ferido e estava programado para se apresentar novamente na quarta-feira à noite. Seus representantes não responderam aos pedidos de comentários.

Gardiner se retirou do festival na quarta-feira para retornar a Londres e consultar seu médico, disse Nicholas Boyd-Vaughan, porta-voz da Intermusica, agência que o representa. Gardiner não estava disponível para comentar, disse Boyd-Vaughan.

Gardiner — pioneiro do movimento de instrumentos de época e fundador de alguns de seus conjuntos mais valorizados, como o Coral Monteverdi, os Solistas Barrocos Ingleses e a Orquestra Révolutionnaire et Romantique — regeu na coroação do Rei Charles III da Grã-Bretanha em maio. Além de fazer inúmeras gravações, muitas consideradas clássicas, seu livro de 2013 sobre Johann Sebastian Bach, Bach no Castelo do Céu, foi bem recebido pela crítica.

O incidente em Les Troyens, inicialmente relatado pelo site de música clássica Slippedisc, gerou críticas na indústria da música clássica, com alguns dizendo que Gardiner deveria enfrentar consequências. Gardiner e os conjuntos ainda têm mais quatro paradas planejadas na turnê, incluindo no Festival de Salzburgo na Áustria, no Opéra Royal em Versalhes, França, no Berliner Festspiele na Alemanha e no Proms, o festival de música clássica da BBC, na Inglaterra.

“John Eliot Gardiner ainda vai ser permitido reger @bbcproms?”, escreveu na quarta-feira a mezzo-soprano Helena Cooke no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. “Estão brincando?”

Os Proms disseram que estavam investigando. “Levamos a sério alegações sobre comportamento inadequado e estamos atualmente estabelecendo os fatos sobre o incidente”, disse George Chambers, porta-voz do festival.

Gardiner foi substituído no Festival Berlioz na quarta-feira por Dinis Sousa, maestro associado do Coral Monteverdi, para uma apresentação dos atos finais de Les Troyens.

Bruno Messina, diretor geral e artístico do Festival Berlioz, disse em um comunicado que estava “devastado pelo incidente”, que ele não descreveu ou detalhou, mas sentiu que era importante que o espetáculo de quarta-feira continuasse.

Pedido de desculpas

Por meio dos seus agentes, John Eliot Gardiner divulgou um pedido de desculpas no site site de música clássica Slippedisc. Confira a mensagem na íntegra:

“Lamento profundamente o incidente que ocorreu no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André na terça-feira à noite e peço desculpas sem reservas por perder a paciência imediatamente após a apresentação. Não posso justificar o meu comportamento e já pedi desculpas pessoalmente a Will Thomas, por quem tenho o maior respeito. Mas faço isso novamente, e aos outros artistas, pelo sofrimento que isso causou. Reconheço o quanto isso afetou todos os participantes envolvidos neste grande projeto, que é tão querido para mim.

Retornei ao Reino Unido e decidi me abster de conduzir todas as apresentações restantes de Les Troyens. Desejo a Dinis Sousa e a todos os músicos grande sucesso para os concertos restantes da turnê.

Sei que a violência física nunca é aceitável e que os músicos devem sempre se sentir seguros. Peço sua paciência e compreensão enquanto reflito sobre minhas ações.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

THE NEW YORK TIMES - A apresentação do maestro John Eliot Gardiner à frente do Coral Monteverdi e da Orquestra Révolutionnaire et Romantique no sudeste da França esta semana deveria ser uma celebração: o início de uma turnê pela Europa de um dos maestros mais reverenciados da música clássica e seus renomados conjuntos.

No entanto, Gardiner, aos 80 anos, causou alvoroço quando, na terça-feira à noite, foi acusado de agredir um cantor no rosto nos bastidores após uma apresentação dos dois primeiros atos da ópera Les Troyens de Berlioz no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André.

Gardiner teria agredido o cantor, William Thomas, porque ele tinha saído do pódio pelo caminho errado após o concerto, segundo uma pessoa que pediu anonimato para descrever o incidente, pois não estava autorizada a discutir publicamente.

Thomas, um baixo em ascensão da Inglaterra que interpretava o papel de Priam, não parecia estar gravemente ferido e estava programado para se apresentar novamente na quarta-feira à noite. Seus representantes não responderam aos pedidos de comentários.

Gardiner se retirou do festival na quarta-feira para retornar a Londres e consultar seu médico, disse Nicholas Boyd-Vaughan, porta-voz da Intermusica, agência que o representa. Gardiner não estava disponível para comentar, disse Boyd-Vaughan.

Gardiner — pioneiro do movimento de instrumentos de época e fundador de alguns de seus conjuntos mais valorizados, como o Coral Monteverdi, os Solistas Barrocos Ingleses e a Orquestra Révolutionnaire et Romantique — regeu na coroação do Rei Charles III da Grã-Bretanha em maio. Além de fazer inúmeras gravações, muitas consideradas clássicas, seu livro de 2013 sobre Johann Sebastian Bach, Bach no Castelo do Céu, foi bem recebido pela crítica.

O incidente em Les Troyens, inicialmente relatado pelo site de música clássica Slippedisc, gerou críticas na indústria da música clássica, com alguns dizendo que Gardiner deveria enfrentar consequências. Gardiner e os conjuntos ainda têm mais quatro paradas planejadas na turnê, incluindo no Festival de Salzburgo na Áustria, no Opéra Royal em Versalhes, França, no Berliner Festspiele na Alemanha e no Proms, o festival de música clássica da BBC, na Inglaterra.

“John Eliot Gardiner ainda vai ser permitido reger @bbcproms?”, escreveu na quarta-feira a mezzo-soprano Helena Cooke no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. “Estão brincando?”

Os Proms disseram que estavam investigando. “Levamos a sério alegações sobre comportamento inadequado e estamos atualmente estabelecendo os fatos sobre o incidente”, disse George Chambers, porta-voz do festival.

Gardiner foi substituído no Festival Berlioz na quarta-feira por Dinis Sousa, maestro associado do Coral Monteverdi, para uma apresentação dos atos finais de Les Troyens.

Bruno Messina, diretor geral e artístico do Festival Berlioz, disse em um comunicado que estava “devastado pelo incidente”, que ele não descreveu ou detalhou, mas sentiu que era importante que o espetáculo de quarta-feira continuasse.

Pedido de desculpas

Por meio dos seus agentes, John Eliot Gardiner divulgou um pedido de desculpas no site site de música clássica Slippedisc. Confira a mensagem na íntegra:

“Lamento profundamente o incidente que ocorreu no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André na terça-feira à noite e peço desculpas sem reservas por perder a paciência imediatamente após a apresentação. Não posso justificar o meu comportamento e já pedi desculpas pessoalmente a Will Thomas, por quem tenho o maior respeito. Mas faço isso novamente, e aos outros artistas, pelo sofrimento que isso causou. Reconheço o quanto isso afetou todos os participantes envolvidos neste grande projeto, que é tão querido para mim.

Retornei ao Reino Unido e decidi me abster de conduzir todas as apresentações restantes de Les Troyens. Desejo a Dinis Sousa e a todos os músicos grande sucesso para os concertos restantes da turnê.

Sei que a violência física nunca é aceitável e que os músicos devem sempre se sentir seguros. Peço sua paciência e compreensão enquanto reflito sobre minhas ações.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

THE NEW YORK TIMES - A apresentação do maestro John Eliot Gardiner à frente do Coral Monteverdi e da Orquestra Révolutionnaire et Romantique no sudeste da França esta semana deveria ser uma celebração: o início de uma turnê pela Europa de um dos maestros mais reverenciados da música clássica e seus renomados conjuntos.

No entanto, Gardiner, aos 80 anos, causou alvoroço quando, na terça-feira à noite, foi acusado de agredir um cantor no rosto nos bastidores após uma apresentação dos dois primeiros atos da ópera Les Troyens de Berlioz no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André.

Gardiner teria agredido o cantor, William Thomas, porque ele tinha saído do pódio pelo caminho errado após o concerto, segundo uma pessoa que pediu anonimato para descrever o incidente, pois não estava autorizada a discutir publicamente.

Thomas, um baixo em ascensão da Inglaterra que interpretava o papel de Priam, não parecia estar gravemente ferido e estava programado para se apresentar novamente na quarta-feira à noite. Seus representantes não responderam aos pedidos de comentários.

Gardiner se retirou do festival na quarta-feira para retornar a Londres e consultar seu médico, disse Nicholas Boyd-Vaughan, porta-voz da Intermusica, agência que o representa. Gardiner não estava disponível para comentar, disse Boyd-Vaughan.

Gardiner — pioneiro do movimento de instrumentos de época e fundador de alguns de seus conjuntos mais valorizados, como o Coral Monteverdi, os Solistas Barrocos Ingleses e a Orquestra Révolutionnaire et Romantique — regeu na coroação do Rei Charles III da Grã-Bretanha em maio. Além de fazer inúmeras gravações, muitas consideradas clássicas, seu livro de 2013 sobre Johann Sebastian Bach, Bach no Castelo do Céu, foi bem recebido pela crítica.

O incidente em Les Troyens, inicialmente relatado pelo site de música clássica Slippedisc, gerou críticas na indústria da música clássica, com alguns dizendo que Gardiner deveria enfrentar consequências. Gardiner e os conjuntos ainda têm mais quatro paradas planejadas na turnê, incluindo no Festival de Salzburgo na Áustria, no Opéra Royal em Versalhes, França, no Berliner Festspiele na Alemanha e no Proms, o festival de música clássica da BBC, na Inglaterra.

“John Eliot Gardiner ainda vai ser permitido reger @bbcproms?”, escreveu na quarta-feira a mezzo-soprano Helena Cooke no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. “Estão brincando?”

Os Proms disseram que estavam investigando. “Levamos a sério alegações sobre comportamento inadequado e estamos atualmente estabelecendo os fatos sobre o incidente”, disse George Chambers, porta-voz do festival.

Gardiner foi substituído no Festival Berlioz na quarta-feira por Dinis Sousa, maestro associado do Coral Monteverdi, para uma apresentação dos atos finais de Les Troyens.

Bruno Messina, diretor geral e artístico do Festival Berlioz, disse em um comunicado que estava “devastado pelo incidente”, que ele não descreveu ou detalhou, mas sentiu que era importante que o espetáculo de quarta-feira continuasse.

Pedido de desculpas

Por meio dos seus agentes, John Eliot Gardiner divulgou um pedido de desculpas no site site de música clássica Slippedisc. Confira a mensagem na íntegra:

“Lamento profundamente o incidente que ocorreu no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André na terça-feira à noite e peço desculpas sem reservas por perder a paciência imediatamente após a apresentação. Não posso justificar o meu comportamento e já pedi desculpas pessoalmente a Will Thomas, por quem tenho o maior respeito. Mas faço isso novamente, e aos outros artistas, pelo sofrimento que isso causou. Reconheço o quanto isso afetou todos os participantes envolvidos neste grande projeto, que é tão querido para mim.

Retornei ao Reino Unido e decidi me abster de conduzir todas as apresentações restantes de Les Troyens. Desejo a Dinis Sousa e a todos os músicos grande sucesso para os concertos restantes da turnê.

Sei que a violência física nunca é aceitável e que os músicos devem sempre se sentir seguros. Peço sua paciência e compreensão enquanto reflito sobre minhas ações.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

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