China: montadora Nio substituirá 30% de seus trabalhadores por robôs e IA até 2027


Uma das principais fabricantes de veículos elétricos do gigante asiático, Nio quer utilizar das tecnologias para reduzir custos de mão de obra

Por Redação
Atualização:

A montadora Nio, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, planeja substituir 30% de seus trabalhadores nas linhas de produção por robôs industriais entre 2025 e 2027. A montadora também afirmou que pode reduzir em 50% os cargos gerenciais por meio da inteligência artificial (IA).

Linha de produção da Nio; montadora planeja trocar postos de trabalhos por robôs e inteligência artificial  Foto: Keith Bradsher/The New York Times
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“Queremos utilizar as tecnologias de IA para reduzir nossa dependência de trabalhadores qualificados e técnicos, economizando mais em custos de mão de obra”, explicou recentemente o vice-presidente de manufatura, logística e operações da empresa, Ji Huaqiang, citado pelo jornal honconguês South China Morning Post.

Ji especificou que, se a IA for capaz de tomar 80% das decisões de fabricação, permitiria à Nio reduzir pela metade os cargos gerenciais até 2025, enquanto os robôs industriais eliminariam os mencionados 30% dos postos operados por trabalhadores nas linhas de produção entre esse ano e 2027.

O executivo afirmou que a Nio vislumbra um futuro sem mão de obra e totalmente automatizado em suas fábricas, embora tenha admitido que é difícil estabelecer prazos para essa ideia.

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No final de 2022, a Nio contava com cerca de 7 mil funcionários em sua equipe, mas neste mês a empresa afirmou que a reduziu em 10% para “impulsionar a eficiência e manter-se competitiva”.

A empresa, fundada em 2014, ainda não registrou lucros e enfrenta um mercado que, embora seja o maior do mundo no setor de veículos elétricos, está cada vez mais competitivo. Nos primeiros dez meses deste ano, a Nio entregou mais de 126 mil veículos, representando um aumento interanual de 36,3%. /EFE

A montadora Nio, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, planeja substituir 30% de seus trabalhadores nas linhas de produção por robôs industriais entre 2025 e 2027. A montadora também afirmou que pode reduzir em 50% os cargos gerenciais por meio da inteligência artificial (IA).

Linha de produção da Nio; montadora planeja trocar postos de trabalhos por robôs e inteligência artificial  Foto: Keith Bradsher/The New York Times

“Queremos utilizar as tecnologias de IA para reduzir nossa dependência de trabalhadores qualificados e técnicos, economizando mais em custos de mão de obra”, explicou recentemente o vice-presidente de manufatura, logística e operações da empresa, Ji Huaqiang, citado pelo jornal honconguês South China Morning Post.

Ji especificou que, se a IA for capaz de tomar 80% das decisões de fabricação, permitiria à Nio reduzir pela metade os cargos gerenciais até 2025, enquanto os robôs industriais eliminariam os mencionados 30% dos postos operados por trabalhadores nas linhas de produção entre esse ano e 2027.

O executivo afirmou que a Nio vislumbra um futuro sem mão de obra e totalmente automatizado em suas fábricas, embora tenha admitido que é difícil estabelecer prazos para essa ideia.

No final de 2022, a Nio contava com cerca de 7 mil funcionários em sua equipe, mas neste mês a empresa afirmou que a reduziu em 10% para “impulsionar a eficiência e manter-se competitiva”.

A empresa, fundada em 2014, ainda não registrou lucros e enfrenta um mercado que, embora seja o maior do mundo no setor de veículos elétricos, está cada vez mais competitivo. Nos primeiros dez meses deste ano, a Nio entregou mais de 126 mil veículos, representando um aumento interanual de 36,3%. /EFE

A montadora Nio, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, planeja substituir 30% de seus trabalhadores nas linhas de produção por robôs industriais entre 2025 e 2027. A montadora também afirmou que pode reduzir em 50% os cargos gerenciais por meio da inteligência artificial (IA).

Linha de produção da Nio; montadora planeja trocar postos de trabalhos por robôs e inteligência artificial  Foto: Keith Bradsher/The New York Times

“Queremos utilizar as tecnologias de IA para reduzir nossa dependência de trabalhadores qualificados e técnicos, economizando mais em custos de mão de obra”, explicou recentemente o vice-presidente de manufatura, logística e operações da empresa, Ji Huaqiang, citado pelo jornal honconguês South China Morning Post.

Ji especificou que, se a IA for capaz de tomar 80% das decisões de fabricação, permitiria à Nio reduzir pela metade os cargos gerenciais até 2025, enquanto os robôs industriais eliminariam os mencionados 30% dos postos operados por trabalhadores nas linhas de produção entre esse ano e 2027.

O executivo afirmou que a Nio vislumbra um futuro sem mão de obra e totalmente automatizado em suas fábricas, embora tenha admitido que é difícil estabelecer prazos para essa ideia.

No final de 2022, a Nio contava com cerca de 7 mil funcionários em sua equipe, mas neste mês a empresa afirmou que a reduziu em 10% para “impulsionar a eficiência e manter-se competitiva”.

A empresa, fundada em 2014, ainda não registrou lucros e enfrenta um mercado que, embora seja o maior do mundo no setor de veículos elétricos, está cada vez mais competitivo. Nos primeiros dez meses deste ano, a Nio entregou mais de 126 mil veículos, representando um aumento interanual de 36,3%. /EFE

A montadora Nio, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, planeja substituir 30% de seus trabalhadores nas linhas de produção por robôs industriais entre 2025 e 2027. A montadora também afirmou que pode reduzir em 50% os cargos gerenciais por meio da inteligência artificial (IA).

Linha de produção da Nio; montadora planeja trocar postos de trabalhos por robôs e inteligência artificial  Foto: Keith Bradsher/The New York Times

“Queremos utilizar as tecnologias de IA para reduzir nossa dependência de trabalhadores qualificados e técnicos, economizando mais em custos de mão de obra”, explicou recentemente o vice-presidente de manufatura, logística e operações da empresa, Ji Huaqiang, citado pelo jornal honconguês South China Morning Post.

Ji especificou que, se a IA for capaz de tomar 80% das decisões de fabricação, permitiria à Nio reduzir pela metade os cargos gerenciais até 2025, enquanto os robôs industriais eliminariam os mencionados 30% dos postos operados por trabalhadores nas linhas de produção entre esse ano e 2027.

O executivo afirmou que a Nio vislumbra um futuro sem mão de obra e totalmente automatizado em suas fábricas, embora tenha admitido que é difícil estabelecer prazos para essa ideia.

No final de 2022, a Nio contava com cerca de 7 mil funcionários em sua equipe, mas neste mês a empresa afirmou que a reduziu em 10% para “impulsionar a eficiência e manter-se competitiva”.

A empresa, fundada em 2014, ainda não registrou lucros e enfrenta um mercado que, embora seja o maior do mundo no setor de veículos elétricos, está cada vez mais competitivo. Nos primeiros dez meses deste ano, a Nio entregou mais de 126 mil veículos, representando um aumento interanual de 36,3%. /EFE

A montadora Nio, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, planeja substituir 30% de seus trabalhadores nas linhas de produção por robôs industriais entre 2025 e 2027. A montadora também afirmou que pode reduzir em 50% os cargos gerenciais por meio da inteligência artificial (IA).

Linha de produção da Nio; montadora planeja trocar postos de trabalhos por robôs e inteligência artificial  Foto: Keith Bradsher/The New York Times

“Queremos utilizar as tecnologias de IA para reduzir nossa dependência de trabalhadores qualificados e técnicos, economizando mais em custos de mão de obra”, explicou recentemente o vice-presidente de manufatura, logística e operações da empresa, Ji Huaqiang, citado pelo jornal honconguês South China Morning Post.

Ji especificou que, se a IA for capaz de tomar 80% das decisões de fabricação, permitiria à Nio reduzir pela metade os cargos gerenciais até 2025, enquanto os robôs industriais eliminariam os mencionados 30% dos postos operados por trabalhadores nas linhas de produção entre esse ano e 2027.

O executivo afirmou que a Nio vislumbra um futuro sem mão de obra e totalmente automatizado em suas fábricas, embora tenha admitido que é difícil estabelecer prazos para essa ideia.

No final de 2022, a Nio contava com cerca de 7 mil funcionários em sua equipe, mas neste mês a empresa afirmou que a reduziu em 10% para “impulsionar a eficiência e manter-se competitiva”.

A empresa, fundada em 2014, ainda não registrou lucros e enfrenta um mercado que, embora seja o maior do mundo no setor de veículos elétricos, está cada vez mais competitivo. Nos primeiros dez meses deste ano, a Nio entregou mais de 126 mil veículos, representando um aumento interanual de 36,3%. /EFE

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