Faz dois anos desde que assistimos a um novo episódio de Better Call Saul, mas os personagens presumivelmente não envelheceram um minuto.
Então, antes da abertura da 6.ª e última temporada, que estreia nesta terça, 19, na Netflix, vamos tirar um momento para lembrar exatamente o que estava acontecendo com esse bando de traficantes sociopatas e advogados moralmente corrompidos quando começaram a rolar os créditos finais da 5.ª temporada. E vamos fazer uma pergunta candente de cada vez.
Para onde Lalo Salamanca estava indo naquela última cena do último episódio?
Estava indo atrás de vingança. Lalo Salamanca (Tony Dalton) acabou de sobreviver à tentativa de invasão e assassinato mais incompetente do mundo, superando um punhado de homens fortemente armados usando pouco mais do que uma frigideira de óleo fervente, armas tomadas e o uso astuto de seu túnel subterrâneo. Ele sabe quem mandou esses caras - o rival no ramo da metanfetamina e empresário de frango frito Gus Fring (Giancarlo Esposito).
Gus está alguns passos à frente de Lalo desde que este mais novo Salamanca apareceu na 4.ª temporada. Foi Gus quem planejou a prisão de Lalo e sua condenação por assassinato - um crime que Lalo, de fato, cometeu - e depois o soltou quando o vilão bigodudo provou que podia causar muitos estragos atrás das grades.
Depois de perder seu amado cozinheiro e, aparentemente, todos os outros da equipe, Lalo agora vai buscará a máxima vingança. Sabemos que isso não vai envolver a morte de Fring - ele está vivo e passa bem em Breaking Bad, a sequência desta série - mas ele provavelmente vai causar caos e danos. No mínimo, pode impedir a abertura do super laboratório de metanfetamina, que é sem dúvida o projeto mais querido para Gus e o mais importante para seus resultados.
Nacho Varga está perdido?
Parece que sim! Nacho (Michael Mando) deixou os assassinos mexicanos entrarem na fortaleza de Lalo, depois escapuliu quando o caos começou. Agora que Lalo sobreviveu à carnificina, será bastante óbvio para ele que Nacho esteve por trás do ataque.
Mas pense no seguinte. No último episódio, Nacho teve uma longa discussão com o líder do cartel Don Eladio (Steven Bauer) sobre como ele administraria os negócios no Novo México agora que não há um Salamanca por perto para substituir Lalo. Será que foi uma perda de tempo para os espectadores?
Apesar de tudo, é fácil presumir que Nacho vai manter seu título de Personagem Mais Atormentado desta série. Ninguém sofreu mais abusos físicos e psicológicos.
Kim Wexler está mal. Mas quanto?
Muito mal. No final da última temporada, Kim (Rhea Seehorn) estava convencendo Jimmy McGill (Bob Odenkirk) a ajudar a enquadrar seu ex-mentor e chefe, Howard Hamlin (Patrick Fabian), em algum tipo de fraude ou má conduta que encerraria sua carreira. Os contornos desta trama não são claros, mas Kim está convencida de que Howard merece o pior que ela e Jimmy consigam bolar.
O motivo óbvio aqui é dinheiro. Com Howard afastado por escândalo, ela e Jimmy vão receber cerca de US$ 2 milhões de uma ação coletiva contra um lar de idosos. Mas tem mais. Kim detesta o cara de uma forma que até Jimmy - que também não é muito fã - acha excessiva.
O sentimento de ódio é complicado e vale um ensaio à parte. Basta dizer que Howard tem um histórico de humilhar Kim - certa vez ele a fez trabalhar numa sala mal iluminada com associados do primeiro ano quando ela era uma novata na Hamlin, Hamlin & McGill, essencialmente punindo-a pelos pecados de Jimmy. Mas Kim e Howard também tiveram bons anos, e ele perdoou sua dívida de empréstimo estudantil quando ela deixou a empresa.
Além disso, Kim deu um soco no estômago de Howard, figurativamente falando, quando ela e Jimmy encontraram uma maneira muito dissimulada de roubar um cliente de primeira linha da HHM. Então, eles têm problemas, o que traz à mente aquele velho truísmo: você só consegue profundamente as pessoas de quem já gostou.
Kim está se tornando um dos personagens mais ricos intelectualmente desta série (Gus é seu único rival). Em sua cena de saída da 5ª temporada, ela estava sonhando em abrir um escritório de advocacia para ajudar os pobres, o que é o movimento mais altruísta que um advogado pode imaginar. Ela também era a pessoa certa para destruir o cara porque, como ela disse, ele precisava ser derrubado.
Cuidado, Howard. Cuidado com todos os lados.
O que vai acontecer com Jimmy?
Terapia, espera-se. Quando visto pela última vez, Jimmy havia suportado as 48 horas mais difíceis de sua vida, começando com uma iniciativa terrivelmente malfeita para transportar US $ 7 milhões em dinheiro do cartel do México para Albuquerque - fiança para seu cliente, Lalo. Em vez de uma simples entrega, Jimmy chegou a um milissegundo da morte por execução, depois viu seu quase assassino ser baleado, o início de uma farra mortal orquestrada por Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks), que apresentou sua melhor performance de atirador até hoje.
Esta era a parte fácil. Jimmy e Mike então cruzaram o deserto durante a noite, arrastando pesados sacos de notas de US$ 100 e escapando por pouco da morte por desidratação. Então Lalo decidiu que a versão contada por Jimmy - que ele simplesmente tivera problemas com o carro e depois caminhara a noite toda - tinha furos. Mais especificamente, furos de bala, que ele descobriu no carro de Jimmy quando o examinou durante sua viagem para a fronteira mexicana. Lalo visitou Jimmy e Kim em seu apartamento para confrontar Jimmy e foi salvo apenas pelo talento de Kim para mentiras improvisadas.
Para onde vão Gus e Mike?
Você pode esperar um pouco de raiva do geralmente equilibrado Fring a respeito do fiasco de Lalo. Pode esperar também algumas contramedidas para impedir qualquer vingança que Lalo tenha em mente, especialmente se isso significar atrasar o super laboratório já atrasado.
Mike certamente fornecerá os músculos e as habilidades de combate corpo a corpo necessários na próxima batalha. Mike e Gus passaram por uma fase difícil. Mike recebeu algumas ordens que desprezava, principalmente atirar no engenheiro do superlaboratório, Werner Ziegler (Rainer Bock), pelos esforços do alemão para se reunir brevemente com sua esposa.
Talvez seja por isso que Mike chegou perto de um ato de desobediência que quase significou o suicídio da carreira. Ele tinha um rifle apontado para Lalo durante aquele confronto no apartamento de Jimmy e Kim. Se realmente tivesse atirado, teria arruinado os planos de Gus e seria forçado a fugir para salvar sua vida.
Melhor ligar para Gene?
Vamos falar sobre a história ambientada após Breaking Bad, na qual Jimmy vive em Nebraska sob o nome falso de Gene Takavic.
As cinco temporadas anteriores de Better Call Saul começaram com uma breve visita a Omaha, onde um Jimmy pós-Saul vive e trabalha num shopping, depois de fugir de Albuquerque. (Numa inteligente inversão da norma, cenas ambientadas no futuro da série são filmadas em preto e branco). Na abertura da 5.ª temporada, Jimmy é confrontado por um cara que parece reconhecê-lo, sugerindo que seu disfarce foi descoberto.
Vale a pena notar que o pôster promocional desta nova temporada mostra Jimmy como Takavic - bigode, cabelo curto, óculos. É possível que muito mais do que alguns minutos da próxima temporada aconteçam em Nebraska. Quem sabe episódios inteiros. Talvez vejamos Jimmy chantageado. Ou perseguido pelos federais. Ou fugindo, de novo.
Que mais?
A série aos poucos vai se encaixando aos momentos iniciais de Breaking Bad. Então Jimmy em breve abraçará totalmente seu alter ego, Saul Goodman, que fez apenas aparições fugazes até agora. Podemos nos reencontrar com alguns velhos amigos também. Como o aficionado por música libertária Gale Boetticher (David Costabile), que ajuda a montar o super laboratório. E os produtores deram a entender que Walter White e Jesse Pinkman (Bryan Cranston e Aaron Paul) podem aparecer.
Se encontrarmos White em sua encarnação pré-Breaking Bad, ele será um professor de química nerd com muita ambição não realizada - e o par de Wallabees mais famoso do mundo. / TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZOU