A polícia de Los Angeles prendeu cinco pessoas relacionadas à morte do ator Matthew Perry, incluindo seu assistente e um grupo de médicos, descritos como parte de uma “ampla organização criminosa”. De acordo com o Departamento de Justiça, os cinco indivíduos se aproveitaram de Perry ao fornecer ketamina para o ator. Conhecido mundialmente por seu papel na série Friends, Perry morreu em outubro de 2023.
O Procurador dos EUA, Martin Estrada, falou em uma coletiva de imprensa nesta quinta, 15, que a rede criminosa incluía “um assistente que morava com o ator, vários intermediários, dois médicos e uma importante fonte de fornecimento de drogas conhecida como ‘A Rainha da Ketamina’. Esses réus se aproveitaram dos problemas de dependência do Sr. Perry para enriquecer. Eles sabiam que o que estavam fazendo era errado. Eles sabiam que o que estavam fazendo apresentava um grande perigo para o Sr. Perry, mas eles fizeram isso de qualquer maneira. No final, esses réus estavam mais interessados em lucrar com o Sr. Perry do que cuidar de seu bem-estar.” De acordo com a Variety, os principais indivíduos denunciados no caso são os médicos Salvador Plascencia e Mark Chavez, a traficante Jasveen Sangha e o assistente Kenneth Iwamasa.
Como reportado anteriormente, Perry fazia uso da substância em níveis baixos, em um tratamento de infusão, mas a autópsia determinou que a alta quantidade de ketamina encontrada em seu corpo não pode ter sido da sua última sessão, realizada mais de uma semana antes da morte. De acordo com o resultado da autópsia, a quantidade da substância em seu corpo era equivalente à utilizada para uma anestesia geral.
Matthew Perry morreu aos 54 anos, no dia 28 de outubro de 2023, em sua casa em Los Angeles. O ator foi encontrado inconsciente em sua banheira de hidromassagem, e a causa foi relacionada ao efeitos do uso de ketamina combinada a outros fatores, como afogamento, doença arterial coronariana e efeitos da buprenorfina - medicamento que era usado para tratar seu quadro de depressão e ansiedade.
A prisão de indivíduos responsáveis por fornecer as drogas que resultam em morte - principalmente em casos de alta divulgação, como Perry - não é incomum. Nos casos do cantor Michael Jackson e do ator Michael K. Williams, por exemplo, vários indivíduos foram presos pelo fornecimento de drogas ilícitas.
Conhecido por interpretar Chandler Bing em Friends, série eternizada na cultura pop mundial, Matthew Perry também estrelou 17 Outra Vez (2009), Meu Vizinho Mafioso (2000), Barrados no Baile (1990-2000), entre outros.