As lojas já estão oferecendo descontos de Black Friday, marcada para a próxima sexta-feira, 29. Na euforia para aproveitar as promoções, os consumidores podem acabar caindo em golpes. Por isso, é importante estar atento às dicas de como se proteger e aos direitos do consumidor para aproveitar a data sem dores de cabeça.
Para ajudar os consumidores a escolherem lojas confiáveis para suas compras, o Procon-SP mantém uma lista de sites que devem ser evitados. Esses endereços tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP. Procuradas pelo órgão, as lojas não responderam ou não foram encontradas.
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A seguir, confira a lista com os sites que devem ser evitados. A última atualização feita pelo Procon-SP foi no dia 5 de setembro de 2024.
Procon-SP já registrou mais de mil reclamações
O Procon-SP já recebeu 1.115 reclamações relacionadas à Black Friday, informou o órgão na segunda, 25. O balanço foi realizado desde o dia 30 de outubro, quando o Procon-SP criou um atalho específico para reclamações de consumidores relacionadas às promoções de Black Friday.
A maioria dos problemas são referentes à não entrega ou demora na entrega dos produtos, com 394 reclamações. Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado é a segunda motivação para as reclamações, com um total de 142 registros. Em seguida estão: pedido cancelado após finalização da compra (128), produto e/ou serviço indisponível (105), e maquiagem de desconto (101).