Vintes anos depois do final de Friends, a atriz Lisa Kudrow admitiu que se irritava com o público durante as gravações da série. Em entrevista ao podcast Conan O’Brien Needs a Friend, a intérprete da Phoebe contou que, às vezes, os espectadores presentes no estúdio tinham reações exageradas para as piadas e atrapalhavam o ritmo do episódio. “Eles riam demais. Nem era tão engraçado”.
“Não era uma reação honesta e isso me irritava. Agora vocês estão arruinando o timing do resto da série. Tem outras piadas”, relembrou ao comediante. “Algumas vezes, se eles estivessem rindo por muito tempo, eu só olhava para o público realmente irritada”.
Vale lembrar que, como uma sitcom tradicional, Friends era filmada ao vivo diante de uma plateia — diferentemente de How I Met Your Mother, por exemplo, que na maior parte das vezes acrescentava as risadas dos espectadores depois das cenas já estarem gravadas.
“Uma série não é feita para a plateia no estúdio. É feita para quem está em casa”, continuou Kudrow. “Se fosse uma peça, sim, riam o quanto quiserem. Eu descubro um jeito de manter minha personagem ocupada, está tudo bem. [Mas], sendo algo filmado, eu só estava parada lá, acenando com a cabeça... É horrível”.
Ainda assim, os episódios com duração entre 20 e 30 minutos poderiam demandar quase oito horas de filmagem, a ponto de nem o público conseguir manter as risadas. “Sabia que eles pegariam a risada do primeiro take e [iriam] movê-la para qualquer que fosse o take escolhido”, contou a atriz.
Embora as piadas funcionassem logo de cara, a reação mais branda nas repetições fazia com que os roteiristas duvidassem do impacto do texto. Kudrow, porém, não se incomodava com a mudança de comportamento dos espectadores. “Quem está sofrendo porque eles não estão rindo? Estou tranquila se eles não rirem tanto, podemos continuar”.
Consideradas uma das sitcoms mais bem-sucedidas da história da TV americana, Friends era estrelada ainda por Jennifer Aniston, David Schwimmer, Courteney Cox, Matt LeBlanc e Matthew Perry. Ao longo de 10 temporadas, a produção acompanhava os altos e baixos das vidas de seis amigos morando em Nova York. Em 2021, o elenco se reuniu em um especial para celebrar a influência da série, que persiste até hoje.