Ação da Multiplus sai a R$ 16 e IPO soma até R$ 723 milhões


Lote suplementar precisa ser exercido em 30 dias para valor da operação não ser reduzido

Por Vinícius Pinheiro e da Agência Estado

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Multiplus - empresa controlada pela TAM que cuida dos programas de fidelidade da companhia aérea e de parceiros - movimentou R$ 723,856 milhões, de acordo com dados encaminhados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).A Multiplus obteve o preço de R$ 16 por ação, abaixo do piso da faixa indicativa inicial - que variava entre R$ 18 e R$ 24. Diante da fraca demanda dos investidores, os bancos coordenadores da oferta - BTG Pactual e Credit Suisse - precisaram reduzir o preço sugerido para um intervalo de R$ 16 a R$ 18, conforme apurou a Agência Estado.Além do lote principal, de 39,340 milhões de ações, foram registrados 5,901 milhões de papéis do lote suplementar, que se não for exercido no prazo de 30 dias reduzirá o valor final da operação para R$ 629,440 milhões.Segundo fontes que acompanharam a operação, o principal problema da oferta da Multiplus não foi o preço da ação em si, mas a dificuldade dos investidores em entender a empresa e fazer projeções de resultados futuros. Além do pouco histórico da companhia, que passou a ser a gestora do programa de fidelidade da TAM em janeiro deste ano, existem poucos casos de empresas similares mesmo em outros países, o que dificulta a comparação.A principal fonte de receita da Multiplus vem da "venda" de pontos dos programas de fidelidade para parceiros comerciais. Esses pontos, que são repassados aos clientes, podem ser resgatados por prêmios, como passagens aéreas da TAM. O lucro da companhia vem da diferença entre o valor obtido com a venda dos pontos e o da compra dos prêmios.O programa de fidelidade da TAM apresentou lucro líquido de R$ 95,1 milhões entre janeiro e setembro do ano passado, o que representa um crescimento de 59,8% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com informações do prospecto.A Multiplus é a segunda empresa a abrir o capital este ano e a estreia das ações acontece nesta sexta-feira. Na semana passada, a empresa de shopping centers Aliansce também precisou reduzir o preço da ação para conseguir fechar o IPO. Para especialistas, as ofertas de ações têm sido prejudicadas pela piora nas condições de mercado nas últimas semanas, que reduziu o apetite dos investidores por ofertas de ações.

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Multiplus - empresa controlada pela TAM que cuida dos programas de fidelidade da companhia aérea e de parceiros - movimentou R$ 723,856 milhões, de acordo com dados encaminhados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).A Multiplus obteve o preço de R$ 16 por ação, abaixo do piso da faixa indicativa inicial - que variava entre R$ 18 e R$ 24. Diante da fraca demanda dos investidores, os bancos coordenadores da oferta - BTG Pactual e Credit Suisse - precisaram reduzir o preço sugerido para um intervalo de R$ 16 a R$ 18, conforme apurou a Agência Estado.Além do lote principal, de 39,340 milhões de ações, foram registrados 5,901 milhões de papéis do lote suplementar, que se não for exercido no prazo de 30 dias reduzirá o valor final da operação para R$ 629,440 milhões.Segundo fontes que acompanharam a operação, o principal problema da oferta da Multiplus não foi o preço da ação em si, mas a dificuldade dos investidores em entender a empresa e fazer projeções de resultados futuros. Além do pouco histórico da companhia, que passou a ser a gestora do programa de fidelidade da TAM em janeiro deste ano, existem poucos casos de empresas similares mesmo em outros países, o que dificulta a comparação.A principal fonte de receita da Multiplus vem da "venda" de pontos dos programas de fidelidade para parceiros comerciais. Esses pontos, que são repassados aos clientes, podem ser resgatados por prêmios, como passagens aéreas da TAM. O lucro da companhia vem da diferença entre o valor obtido com a venda dos pontos e o da compra dos prêmios.O programa de fidelidade da TAM apresentou lucro líquido de R$ 95,1 milhões entre janeiro e setembro do ano passado, o que representa um crescimento de 59,8% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com informações do prospecto.A Multiplus é a segunda empresa a abrir o capital este ano e a estreia das ações acontece nesta sexta-feira. Na semana passada, a empresa de shopping centers Aliansce também precisou reduzir o preço da ação para conseguir fechar o IPO. Para especialistas, as ofertas de ações têm sido prejudicadas pela piora nas condições de mercado nas últimas semanas, que reduziu o apetite dos investidores por ofertas de ações.

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Multiplus - empresa controlada pela TAM que cuida dos programas de fidelidade da companhia aérea e de parceiros - movimentou R$ 723,856 milhões, de acordo com dados encaminhados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).A Multiplus obteve o preço de R$ 16 por ação, abaixo do piso da faixa indicativa inicial - que variava entre R$ 18 e R$ 24. Diante da fraca demanda dos investidores, os bancos coordenadores da oferta - BTG Pactual e Credit Suisse - precisaram reduzir o preço sugerido para um intervalo de R$ 16 a R$ 18, conforme apurou a Agência Estado.Além do lote principal, de 39,340 milhões de ações, foram registrados 5,901 milhões de papéis do lote suplementar, que se não for exercido no prazo de 30 dias reduzirá o valor final da operação para R$ 629,440 milhões.Segundo fontes que acompanharam a operação, o principal problema da oferta da Multiplus não foi o preço da ação em si, mas a dificuldade dos investidores em entender a empresa e fazer projeções de resultados futuros. Além do pouco histórico da companhia, que passou a ser a gestora do programa de fidelidade da TAM em janeiro deste ano, existem poucos casos de empresas similares mesmo em outros países, o que dificulta a comparação.A principal fonte de receita da Multiplus vem da "venda" de pontos dos programas de fidelidade para parceiros comerciais. Esses pontos, que são repassados aos clientes, podem ser resgatados por prêmios, como passagens aéreas da TAM. O lucro da companhia vem da diferença entre o valor obtido com a venda dos pontos e o da compra dos prêmios.O programa de fidelidade da TAM apresentou lucro líquido de R$ 95,1 milhões entre janeiro e setembro do ano passado, o que representa um crescimento de 59,8% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com informações do prospecto.A Multiplus é a segunda empresa a abrir o capital este ano e a estreia das ações acontece nesta sexta-feira. Na semana passada, a empresa de shopping centers Aliansce também precisou reduzir o preço da ação para conseguir fechar o IPO. Para especialistas, as ofertas de ações têm sido prejudicadas pela piora nas condições de mercado nas últimas semanas, que reduziu o apetite dos investidores por ofertas de ações.

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Multiplus - empresa controlada pela TAM que cuida dos programas de fidelidade da companhia aérea e de parceiros - movimentou R$ 723,856 milhões, de acordo com dados encaminhados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).A Multiplus obteve o preço de R$ 16 por ação, abaixo do piso da faixa indicativa inicial - que variava entre R$ 18 e R$ 24. Diante da fraca demanda dos investidores, os bancos coordenadores da oferta - BTG Pactual e Credit Suisse - precisaram reduzir o preço sugerido para um intervalo de R$ 16 a R$ 18, conforme apurou a Agência Estado.Além do lote principal, de 39,340 milhões de ações, foram registrados 5,901 milhões de papéis do lote suplementar, que se não for exercido no prazo de 30 dias reduzirá o valor final da operação para R$ 629,440 milhões.Segundo fontes que acompanharam a operação, o principal problema da oferta da Multiplus não foi o preço da ação em si, mas a dificuldade dos investidores em entender a empresa e fazer projeções de resultados futuros. Além do pouco histórico da companhia, que passou a ser a gestora do programa de fidelidade da TAM em janeiro deste ano, existem poucos casos de empresas similares mesmo em outros países, o que dificulta a comparação.A principal fonte de receita da Multiplus vem da "venda" de pontos dos programas de fidelidade para parceiros comerciais. Esses pontos, que são repassados aos clientes, podem ser resgatados por prêmios, como passagens aéreas da TAM. O lucro da companhia vem da diferença entre o valor obtido com a venda dos pontos e o da compra dos prêmios.O programa de fidelidade da TAM apresentou lucro líquido de R$ 95,1 milhões entre janeiro e setembro do ano passado, o que representa um crescimento de 59,8% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com informações do prospecto.A Multiplus é a segunda empresa a abrir o capital este ano e a estreia das ações acontece nesta sexta-feira. Na semana passada, a empresa de shopping centers Aliansce também precisou reduzir o preço da ação para conseguir fechar o IPO. Para especialistas, as ofertas de ações têm sido prejudicadas pela piora nas condições de mercado nas últimas semanas, que reduziu o apetite dos investidores por ofertas de ações.

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