Boeing entra novamente na mira de reguladores após problema com avião 737 Max


Surgimento repentino de um buraco na lateral de um avião da Alaska Airlines em pleno voo ocorre após anos de problemas com as aeronaves da fabricante

Por Niraj Chokshi

THE NEW YORK TIMES - Um voo angustiante neste final de semana está forçando novamente a Boeing a enfrentar as preocupações com seus aviões, especialmente o 737 Max, que já é um dos jatos mais investigados da história.

Ninguém ficou gravemente ferido no episódio ocorrido em um voo da Alaska Airlines na noite de sexta-feira, 5, no qual uma parte da fuselagem de um 737 Max 9 explodiu no ar, expondo os passageiros a ventos uivantes. O avião aterrissou em segurança, mas o evento, em um voo de Portland, Oregon, para Ontário, Canadá, assustou os viajantes e provocou inspeções de segurança imediatas em aviões semelhantes.

As autoridades federais concentraram a atenção em um plugue de porta no meio da cabine, que é usado para preencher o espaço onde uma saída de emergência seria colocada se o avião fosse configurado com mais assentos.

continua após a publicidade

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) ordenou a inspeção de 171 aviões Max 9 operados pela Alaska e outras companhias aéreas dos EUA, o que causou dezenas de cancelamentos de voos no sábado, 6. A administração disse que as inspeções devem levar de quatro a oito horas por avião para serem concluídas.

“Concordamos e apoiamos totalmente a decisão da FAA de exigir inspeções imediatas nos aviões 737-9 com a mesma configuração do avião afetado”, disse Jessica Kowal, porta-voz da Boeing, no sábado.

Não está claro se a Boeing é a culpada pelo que aconteceu, mas o episódio levanta novas questões para o fabricante. Outra versão do Max, um 737 Max 8, esteve envolvida em dois acidentes que mataram centenas de pessoas em 2018 e 2019 e levaram a um aterramento mundial desse avião.

continua após a publicidade

“A questão é o que está acontecendo na Boeing”, disse John Goglia, consultor de segurança da aviação de longa data e membro aposentado do National Transportation Safety Board, que investiga acidentes aéreos.

No mês passado, a empresa solicitou às companhias aéreas que inspecionassem os mais de 1,3 mil aviões Max entregues em busca de um possível parafuso solto no sistema de controle do leme. Durante o verão, a Boeing disse que um fornecedor importante havia feito furos incorretos em um componente que ajuda a manter a pressão da cabine. Desde então, a Boeing investiu e trabalhou mais de perto com esse fornecedor, a Spirit AeroSystems, para resolver os problemas de produção.

Avião precisou fazer pouso de emergência após perder a porta durante voo nos EUA  Foto: The Oregonian via AP
continua após a publicidade

“Estamos observando uma maior estabilidade e desempenho de qualidade em nossas próprias fábricas, mas estamos trabalhando para que a cadeia de suprimentos atinja os mesmos padrões”, disse o executivo-chefe da Boeing, Dave Calhoun, em uma ligação com analistas investidores e repórteres em outubro.

A Spirit AeroSystems também trabalhou na fuselagem do 737 Max 9, incluindo a fabricação e instalação do plugue da porta que falhou no voo da Alaska Airlines.

As entregas de outro avião da Boeing, o 787 Dreamliner de dois corredores, ficaram praticamente paradas por mais de um ano, até o verão de 2022, enquanto a fabricante de aeronaves trabalhava com a FAA para resolver vários problemas de qualidade, incluindo lacunas finas como papel no corpo do avião.

continua após a publicidade

Outra falha descoberta no verão passado atrasou novamente as entregas do avião. E a produção do 737 e do 787 tem sido lenta para acelerar em meio a esses e outros problemas com a qualidade e a cadeia de suprimentos.

O Max foi suspenso no início de 2019 depois que dois acidentes mataram um total de 346 pessoas na Indonésia e na Etiópia. Durante 20 meses, a Boeing trabalhou com órgãos reguladores de todo o mundo para corrigir problemas no software de controle de voo do avião e em outros componentes.

Quando os voos de passageiros a bordo do Max foram retomados no final de 2020, a crise havia custado à empresa cerca de US$ 20 bilhões.

continua após a publicidade

As duas variantes de médio porte do avião, o Max 8 e o Max 9, estão voando desde então. Mas o menor, o Max 7, e o maior, o Max 10, ainda não foram aprovados pelos órgãos reguladores.

O Max é o avião mais vendido da história da Boeing. Os mais de 4,5 mil pedidos pendentes para o avião representam mais de 76% da carteira de pedidos da Boeing. O avião também é popular entre as companhias aéreas: dos quase três milhões de voos programados globalmente para este mês, cerca de 5% estão planejados para serem realizados com um Max, principalmente o Max 8, de acordo com a Cirium, um provedor de dados de aviação.

A Alaska Airlines tem 65 aviões Max 9, enquanto a United Airlines tem 79. Ambas estavam realizando inspeções no sábado.

continua após a publicidade

No domingo, a Turkish Airlines anunciou que iria suspender imediatamente os cinco aviões Max 9 de sua frota até segunda ordem.

Os investigadores do National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) começaram a investigar o caso e devem examinar uma ampla gama de fatores, incluindo o processo de fabricação da Boeing e a supervisão da FAA sobre a empresa e qualquer trabalho que a Boeing ou a Alaska Airlines tenham realizado no avião. Os investigadores também identificaram uma área onde a porta provavelmente aterrissou e pediram a ajuda do público para encontrá-la.

“Esse é o tipo de coisa em que, até que você realmente entre na investigação - você identifica todos os fatos, condições e circunstâncias desse evento em particular - você determina se é apenas um problema pontual ou sistêmico”, disse Greg Feith, especialista em segurança de aviação e ex-investigador da National Transportation Safety Board.

Enquanto isso, todos aqueles que fabricam, fazem a manutenção, operam e regulam os aviões estarão sob os holofotes.

“Todos os americanos merecem uma explicação completa da Boeing e da FAA sobre o que deu errado e sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir que outro incidente não ocorra no futuro”, disse o senador J.D. Vance, republicano de Ohio, em um post no sábado no X.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

THE NEW YORK TIMES - Um voo angustiante neste final de semana está forçando novamente a Boeing a enfrentar as preocupações com seus aviões, especialmente o 737 Max, que já é um dos jatos mais investigados da história.

Ninguém ficou gravemente ferido no episódio ocorrido em um voo da Alaska Airlines na noite de sexta-feira, 5, no qual uma parte da fuselagem de um 737 Max 9 explodiu no ar, expondo os passageiros a ventos uivantes. O avião aterrissou em segurança, mas o evento, em um voo de Portland, Oregon, para Ontário, Canadá, assustou os viajantes e provocou inspeções de segurança imediatas em aviões semelhantes.

As autoridades federais concentraram a atenção em um plugue de porta no meio da cabine, que é usado para preencher o espaço onde uma saída de emergência seria colocada se o avião fosse configurado com mais assentos.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) ordenou a inspeção de 171 aviões Max 9 operados pela Alaska e outras companhias aéreas dos EUA, o que causou dezenas de cancelamentos de voos no sábado, 6. A administração disse que as inspeções devem levar de quatro a oito horas por avião para serem concluídas.

“Concordamos e apoiamos totalmente a decisão da FAA de exigir inspeções imediatas nos aviões 737-9 com a mesma configuração do avião afetado”, disse Jessica Kowal, porta-voz da Boeing, no sábado.

Não está claro se a Boeing é a culpada pelo que aconteceu, mas o episódio levanta novas questões para o fabricante. Outra versão do Max, um 737 Max 8, esteve envolvida em dois acidentes que mataram centenas de pessoas em 2018 e 2019 e levaram a um aterramento mundial desse avião.

“A questão é o que está acontecendo na Boeing”, disse John Goglia, consultor de segurança da aviação de longa data e membro aposentado do National Transportation Safety Board, que investiga acidentes aéreos.

No mês passado, a empresa solicitou às companhias aéreas que inspecionassem os mais de 1,3 mil aviões Max entregues em busca de um possível parafuso solto no sistema de controle do leme. Durante o verão, a Boeing disse que um fornecedor importante havia feito furos incorretos em um componente que ajuda a manter a pressão da cabine. Desde então, a Boeing investiu e trabalhou mais de perto com esse fornecedor, a Spirit AeroSystems, para resolver os problemas de produção.

Avião precisou fazer pouso de emergência após perder a porta durante voo nos EUA  Foto: The Oregonian via AP

“Estamos observando uma maior estabilidade e desempenho de qualidade em nossas próprias fábricas, mas estamos trabalhando para que a cadeia de suprimentos atinja os mesmos padrões”, disse o executivo-chefe da Boeing, Dave Calhoun, em uma ligação com analistas investidores e repórteres em outubro.

A Spirit AeroSystems também trabalhou na fuselagem do 737 Max 9, incluindo a fabricação e instalação do plugue da porta que falhou no voo da Alaska Airlines.

As entregas de outro avião da Boeing, o 787 Dreamliner de dois corredores, ficaram praticamente paradas por mais de um ano, até o verão de 2022, enquanto a fabricante de aeronaves trabalhava com a FAA para resolver vários problemas de qualidade, incluindo lacunas finas como papel no corpo do avião.

Outra falha descoberta no verão passado atrasou novamente as entregas do avião. E a produção do 737 e do 787 tem sido lenta para acelerar em meio a esses e outros problemas com a qualidade e a cadeia de suprimentos.

O Max foi suspenso no início de 2019 depois que dois acidentes mataram um total de 346 pessoas na Indonésia e na Etiópia. Durante 20 meses, a Boeing trabalhou com órgãos reguladores de todo o mundo para corrigir problemas no software de controle de voo do avião e em outros componentes.

Quando os voos de passageiros a bordo do Max foram retomados no final de 2020, a crise havia custado à empresa cerca de US$ 20 bilhões.

As duas variantes de médio porte do avião, o Max 8 e o Max 9, estão voando desde então. Mas o menor, o Max 7, e o maior, o Max 10, ainda não foram aprovados pelos órgãos reguladores.

O Max é o avião mais vendido da história da Boeing. Os mais de 4,5 mil pedidos pendentes para o avião representam mais de 76% da carteira de pedidos da Boeing. O avião também é popular entre as companhias aéreas: dos quase três milhões de voos programados globalmente para este mês, cerca de 5% estão planejados para serem realizados com um Max, principalmente o Max 8, de acordo com a Cirium, um provedor de dados de aviação.

A Alaska Airlines tem 65 aviões Max 9, enquanto a United Airlines tem 79. Ambas estavam realizando inspeções no sábado.

No domingo, a Turkish Airlines anunciou que iria suspender imediatamente os cinco aviões Max 9 de sua frota até segunda ordem.

Os investigadores do National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) começaram a investigar o caso e devem examinar uma ampla gama de fatores, incluindo o processo de fabricação da Boeing e a supervisão da FAA sobre a empresa e qualquer trabalho que a Boeing ou a Alaska Airlines tenham realizado no avião. Os investigadores também identificaram uma área onde a porta provavelmente aterrissou e pediram a ajuda do público para encontrá-la.

“Esse é o tipo de coisa em que, até que você realmente entre na investigação - você identifica todos os fatos, condições e circunstâncias desse evento em particular - você determina se é apenas um problema pontual ou sistêmico”, disse Greg Feith, especialista em segurança de aviação e ex-investigador da National Transportation Safety Board.

Enquanto isso, todos aqueles que fabricam, fazem a manutenção, operam e regulam os aviões estarão sob os holofotes.

“Todos os americanos merecem uma explicação completa da Boeing e da FAA sobre o que deu errado e sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir que outro incidente não ocorra no futuro”, disse o senador J.D. Vance, republicano de Ohio, em um post no sábado no X.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

THE NEW YORK TIMES - Um voo angustiante neste final de semana está forçando novamente a Boeing a enfrentar as preocupações com seus aviões, especialmente o 737 Max, que já é um dos jatos mais investigados da história.

Ninguém ficou gravemente ferido no episódio ocorrido em um voo da Alaska Airlines na noite de sexta-feira, 5, no qual uma parte da fuselagem de um 737 Max 9 explodiu no ar, expondo os passageiros a ventos uivantes. O avião aterrissou em segurança, mas o evento, em um voo de Portland, Oregon, para Ontário, Canadá, assustou os viajantes e provocou inspeções de segurança imediatas em aviões semelhantes.

As autoridades federais concentraram a atenção em um plugue de porta no meio da cabine, que é usado para preencher o espaço onde uma saída de emergência seria colocada se o avião fosse configurado com mais assentos.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) ordenou a inspeção de 171 aviões Max 9 operados pela Alaska e outras companhias aéreas dos EUA, o que causou dezenas de cancelamentos de voos no sábado, 6. A administração disse que as inspeções devem levar de quatro a oito horas por avião para serem concluídas.

“Concordamos e apoiamos totalmente a decisão da FAA de exigir inspeções imediatas nos aviões 737-9 com a mesma configuração do avião afetado”, disse Jessica Kowal, porta-voz da Boeing, no sábado.

Não está claro se a Boeing é a culpada pelo que aconteceu, mas o episódio levanta novas questões para o fabricante. Outra versão do Max, um 737 Max 8, esteve envolvida em dois acidentes que mataram centenas de pessoas em 2018 e 2019 e levaram a um aterramento mundial desse avião.

“A questão é o que está acontecendo na Boeing”, disse John Goglia, consultor de segurança da aviação de longa data e membro aposentado do National Transportation Safety Board, que investiga acidentes aéreos.

No mês passado, a empresa solicitou às companhias aéreas que inspecionassem os mais de 1,3 mil aviões Max entregues em busca de um possível parafuso solto no sistema de controle do leme. Durante o verão, a Boeing disse que um fornecedor importante havia feito furos incorretos em um componente que ajuda a manter a pressão da cabine. Desde então, a Boeing investiu e trabalhou mais de perto com esse fornecedor, a Spirit AeroSystems, para resolver os problemas de produção.

Avião precisou fazer pouso de emergência após perder a porta durante voo nos EUA  Foto: The Oregonian via AP

“Estamos observando uma maior estabilidade e desempenho de qualidade em nossas próprias fábricas, mas estamos trabalhando para que a cadeia de suprimentos atinja os mesmos padrões”, disse o executivo-chefe da Boeing, Dave Calhoun, em uma ligação com analistas investidores e repórteres em outubro.

A Spirit AeroSystems também trabalhou na fuselagem do 737 Max 9, incluindo a fabricação e instalação do plugue da porta que falhou no voo da Alaska Airlines.

As entregas de outro avião da Boeing, o 787 Dreamliner de dois corredores, ficaram praticamente paradas por mais de um ano, até o verão de 2022, enquanto a fabricante de aeronaves trabalhava com a FAA para resolver vários problemas de qualidade, incluindo lacunas finas como papel no corpo do avião.

Outra falha descoberta no verão passado atrasou novamente as entregas do avião. E a produção do 737 e do 787 tem sido lenta para acelerar em meio a esses e outros problemas com a qualidade e a cadeia de suprimentos.

O Max foi suspenso no início de 2019 depois que dois acidentes mataram um total de 346 pessoas na Indonésia e na Etiópia. Durante 20 meses, a Boeing trabalhou com órgãos reguladores de todo o mundo para corrigir problemas no software de controle de voo do avião e em outros componentes.

Quando os voos de passageiros a bordo do Max foram retomados no final de 2020, a crise havia custado à empresa cerca de US$ 20 bilhões.

As duas variantes de médio porte do avião, o Max 8 e o Max 9, estão voando desde então. Mas o menor, o Max 7, e o maior, o Max 10, ainda não foram aprovados pelos órgãos reguladores.

O Max é o avião mais vendido da história da Boeing. Os mais de 4,5 mil pedidos pendentes para o avião representam mais de 76% da carteira de pedidos da Boeing. O avião também é popular entre as companhias aéreas: dos quase três milhões de voos programados globalmente para este mês, cerca de 5% estão planejados para serem realizados com um Max, principalmente o Max 8, de acordo com a Cirium, um provedor de dados de aviação.

A Alaska Airlines tem 65 aviões Max 9, enquanto a United Airlines tem 79. Ambas estavam realizando inspeções no sábado.

No domingo, a Turkish Airlines anunciou que iria suspender imediatamente os cinco aviões Max 9 de sua frota até segunda ordem.

Os investigadores do National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) começaram a investigar o caso e devem examinar uma ampla gama de fatores, incluindo o processo de fabricação da Boeing e a supervisão da FAA sobre a empresa e qualquer trabalho que a Boeing ou a Alaska Airlines tenham realizado no avião. Os investigadores também identificaram uma área onde a porta provavelmente aterrissou e pediram a ajuda do público para encontrá-la.

“Esse é o tipo de coisa em que, até que você realmente entre na investigação - você identifica todos os fatos, condições e circunstâncias desse evento em particular - você determina se é apenas um problema pontual ou sistêmico”, disse Greg Feith, especialista em segurança de aviação e ex-investigador da National Transportation Safety Board.

Enquanto isso, todos aqueles que fabricam, fazem a manutenção, operam e regulam os aviões estarão sob os holofotes.

“Todos os americanos merecem uma explicação completa da Boeing e da FAA sobre o que deu errado e sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir que outro incidente não ocorra no futuro”, disse o senador J.D. Vance, republicano de Ohio, em um post no sábado no X.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Tudo Sobre

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.