Do vinil para o cassete. Do cassete para o walkman. Do walkman para o CD. Do CD para o celular. Parece que conseguir ter qualquer música na ponta dos dedos é uma mudança bem recente, mas, neste ano, a principal plataforma de streaming musical da atualidade completa uma década de existência.
Em maio, o Spotify comemora o aniversário do lançamento oficial e acompanhar o crescimento na plataforma e os gostos musicais dos brasileiros é sinônimo de entender o mercado musical dos últimos anos. Para celebrar a marca, o streaming divulgou, com exclusividade ao Estadão, os artistas mais ouvidos ano a ano desde 2014.
Leia Também:
A preferência do brasileiro pela música nacional é evidente: em todos os anos, apenas um artista internacional apareceu como o mais ouvido na plataforma. A lista também provou o incontestável reinado da Rainha da Sofrência: Marília Mendonça foi a artista que mais apareceu no ranking. Da mesma forma, o sertanejo foi o gênero que dominou o levantamento.
Segundo o Spotify, foram mais de 770 bilhões de streams - ou reproduções - em todo o período. O número de reproduções de artistas brasileiros aumentou 240 vezes na mesma época - conforme os dados divulgados, o Brasil representa 60% do consumo de cantores do País na plataforma.
Confira o ranking dos artistas mais ouvidos na última década no Spotify
- 2014: Calvin Harris
- 2015: Jorge & Mateus
- 2016: Jorge & Mateus
- 2017: Matheus & Kauan
- 2018: Zé Neto & Cristiano
- 2019: Marília Mendonça
- 2020: Marília Mendonça
- 2021: Os Barões da Pisadinha
- 2022: Marília Mendonça
- 2023: Ana Castela