Na hora de redefinir prioridades de investimento em tecnologia para o próximo ano, as empresas têm destinado mais recursos a áreas como cibersegurança, gestão de dados e inteligência artificial (IA), segundo o levantamento “Antes da TI, a Estratégia”, realizado pela plataforma IT Forum com 308 líderes de tecnologia da informação.
Vagas para áreas de cibersegurança devem ter alta demanda no próximo ano. Segundo a pesquisa, a contratação de especialistas em monitoramento de ameaças é prioridade para 53% das organizações, seguida pela adoção de soluções de inteligência de ameaças (45%) e de recuperação de desastres (33%).
Apesar de gestão de dados ser considerada outro pilar estratégico, apenas 39% consideram a área de alta prioridade no momento. No entanto, 65% acreditam que, nos próximos anos, estará entre as principais escolhas estratégicas. Isso amplia a necessidade de profissionais qualificados em governança, análise e proteção de dados.
Falta gente
Apesar da relevância da IA, apenas 16% das empresas consideram-na essencial para seus negócios. Esse número, contudo, deve triplicar nos próximos dois anos. Apesar da perspectiva, 79% dos líderes de TI relatam dificuldades em gerenciar projetos de IA devido à escassez de profissionais qualificados, e 83% destacam a falta de alinhamento entre soluções oferecidas por fornecedores e as reais necessidades empresariais.
“O mercado está em um ponto de inflexão”, diz Bruna Bomfim, gerente de estudos e pesquisas do IT Forum. “O potencial transformador da IA é claro, mas alinhar tecnologia às pessoas é indispensável”.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 18/12/2024, às 15:13.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.