Os aeroportos brasileiros de Guarulhos e de Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), o de Brasília e o Afonso Pena (em Curitiba) estão entre os aeroportos mais pontuais do mundo, segundo o Relatório Mensal de Pontualidade de Aeroportos de junho de 2024, da consultoria internacional Cirium.
O relatório possui diferentes rankings. No ranking de Aeroportos Globais, que considera aqueles que atendem pelo menos três regiões do mundo e possuem entre 25 e 40 milhões de assentos por ano, o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi o segundo mais pontual do mundo no mês, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional King Khalid, na Arábia Saudita. Após o brasileiro, aparecem os aeroportos Jorge Chavez (Peru), Haneda (Japão) e Benito Juarez (México).
Já o aeroporto de Congonhas é o mais pontual na sua categoria, de Aeroportos Grandes, que possuem entre 25 e 40 milhões de assentos por ano (podem ser incluídos aeroportos globais neste ranking). Em seguida, estão os aeroportos New Chitose (Japão), King Khalid (Arábia Saudita), Guarulhos, e Daniel K. Inouye (Havaí).
Leia Também:
Um brasileiro também lidera o ranking de Aeroportos Médios, que possuem de 15 a 25 milhões de assentos por ano: o Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) ficou com a primeira posição. Em segundo lugar está um representante japonês, o aeroporto de Osaka. Em terceiro lugar, aparece o aeroporto de Brasília, seguido pelos aeroportos Tocumen (Panamá) e Jorge Newbery (Argentina).
No ranking de Aeroportos Pequenos, que possuem de 5 a 15 milhões de assentos anuais, o Brasil aparece em segundo lugar, com o Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba) - a priemrio. O Aeroporto Internacional de Cape Town (África do Sul) ficou em primeiro lugar. Em seguida estão os aeroportos Mariscal Sucre (Equador), Kona (Havaí) e Jose Joaquin de Olmedo (Equador).