Ouça dicas sobre Imposto de Renda na 2ª temporada do podcast Entenda Seu IR
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda teve uma alteração significativa em relação à data final que era antes disponibilizada pela Receita Federal.
Imposto de Renda 2023 no Estadão
Historicamente, a entrega ficava restrita a março e abril, mas, para este ano, o prazo foi estendido para maio - nos últimos três anos, ações parecidas foram tomadas por conta da pandemia de covid-19.
A diferença para 2023 é que já sabemos deste prolongamento de período desde o início do prazo, que começou em 15 de março e vai até 31 de maio. Além disso, o Fisco indicou que a quantidade maior de dias para entregar a prestação de contas deverá ser mantida para os próximos anos.
Quem tem de declarar IR?
O item mais “lembrado” pelos contribuintes segue o mesmo: pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 vão precisar apresentar a prestação de contas ao Fisco. Nesta categoria se encaixa, por exemplo, o salário recebido por profissional que atua sob regime de CLT.
E é sempre importante lembrar dois pontos: os rendimentos tributáveis fazem parte apenas de um dos itens que obrigam à entrega de IR, o que significa que é importante olhar todos, para que não haja risco de erro; e os dados a serem preenchidos neste ano são referentes ao ano-calendário - ou ano-base - 2022. Para conferir os outros sete itens que obrigam a prestação de contas ao Fisco clique aqui.
Confira o calendário de restituição do IR de 2023
- 1˚ lote: 31 de maio
- 2˚ lote: 30 de junho
- 3˚ lote: 31 de julho
- 4˚ lote: 31 de agosto
- 5˚ lote: 29 de setembro