1 ano e meio depois de encerrar sua turnê de despedida, Elton John anunciou um novo álbum de estúdio, com previsão de lançamento para 4 de abril.
O disco, intitulado Who Believes in Angels?, é uma colaboração com a cantora americana Brandi Carlile e também conta com composições de Bernie Taupin, letrista do astro britânico há décadas.
No material de divulgação do novo trabalho, Elton o descreveu como “um dos mais difíceis” que já fez. O álbum foi gravado em outubro de 2023 no estúdio Sunset Sound em Los Angeles. “Parece como entrar em uma nova era, e estou empurrando a porta para entrar no futuro. No que me diz respeito, este é o início da minha carreira, parte dois”, afirmou a lenda do rock, que eternizou sucessos como Tiny Dancer e Rocket Man.
O responsável pela produção é o jovem Andrew Watt, de apenas 34 anos, que acabou de vencer um Grammy pelo álbum mais recente dos Rolling Stones, Hackney Diamonds (2023). Ele também já trabalhou com Paul McCartney, Lady Gaga, Post Malone, entre muitos outros artistas.
Dentre os músicos de apoio selecionados para o projeto, destacam-se o baterista Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), o baixista Pino Palladino (ex-The Who) e Josh Klinghoffer (ex-Red Hot Chili Peppers).
Ao contrário do que ocorreu no disco mais recente de Elton, The Lockdown Sessions (2021) – guiado pelo pop contemporâneo –, a expectativa é que Who Believes in Angels? remeta à sonoridade dos anos 1970, década que consagrou Elton e da qual Brandi tem buscado inspirações ao longo de sua carreira. A artista de 43 anos, cujo hit mais conhecido é The Story, gosta de explorar gêneros como country e folk.
No fim do ano passado, a dupla lançou a balada Never Too Late, tema do documentário de mesmo nome sobre o cantor lançado no Disney+. A música, já confirmada entre as 10 faixas do novo álbum, foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.
A faixa-título de Who Believes in Angels? já está disponível nas plataformas de streaming. Também foi divulgado um vídeo onde podemos ver bastidores da gravação.