Matthew Perry, ator mais conhecido por ter dado vida ao personagem Chandler Bing, da série Friends, morreu neste sábado, 28. A informação foi divulgada primeiramente pelo site TMZ, e depois pelo jornal Los Angeles Times.
Segundo as informações do site TMZ, ele foi encontrado em uma jacuzzi na sua casa na região de Los Angeles, tendo aparentemente se afogado. Nenhuma droga teria sido encontrada pela polícia no local. O caso será investigado.
Na madrugada deste domingo, 29, o site disse que as circunstâncias da morte ainda são nebulosas, já que uma fonte disse à publicação que ele teria morrido, em casa conforme divulgado, depois de voltar de duas horas de prática de pickleball.
Também neste domingo, a publicação informou que embora a polícia não tenha encontrado drogas ilícitas, havia na casa de Matthew Perry antidepressivos, ansiolíticos e um medicamento para doença pulmonar obstrutiva crônica - usado por quem tem enfisema ou bronquite crônica. Matthew foi fumante durante sua vida. O resultado do exame toxicológico para determinar se o ator havia ingerido alguma droga pode levar meses a ser divulgado, segundo o site.
Os assessores de Perry e outros representantes não comentaram. Um porta-voz da polícia de Los Angeles disse à AP que os policiais foram àquele quarteirão da residência de Matthew “para uma investigação da morte de um homem na casa dos 50 anos”.
Segundo o Los Angeles Times, a mãe de Perry, Suzanne Marie Langford, que já foi assessora de imprensa de Pierre Trudeau (1919-2000), então primeiro ministro do Canadá e pai de Justin Trudeau, e o padrasto do ator, o apresentador Keith Morrison, chegaram à casa por volta das 19h. Eles não quiserem conversar com a imprensa. Matthew é filho do ator John Bennett Perry. Seus pais se separaram quando ele tinha um ano.
Os perfis oficiais da Warner Bros. e da série Friends no Instagram publicaram uma mensagem: “Nós estamos devastados em saber da morte de Matthew Perry. Ele foi um verdadeiro presente para todos nós. Nosso coração está com sua família e entes queridos, e com todos os seus fãs”.
O Chandler de Friends
O principal papel de sua carreira sem dúvida foi o Chandler, de Friends, o qual interpretou entre 1994 e 2004, quando a série foi ao ar protagonizada também por - Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt Le Blanc (Joey) e David Schwimmer (Ross). O elenco se uniu notavelmente nas temporadas finais para obter um salário de US$ 1 milhão por episódio para cada um.
O personagem de Perry se destacava pelo humor sarcástico e teve ‘azar no amor’ durante as primeiras temporadas - o que foi superado nas seguintes por seu namoro com a personagem Monica (Cox), um marco para os fãs da série.
“Um personagem específico me chamava a atenção: não era que eu achasse que era capaz de interpretar Chandler; eu era o Chandler”, escreveu Matthew sobre o papel em seu livro.
A série foi um dos maiores sucessos da televisão e ganhou uma nova vida nos últimos anos em serviços de streaming.
Outros trabalhos de Matthew Perry além de Friends
No cinema, o ator estrelou algumas comédias entre as décadas de 1990 e 2000. Em E Agora, Meu Amor? (1997), fez par romântico com Salma Hayek, numa trama que envolve uma paixão de uma noite só seguida por uma gravidez inesperada que une duas personalidades completamente diferentes.
Em Meu Vizinho Mafioso (2000) interpretou o dentista Oz, cuja vida sofria uma reviravolta quando um criminoso vivido por Bruce Willis se mudava para sua rua - a comédia rendeu a continuação Meu Vizinho Mafioso 2 (2004).
Um de seus últimos trabalhos de destaque no cinema foi no filme 17 Outra Vez (2009), estrelado por Zac Efron. Antes de desejar voltar no tempo e viver como se tivesse 17 anos, o protagonista era vivido por Matthew Perry.
Em 2021, o público pode revê-lo no especial Friends: The Reunion, que reuniu, além do intérprete de Chandler, o elenco do clássico programa.
A vida pessoal de Matthew Perry
Ao longo dos últimos anos, porém, Matthew Perry se afastou da carreira artística. Em vez de séries ou filmes, aparecia na imprensa em notícias que repercutiam problemas pessoais - como a de que estaria vivendo recluso em um quarto de hotel, gerando preocupação em antigos colegas e amigos, ou tendo gasto milhões para se manter sóbrio.
Perry foi sincero sobre sua longa e pública luta contra o vício. “Olá, meu nome é Matthew, embora você possa me conhecer por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu deveria estar morto”, escreveu, em seu livro de memórias, que vendeu um milhão de cópias em 2022.
Nos últimos anos, o ator falou sobre diversos problemas que enfrentou, incluindo o vício em drogas, incluindo bebidas alcóolicas e opioides. Numa das internações, afirma que os médicos disseram que tinha apenas 2% de chances de sobreviver. “O inferno existe. Eu estive lá”, afirmou em sua biografia”.
Matthew Perry e o vício em drogas
Ao longo dos últimos anos, o ator falou abertamente sobre os problemas com drogas. Ele passou por mais de uma dúzia de cirurgias e diversas internações para tentativas de reabilitação ao longo da vida, e detalhou parte delas em um livro autobiográfico. Clique aqui para ler mais sobre o tema.