Bastidores do mundo dos negócios

Copa no fim do ano pode tirar até R$ 7 bi das maquininhas de cartão


Jogos da seleção brasileira devem reduzir o fluxo de clientes em setores do comércio e de serviços

Por Matheus Piovesana
Jogadores em treino oficial da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do Catar Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O quarto trimestre costuma ser forte para as empresas de maquininhas, mas a Copa do Mundo fora de época vai atrapalhar. Os jogos da seleção brasileira devem reduzir o fluxo de clientes em uma série de setores do comércio e dos serviços, e as companhias do setor estimam deixar de capturar até R$ 7 bilhões em transações.

Stone e PagSeguro, que fornecem projeções trimestrais ao mercado, esperam deixar de processar até R$ 3 bilhões e até R$ 4 bilhões, respectivamente, por causa dos jogos da Copa. “O brasileiro presta atenção à Copa do Mundo”, disse a analistas o CEO do Grupo UOL, controlador da PagSeguro, Ricardo Dutra. A Cielo, líder do setor, não fala em números, mas vê impacto “ligeiramente negativo”.

continua após a publicidade

Jogos coincidem com período de compras para o Natal e Black Friday

O deslocamento da Copa para o fim do ano, na edição de 2022, fará com que os jogos se sobreponham às compras para o Natal e à Black Friday. Além disso, na primeira fase, as partidas da seleção serão em dias úteis. Em alguns setores do comércio, a expectativa é de desaceleração, ainda que em bens duráveis a tradicional troca de televisor para ver os jogos possa dar um empurrão às vendas.

A Copa chega em um momento desafiador para o consumo no País, com a alta da inflação e dos juros reduzindo a renda disponível das famílias, já endividadas. A PagSeguro espera que os brasileiros usem mais o 13º para pagar dívidas do que em outros anos, e também enxerga pressão no consumo, bem como menor disposição dos bancos em emprestar dinheiro neste momento.

continua após a publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 23/11/2022, às 15h25

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

continua após a publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Jogadores em treino oficial da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do Catar Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O quarto trimestre costuma ser forte para as empresas de maquininhas, mas a Copa do Mundo fora de época vai atrapalhar. Os jogos da seleção brasileira devem reduzir o fluxo de clientes em uma série de setores do comércio e dos serviços, e as companhias do setor estimam deixar de capturar até R$ 7 bilhões em transações.

Stone e PagSeguro, que fornecem projeções trimestrais ao mercado, esperam deixar de processar até R$ 3 bilhões e até R$ 4 bilhões, respectivamente, por causa dos jogos da Copa. “O brasileiro presta atenção à Copa do Mundo”, disse a analistas o CEO do Grupo UOL, controlador da PagSeguro, Ricardo Dutra. A Cielo, líder do setor, não fala em números, mas vê impacto “ligeiramente negativo”.

Jogos coincidem com período de compras para o Natal e Black Friday

O deslocamento da Copa para o fim do ano, na edição de 2022, fará com que os jogos se sobreponham às compras para o Natal e à Black Friday. Além disso, na primeira fase, as partidas da seleção serão em dias úteis. Em alguns setores do comércio, a expectativa é de desaceleração, ainda que em bens duráveis a tradicional troca de televisor para ver os jogos possa dar um empurrão às vendas.

A Copa chega em um momento desafiador para o consumo no País, com a alta da inflação e dos juros reduzindo a renda disponível das famílias, já endividadas. A PagSeguro espera que os brasileiros usem mais o 13º para pagar dívidas do que em outros anos, e também enxerga pressão no consumo, bem como menor disposição dos bancos em emprestar dinheiro neste momento.

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 23/11/2022, às 15h25

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Jogadores em treino oficial da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do Catar Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O quarto trimestre costuma ser forte para as empresas de maquininhas, mas a Copa do Mundo fora de época vai atrapalhar. Os jogos da seleção brasileira devem reduzir o fluxo de clientes em uma série de setores do comércio e dos serviços, e as companhias do setor estimam deixar de capturar até R$ 7 bilhões em transações.

Stone e PagSeguro, que fornecem projeções trimestrais ao mercado, esperam deixar de processar até R$ 3 bilhões e até R$ 4 bilhões, respectivamente, por causa dos jogos da Copa. “O brasileiro presta atenção à Copa do Mundo”, disse a analistas o CEO do Grupo UOL, controlador da PagSeguro, Ricardo Dutra. A Cielo, líder do setor, não fala em números, mas vê impacto “ligeiramente negativo”.

Jogos coincidem com período de compras para o Natal e Black Friday

O deslocamento da Copa para o fim do ano, na edição de 2022, fará com que os jogos se sobreponham às compras para o Natal e à Black Friday. Além disso, na primeira fase, as partidas da seleção serão em dias úteis. Em alguns setores do comércio, a expectativa é de desaceleração, ainda que em bens duráveis a tradicional troca de televisor para ver os jogos possa dar um empurrão às vendas.

A Copa chega em um momento desafiador para o consumo no País, com a alta da inflação e dos juros reduzindo a renda disponível das famílias, já endividadas. A PagSeguro espera que os brasileiros usem mais o 13º para pagar dívidas do que em outros anos, e também enxerga pressão no consumo, bem como menor disposição dos bancos em emprestar dinheiro neste momento.

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 23/11/2022, às 15h25

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.