China anuncia ter lançado o maior navio porta-contêineres elétrico do mundo


Segundo a estatal CCTV, o Cosco Shipping Greenwater 01 concluiu sua viagem inaugural na segunda-feira, 6, e tem capacidade para transportar 10 mil toneladas

Por Clayton Freitas

A chinesa Cosco Shipping, uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, lançou o porta-contêineres Cosco Shipping Greenwater 01. Segundo reportagem da agência estatal chinesa de notícias CCTV, o navio tem 119,8 metros de comprimento e 23,6 metros de largura, equivalente ao tamanho de 10 quadras de futebol. A embarcação é movida por 24 caixas de baterias, o que lhe confere, segundo a empresa, o título de maior porta-contêineres movido a energia elétrica do planeta.

Segundo a CCTV, o navio concluiu a sua viagem inaugural na segunda-feira, 6, e atracou no porto de Yangshan, em Xangai, no leste da China. Ele fará viagens regulares toda semana e percorrerá as principais cidades da região costeira oriental do país.

Cosco Shipping Green Water 01 é o maior navio porta-contêineres puramente elétrico do mundo, segundo estatal chinesa.  Foto: CCTV/Reprodução
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A embarcação poderá acomodar baterias reserva. Elas serão colocadas em contêineres que podem ser embarcados junto às demais cargas, o que pode ser a solução para longas permanências e demoras em operações de carga ou descarga.

Wang Jun, capitão do Cosco Shipping Greenwater 01, disse em entrevista à CCTV que a energia fornecida pelas 24 caixas de bateria pode atender às necessidades de uma viagem de ida e volta do navio, que muitas vezes consome cerca de 80 mil kWh de eletricidade, o equivalente a cerca de 15 toneladas de custo de petróleo para um navio movido a combustível. Não foi informada qual é a autonomia da embarcação.

Ainda segundo a reportagem, a cada 100 milhas náuticas navegadas, o navio-contêiner economiza 3,9 mil quilos de combustível, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas.

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Ao atracar no porto de Yangshan, o navio passou por inspeção da segurança marítima. Eles verificaram os sistemas de detecção de incêndio e de alarme do compartimento de baterias do navio. Além disso, segundo a CCTV, forneceram treinamento à tripulação para lidar com eventuais emergências.

“A maior diferença na resposta a um acidente de incêndio entre uma bateria de fosfato de ferro-lítio e uma bateria convencional reside no fato de que a primeira não pode ser extinta pelo dióxido de carbono ou pela água normalmente usados pelos navios comuns”, afirmou Zhang Lifu, um dos policiais do porto, à CCTV.

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“Para este método de extinção de incêndio, a parte mais desafiadora é treinar os membros da tripulação para que possam detectar o acidente de incêndio nas caixas de bateria com antecedência e tomar as respostas de emergência conforme necessário”, complementou.

Gigantes

Apesar de a Cosco afirmar que o Greenwater 01 tem o título de maior porta-contêineres elétrico do mundo, ele não é o maior porta-contêineres no geral. Por ora, quem detém o título é o MSC Michel Cappellini, com seus 400 metros de comprimento e 61,5 metros de comprimento - ele comporta 24.346 contêineres. Em média, um contêiner possui 6 metros de comprimento por 2 metros de altura e largura.

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Quem corre para conseguir o título de maior embarcação movida a energia limpa do mundo é a sueca Oceabird, que está projetando um cargueiro para transportar veículos movido a energia eólica. O projeto indica que a embarcação terá 220 metros de comprimento e 40 metros de largura e deve ficar pronto em 2027, segundo a empresa. Ele será capaz de transportar 7 mil veículos.

A chinesa Cosco Shipping, uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, lançou o porta-contêineres Cosco Shipping Greenwater 01. Segundo reportagem da agência estatal chinesa de notícias CCTV, o navio tem 119,8 metros de comprimento e 23,6 metros de largura, equivalente ao tamanho de 10 quadras de futebol. A embarcação é movida por 24 caixas de baterias, o que lhe confere, segundo a empresa, o título de maior porta-contêineres movido a energia elétrica do planeta.

Segundo a CCTV, o navio concluiu a sua viagem inaugural na segunda-feira, 6, e atracou no porto de Yangshan, em Xangai, no leste da China. Ele fará viagens regulares toda semana e percorrerá as principais cidades da região costeira oriental do país.

Cosco Shipping Green Water 01 é o maior navio porta-contêineres puramente elétrico do mundo, segundo estatal chinesa.  Foto: CCTV/Reprodução

A embarcação poderá acomodar baterias reserva. Elas serão colocadas em contêineres que podem ser embarcados junto às demais cargas, o que pode ser a solução para longas permanências e demoras em operações de carga ou descarga.

Wang Jun, capitão do Cosco Shipping Greenwater 01, disse em entrevista à CCTV que a energia fornecida pelas 24 caixas de bateria pode atender às necessidades de uma viagem de ida e volta do navio, que muitas vezes consome cerca de 80 mil kWh de eletricidade, o equivalente a cerca de 15 toneladas de custo de petróleo para um navio movido a combustível. Não foi informada qual é a autonomia da embarcação.

Ainda segundo a reportagem, a cada 100 milhas náuticas navegadas, o navio-contêiner economiza 3,9 mil quilos de combustível, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas.

Ao atracar no porto de Yangshan, o navio passou por inspeção da segurança marítima. Eles verificaram os sistemas de detecção de incêndio e de alarme do compartimento de baterias do navio. Além disso, segundo a CCTV, forneceram treinamento à tripulação para lidar com eventuais emergências.

“A maior diferença na resposta a um acidente de incêndio entre uma bateria de fosfato de ferro-lítio e uma bateria convencional reside no fato de que a primeira não pode ser extinta pelo dióxido de carbono ou pela água normalmente usados pelos navios comuns”, afirmou Zhang Lifu, um dos policiais do porto, à CCTV.

“Para este método de extinção de incêndio, a parte mais desafiadora é treinar os membros da tripulação para que possam detectar o acidente de incêndio nas caixas de bateria com antecedência e tomar as respostas de emergência conforme necessário”, complementou.

Gigantes

Apesar de a Cosco afirmar que o Greenwater 01 tem o título de maior porta-contêineres elétrico do mundo, ele não é o maior porta-contêineres no geral. Por ora, quem detém o título é o MSC Michel Cappellini, com seus 400 metros de comprimento e 61,5 metros de comprimento - ele comporta 24.346 contêineres. Em média, um contêiner possui 6 metros de comprimento por 2 metros de altura e largura.

Quem corre para conseguir o título de maior embarcação movida a energia limpa do mundo é a sueca Oceabird, que está projetando um cargueiro para transportar veículos movido a energia eólica. O projeto indica que a embarcação terá 220 metros de comprimento e 40 metros de largura e deve ficar pronto em 2027, segundo a empresa. Ele será capaz de transportar 7 mil veículos.

A chinesa Cosco Shipping, uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, lançou o porta-contêineres Cosco Shipping Greenwater 01. Segundo reportagem da agência estatal chinesa de notícias CCTV, o navio tem 119,8 metros de comprimento e 23,6 metros de largura, equivalente ao tamanho de 10 quadras de futebol. A embarcação é movida por 24 caixas de baterias, o que lhe confere, segundo a empresa, o título de maior porta-contêineres movido a energia elétrica do planeta.

Segundo a CCTV, o navio concluiu a sua viagem inaugural na segunda-feira, 6, e atracou no porto de Yangshan, em Xangai, no leste da China. Ele fará viagens regulares toda semana e percorrerá as principais cidades da região costeira oriental do país.

Cosco Shipping Green Water 01 é o maior navio porta-contêineres puramente elétrico do mundo, segundo estatal chinesa.  Foto: CCTV/Reprodução

A embarcação poderá acomodar baterias reserva. Elas serão colocadas em contêineres que podem ser embarcados junto às demais cargas, o que pode ser a solução para longas permanências e demoras em operações de carga ou descarga.

Wang Jun, capitão do Cosco Shipping Greenwater 01, disse em entrevista à CCTV que a energia fornecida pelas 24 caixas de bateria pode atender às necessidades de uma viagem de ida e volta do navio, que muitas vezes consome cerca de 80 mil kWh de eletricidade, o equivalente a cerca de 15 toneladas de custo de petróleo para um navio movido a combustível. Não foi informada qual é a autonomia da embarcação.

Ainda segundo a reportagem, a cada 100 milhas náuticas navegadas, o navio-contêiner economiza 3,9 mil quilos de combustível, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas.

Ao atracar no porto de Yangshan, o navio passou por inspeção da segurança marítima. Eles verificaram os sistemas de detecção de incêndio e de alarme do compartimento de baterias do navio. Além disso, segundo a CCTV, forneceram treinamento à tripulação para lidar com eventuais emergências.

“A maior diferença na resposta a um acidente de incêndio entre uma bateria de fosfato de ferro-lítio e uma bateria convencional reside no fato de que a primeira não pode ser extinta pelo dióxido de carbono ou pela água normalmente usados pelos navios comuns”, afirmou Zhang Lifu, um dos policiais do porto, à CCTV.

“Para este método de extinção de incêndio, a parte mais desafiadora é treinar os membros da tripulação para que possam detectar o acidente de incêndio nas caixas de bateria com antecedência e tomar as respostas de emergência conforme necessário”, complementou.

Gigantes

Apesar de a Cosco afirmar que o Greenwater 01 tem o título de maior porta-contêineres elétrico do mundo, ele não é o maior porta-contêineres no geral. Por ora, quem detém o título é o MSC Michel Cappellini, com seus 400 metros de comprimento e 61,5 metros de comprimento - ele comporta 24.346 contêineres. Em média, um contêiner possui 6 metros de comprimento por 2 metros de altura e largura.

Quem corre para conseguir o título de maior embarcação movida a energia limpa do mundo é a sueca Oceabird, que está projetando um cargueiro para transportar veículos movido a energia eólica. O projeto indica que a embarcação terá 220 metros de comprimento e 40 metros de largura e deve ficar pronto em 2027, segundo a empresa. Ele será capaz de transportar 7 mil veículos.

A chinesa Cosco Shipping, uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, lançou o porta-contêineres Cosco Shipping Greenwater 01. Segundo reportagem da agência estatal chinesa de notícias CCTV, o navio tem 119,8 metros de comprimento e 23,6 metros de largura, equivalente ao tamanho de 10 quadras de futebol. A embarcação é movida por 24 caixas de baterias, o que lhe confere, segundo a empresa, o título de maior porta-contêineres movido a energia elétrica do planeta.

Segundo a CCTV, o navio concluiu a sua viagem inaugural na segunda-feira, 6, e atracou no porto de Yangshan, em Xangai, no leste da China. Ele fará viagens regulares toda semana e percorrerá as principais cidades da região costeira oriental do país.

Cosco Shipping Green Water 01 é o maior navio porta-contêineres puramente elétrico do mundo, segundo estatal chinesa.  Foto: CCTV/Reprodução

A embarcação poderá acomodar baterias reserva. Elas serão colocadas em contêineres que podem ser embarcados junto às demais cargas, o que pode ser a solução para longas permanências e demoras em operações de carga ou descarga.

Wang Jun, capitão do Cosco Shipping Greenwater 01, disse em entrevista à CCTV que a energia fornecida pelas 24 caixas de bateria pode atender às necessidades de uma viagem de ida e volta do navio, que muitas vezes consome cerca de 80 mil kWh de eletricidade, o equivalente a cerca de 15 toneladas de custo de petróleo para um navio movido a combustível. Não foi informada qual é a autonomia da embarcação.

Ainda segundo a reportagem, a cada 100 milhas náuticas navegadas, o navio-contêiner economiza 3,9 mil quilos de combustível, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas.

Ao atracar no porto de Yangshan, o navio passou por inspeção da segurança marítima. Eles verificaram os sistemas de detecção de incêndio e de alarme do compartimento de baterias do navio. Além disso, segundo a CCTV, forneceram treinamento à tripulação para lidar com eventuais emergências.

“A maior diferença na resposta a um acidente de incêndio entre uma bateria de fosfato de ferro-lítio e uma bateria convencional reside no fato de que a primeira não pode ser extinta pelo dióxido de carbono ou pela água normalmente usados pelos navios comuns”, afirmou Zhang Lifu, um dos policiais do porto, à CCTV.

“Para este método de extinção de incêndio, a parte mais desafiadora é treinar os membros da tripulação para que possam detectar o acidente de incêndio nas caixas de bateria com antecedência e tomar as respostas de emergência conforme necessário”, complementou.

Gigantes

Apesar de a Cosco afirmar que o Greenwater 01 tem o título de maior porta-contêineres elétrico do mundo, ele não é o maior porta-contêineres no geral. Por ora, quem detém o título é o MSC Michel Cappellini, com seus 400 metros de comprimento e 61,5 metros de comprimento - ele comporta 24.346 contêineres. Em média, um contêiner possui 6 metros de comprimento por 2 metros de altura e largura.

Quem corre para conseguir o título de maior embarcação movida a energia limpa do mundo é a sueca Oceabird, que está projetando um cargueiro para transportar veículos movido a energia eólica. O projeto indica que a embarcação terá 220 metros de comprimento e 40 metros de largura e deve ficar pronto em 2027, segundo a empresa. Ele será capaz de transportar 7 mil veículos.

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