Carros elétricos: China pede ajuda à República Checa nas negociações com a União Europeia


Bloco europeu decidiu impor tarifas de importação adicionais sobre os carros elétricos da China, alegando que os subsídios do país asiático prejudicam as montadoras europeias

Por Caroline Aragaki
Atualização:

A China disse neste domingo, 3, em comunicado, esperar que a República Checa desempenhe um “papel ativo” para que o lado europeu demonstre “vontade política e sinceridade” nas negociações da União Europeia com os chineses a respeito de veículos elétricos.

O movimento ocorre dias após a Comissão Europeia dizer que concluiu sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China por um período de cinco anos.

Carros elétricos em porto na China: UE decidiu adotar tarifas extras Foto: AFP
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“A China não concorda nem aceita a decisão”, afirmou a segunda maior economia do mundo, em comunicado que trata da 12ª reunião do Comitê Misto Econômico China-República Checa, realizada em Pequim neste fim de semana.

Segundo o comunicado, a China se diz disposta a reforçar a cooperação com a República Checa nas frentes de comércio, investimento, logística e transporte, novas energias, turismo e outros campos, e expandir a importação de produtos de alta tecnologia, equipamentos e mercadorias especiais da República Checa.

O comunicado chinês diz ainda que autoridades da República Checa afirmaram durante o encontro que o país “defende o livre comércio e se opõe ao protecionismo”. A República Checa - que tem a China como segundo maior parceiro comercial mundial - também teria dito que atribui grande importância ao desenvolvimento da cooperação econômica e comercial com a China e está disposta a cooperar com a segunda maior economia do mundo em novos veículos energéticos.

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Nova tarifas

A Comissão Europeia informou no último dia 29 ter concluído sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEV) da China por um período de cinco anos. As tarifas poderão chegar até 35,3% sobre os veículos elétricos chineses, de acordo com comunicado.

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As montadoras chinesas BYD, Geely e SAIC serão taxadas em 17%, 18,8% e 35,3%, respectivamente. Empresas consideradas “cooperantes” estarão sujeitas a uma taxa de 20,7%. Após uma solicitação fundamentada relacionada a um exame individual, a norte-americana Tesla receberá uma taxa de 7,8%, segundo a Comissão.

“Conforme divulgado anteriormente, a investigação constatou que a cadeia de valor de BEVs na China se beneficia de subsídios injustos, o que está causando ameaça de prejuízo econômico aos produtores de BEVs da União Europeia”, disse a Comissão. A investigação foi iniciada em setembro de 2023.

A China disse neste domingo, 3, em comunicado, esperar que a República Checa desempenhe um “papel ativo” para que o lado europeu demonstre “vontade política e sinceridade” nas negociações da União Europeia com os chineses a respeito de veículos elétricos.

O movimento ocorre dias após a Comissão Europeia dizer que concluiu sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China por um período de cinco anos.

Carros elétricos em porto na China: UE decidiu adotar tarifas extras Foto: AFP

“A China não concorda nem aceita a decisão”, afirmou a segunda maior economia do mundo, em comunicado que trata da 12ª reunião do Comitê Misto Econômico China-República Checa, realizada em Pequim neste fim de semana.

Segundo o comunicado, a China se diz disposta a reforçar a cooperação com a República Checa nas frentes de comércio, investimento, logística e transporte, novas energias, turismo e outros campos, e expandir a importação de produtos de alta tecnologia, equipamentos e mercadorias especiais da República Checa.

O comunicado chinês diz ainda que autoridades da República Checa afirmaram durante o encontro que o país “defende o livre comércio e se opõe ao protecionismo”. A República Checa - que tem a China como segundo maior parceiro comercial mundial - também teria dito que atribui grande importância ao desenvolvimento da cooperação econômica e comercial com a China e está disposta a cooperar com a segunda maior economia do mundo em novos veículos energéticos.

Nova tarifas

A Comissão Europeia informou no último dia 29 ter concluído sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEV) da China por um período de cinco anos. As tarifas poderão chegar até 35,3% sobre os veículos elétricos chineses, de acordo com comunicado.

As montadoras chinesas BYD, Geely e SAIC serão taxadas em 17%, 18,8% e 35,3%, respectivamente. Empresas consideradas “cooperantes” estarão sujeitas a uma taxa de 20,7%. Após uma solicitação fundamentada relacionada a um exame individual, a norte-americana Tesla receberá uma taxa de 7,8%, segundo a Comissão.

“Conforme divulgado anteriormente, a investigação constatou que a cadeia de valor de BEVs na China se beneficia de subsídios injustos, o que está causando ameaça de prejuízo econômico aos produtores de BEVs da União Europeia”, disse a Comissão. A investigação foi iniciada em setembro de 2023.

A China disse neste domingo, 3, em comunicado, esperar que a República Checa desempenhe um “papel ativo” para que o lado europeu demonstre “vontade política e sinceridade” nas negociações da União Europeia com os chineses a respeito de veículos elétricos.

O movimento ocorre dias após a Comissão Europeia dizer que concluiu sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China por um período de cinco anos.

Carros elétricos em porto na China: UE decidiu adotar tarifas extras Foto: AFP

“A China não concorda nem aceita a decisão”, afirmou a segunda maior economia do mundo, em comunicado que trata da 12ª reunião do Comitê Misto Econômico China-República Checa, realizada em Pequim neste fim de semana.

Segundo o comunicado, a China se diz disposta a reforçar a cooperação com a República Checa nas frentes de comércio, investimento, logística e transporte, novas energias, turismo e outros campos, e expandir a importação de produtos de alta tecnologia, equipamentos e mercadorias especiais da República Checa.

O comunicado chinês diz ainda que autoridades da República Checa afirmaram durante o encontro que o país “defende o livre comércio e se opõe ao protecionismo”. A República Checa - que tem a China como segundo maior parceiro comercial mundial - também teria dito que atribui grande importância ao desenvolvimento da cooperação econômica e comercial com a China e está disposta a cooperar com a segunda maior economia do mundo em novos veículos energéticos.

Nova tarifas

A Comissão Europeia informou no último dia 29 ter concluído sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEV) da China por um período de cinco anos. As tarifas poderão chegar até 35,3% sobre os veículos elétricos chineses, de acordo com comunicado.

As montadoras chinesas BYD, Geely e SAIC serão taxadas em 17%, 18,8% e 35,3%, respectivamente. Empresas consideradas “cooperantes” estarão sujeitas a uma taxa de 20,7%. Após uma solicitação fundamentada relacionada a um exame individual, a norte-americana Tesla receberá uma taxa de 7,8%, segundo a Comissão.

“Conforme divulgado anteriormente, a investigação constatou que a cadeia de valor de BEVs na China se beneficia de subsídios injustos, o que está causando ameaça de prejuízo econômico aos produtores de BEVs da União Europeia”, disse a Comissão. A investigação foi iniciada em setembro de 2023.

A China disse neste domingo, 3, em comunicado, esperar que a República Checa desempenhe um “papel ativo” para que o lado europeu demonstre “vontade política e sinceridade” nas negociações da União Europeia com os chineses a respeito de veículos elétricos.

O movimento ocorre dias após a Comissão Europeia dizer que concluiu sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China por um período de cinco anos.

Carros elétricos em porto na China: UE decidiu adotar tarifas extras Foto: AFP

“A China não concorda nem aceita a decisão”, afirmou a segunda maior economia do mundo, em comunicado que trata da 12ª reunião do Comitê Misto Econômico China-República Checa, realizada em Pequim neste fim de semana.

Segundo o comunicado, a China se diz disposta a reforçar a cooperação com a República Checa nas frentes de comércio, investimento, logística e transporte, novas energias, turismo e outros campos, e expandir a importação de produtos de alta tecnologia, equipamentos e mercadorias especiais da República Checa.

O comunicado chinês diz ainda que autoridades da República Checa afirmaram durante o encontro que o país “defende o livre comércio e se opõe ao protecionismo”. A República Checa - que tem a China como segundo maior parceiro comercial mundial - também teria dito que atribui grande importância ao desenvolvimento da cooperação econômica e comercial com a China e está disposta a cooperar com a segunda maior economia do mundo em novos veículos energéticos.

Nova tarifas

A Comissão Europeia informou no último dia 29 ter concluído sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEV) da China por um período de cinco anos. As tarifas poderão chegar até 35,3% sobre os veículos elétricos chineses, de acordo com comunicado.

As montadoras chinesas BYD, Geely e SAIC serão taxadas em 17%, 18,8% e 35,3%, respectivamente. Empresas consideradas “cooperantes” estarão sujeitas a uma taxa de 20,7%. Após uma solicitação fundamentada relacionada a um exame individual, a norte-americana Tesla receberá uma taxa de 7,8%, segundo a Comissão.

“Conforme divulgado anteriormente, a investigação constatou que a cadeia de valor de BEVs na China se beneficia de subsídios injustos, o que está causando ameaça de prejuízo econômico aos produtores de BEVs da União Europeia”, disse a Comissão. A investigação foi iniciada em setembro de 2023.

A China disse neste domingo, 3, em comunicado, esperar que a República Checa desempenhe um “papel ativo” para que o lado europeu demonstre “vontade política e sinceridade” nas negociações da União Europeia com os chineses a respeito de veículos elétricos.

O movimento ocorre dias após a Comissão Europeia dizer que concluiu sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China por um período de cinco anos.

Carros elétricos em porto na China: UE decidiu adotar tarifas extras Foto: AFP

“A China não concorda nem aceita a decisão”, afirmou a segunda maior economia do mundo, em comunicado que trata da 12ª reunião do Comitê Misto Econômico China-República Checa, realizada em Pequim neste fim de semana.

Segundo o comunicado, a China se diz disposta a reforçar a cooperação com a República Checa nas frentes de comércio, investimento, logística e transporte, novas energias, turismo e outros campos, e expandir a importação de produtos de alta tecnologia, equipamentos e mercadorias especiais da República Checa.

O comunicado chinês diz ainda que autoridades da República Checa afirmaram durante o encontro que o país “defende o livre comércio e se opõe ao protecionismo”. A República Checa - que tem a China como segundo maior parceiro comercial mundial - também teria dito que atribui grande importância ao desenvolvimento da cooperação econômica e comercial com a China e está disposta a cooperar com a segunda maior economia do mundo em novos veículos energéticos.

Nova tarifas

A Comissão Europeia informou no último dia 29 ter concluído sua investigação antissubsídios, impondo direitos compensatórios definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEV) da China por um período de cinco anos. As tarifas poderão chegar até 35,3% sobre os veículos elétricos chineses, de acordo com comunicado.

As montadoras chinesas BYD, Geely e SAIC serão taxadas em 17%, 18,8% e 35,3%, respectivamente. Empresas consideradas “cooperantes” estarão sujeitas a uma taxa de 20,7%. Após uma solicitação fundamentada relacionada a um exame individual, a norte-americana Tesla receberá uma taxa de 7,8%, segundo a Comissão.

“Conforme divulgado anteriormente, a investigação constatou que a cadeia de valor de BEVs na China se beneficia de subsídios injustos, o que está causando ameaça de prejuízo econômico aos produtores de BEVs da União Europeia”, disse a Comissão. A investigação foi iniciada em setembro de 2023.

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