Matthew Perry, o intérprete de Chandler em Friends, é um dos atores mais queridos de sua geração. Sua morte, em outubro de 2023, deixou pesar no coração de uma legião de fãs, e segue com investigações em desenvolvimento até hoje - com cinco indivíduos presos no capítulo mais recente da história.
Saiba mais sobre o caso.
Quem foi Matthew Perry
Americano-canadense nascido em 1969, em Massachusetts, Perry ganhou fama mundial por seu papel em Friends, série que durou entre 1994 e 2004. Sua carreira, no entanto, passou por outros programas de televisão, como Ally McBeal e Studio 60 on the Sunset Strip, e diversos filmes no cinema, como Meu Vizinho Mafioso, com Bruce Willis, e E Agora, Meu Amor?, com Salma Hayek.
Perry já foi indicado ao prêmio Emmy algumas vezes, tanto pela performance em Friends quanto por aparições em West Wing: Nos Bastidores do Poder ou pelo filme para a televisão A História de Ron Clark.
O vício de Perry e sua autobiografia
Quando começou a gravar Friends, aos 24 anos, Matthew Perry já tinha problemas com o alcoolismo. Com o tempo, a dependência em álcool e opioides se agravou e durou por toda a sua vida. Um porta-voz da batalha contra o vício, Perry relatou toda sua história em seu livro autobiográfico, Friends, Lovers and Big Terrible Thing, (no Brasil, lançado pela editora Best Seller como Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível) lançado em 2022.
De acordo com o próprio ator, o pior momento de seu vício aconteceu durante uma das últimas temporadas de Friends, quando tomava 55 comprimidos de Vicodin por dia e pesava 58 quilos. Em 2016, Matthew disse à BBC Radio 2 que “não se lembra” de três temporadas inteiras de Friends, de tão bêbado que estava na época. Em Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, Perry diz que a nona temporada da série foi a única de Friends em que ele estava totalmente sóbrio, e a única que o rendeu indicação ao Emmy.
Em novembro de 2022, o ator revelou que já havia gastado cerca de 9 milhões de dólares tentando se manter sóbrio ao longo dos anos.
Leia Também:
A morte
A equipe de emergência encontrou Perry inconsciente em uma banheira de hidromassagem em sua casa em Los Angeles em 28 de outubro de 2023 e não conseguiu reanimá-lo. A autópsia detalhou que ele morreu devido aos “efeitos agudos da ketamina”, substância utilizada para induzir e manter a anestesia. Na época, as autoridades americanas consideraram a morte como acidental.
Leia Também:
“Os fatores que contribuíram para a morte do Sr. Perry incluem afogamento, doença arterial coronariana e os efeitos da buprenorfina (usada para tratar o transtorno do uso de opióides)”, acrescentou o comunicado da autópsia.
A morte do ator impactou todo o mundo do entretenimento e deixou uma legião de fãs em choque, com diversos nomes de Hollywood se pronunciando sobre a tragédia. Um por um, os integrantes do elenco de Friends - Jennifer Aniston, David Shwimmer, Lisa Kudrow, Courteney Cox e Matt LeBlanc - publicaram homenagens comoventes ao colega em suas redes sociais.
A investigação
Após o resultado do laudo do médico legista, em dezembro de 2023, começou a investigação policial e, em maio, uma fonte do departamento de polícia de Los Angeles (LAPD) disse à revista People que o departamento estava trabalhando com a Administração de Repressão às Drogas (DEA) para saber a origem da ketamina usada pelo ator.
Perry fazia uso legal da substância em níveis baixos, em um tratamento de infusão controlado, mas a autópsia determinou que a alta quantidade de ketamina encontrada em seu corpo não pode ter sido da sua última sessão, realizada mais de uma semana antes da morte. De acordo com o resultado da autópsia, a quantidade da substância em seu corpo era equivalente à utilizada para uma anestesia geral.
Prisões
A prisão de indivíduos responsáveis por fornecer as drogas que resultam em morte - principalmente em casos de alta divulgação, como Perry - não é incomum. O Departamento de Justiça dos EUA determinou a prisão de cinco indivíduos:
O assistente de Perry, que vivia com ele, Kenneth Iwamasa; um conhecido, Eric Fleming; os médicos Mark Chavez e Salvador Plasencia; e a traficante conhecida como a “Rainha da Ketamina”, Jasveen Sangha. Os cinco indivíduos enfrentam sentenças entre 10 a 25 anos de prisão.
De acordo com o Procurador dos Estados Unidos, Martin Estrada, “os réus tiraram vantagem do vício do Sr. Perry para enriquecer, e sabiam que o que estavam fazendo era errado”.
Para saber mais
Perry será para sempre o Chandler de Friends, mas há diversos outros trabalhos do ator para quem quer relembrar sua carreira. Só na Max, plataforma que abriga a icônica série, é possível também conferir a reunião de 10 anos do elenco e uma de suas últimas comédias no cinema, 17 Outra Vez, com Zac Efron. A Max também é casa de West Wing, série que rendeu duas indicações ao Emmy para Perry, por suas participações especiais.
Outros filmes, como Meu Vizinho Mafioso, E Agora, Meu Amor? estão disponíveis para aluguel e compra na Apple TV+, e sua última série, The Odd Couple, pode ser assistida no Universal+. Para quem quer saber mais sobre sua vida, carreira e sua experiência com o vício, o seu livro, Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível foi lançado no Brasil pela Best Seller.