Bastidores do mundo dos negócios

E-commerce pode repetir no Natal queda em vendas da Black Friday


Negócios caíram 15% no período de promoções de novembro

Por Cynthia Decloedt
Atualização:
Sites de comércio eletrônico tiveram 20 horas e 46 minutos de indisponibilidade na Black Friday Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

O comércio eletrônico corre o risco de repetir neste Natal uma queda nas vendas assim como aconteceu na Black Friday, período em que o comércio já deposita parte das expectativas de faturamento do ano.

A Sofist, empresa especializada em serviços de qualidade de softwares, fez um levantamento mostrando que o e-commerce deixou de faturar um total de R$ 98,3 milhões por conta de instabilidades em seus sistemas durante a campanha de promoções da Black Friday. Conforme dados da Neotrust, as vendas caíram 15% no e-commerce nesse período, enquanto a expectativa era de aumento de 13%.

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A diretora de negócios da Sofist, Grace Libânio, alerta que o e-commerce teve pouco tempo para corrigir problemas e se preparar para o Natal. Pouco mais de 90% dos sites monitorados no estudo da empresa mostraram falhas em algum momento durante a Black Friday e 33,65% das páginas ficaram fora do ar.

Os dois eventos juntos levaram a 20 horas e 46 minutos de indisponibilidade dos sites. Por isso, Líbano acredita que o desempenho do varejo online no período de Natal seja um pouco pior do que o aumento de 3% previsto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

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Este texto foi publicado no Broadcast no dia 21/12/23, às 16h09

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Sites de comércio eletrônico tiveram 20 horas e 46 minutos de indisponibilidade na Black Friday Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

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A diretora de negócios da Sofist, Grace Libânio, alerta que o e-commerce teve pouco tempo para corrigir problemas e se preparar para o Natal. Pouco mais de 90% dos sites monitorados no estudo da empresa mostraram falhas em algum momento durante a Black Friday e 33,65% das páginas ficaram fora do ar.

Os dois eventos juntos levaram a 20 horas e 46 minutos de indisponibilidade dos sites. Por isso, Líbano acredita que o desempenho do varejo online no período de Natal seja um pouco pior do que o aumento de 3% previsto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

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A Sofist, empresa especializada em serviços de qualidade de softwares, fez um levantamento mostrando que o e-commerce deixou de faturar um total de R$ 98,3 milhões por conta de instabilidades em seus sistemas durante a campanha de promoções da Black Friday. Conforme dados da Neotrust, as vendas caíram 15% no e-commerce nesse período, enquanto a expectativa era de aumento de 13%.

A diretora de negócios da Sofist, Grace Libânio, alerta que o e-commerce teve pouco tempo para corrigir problemas e se preparar para o Natal. Pouco mais de 90% dos sites monitorados no estudo da empresa mostraram falhas em algum momento durante a Black Friday e 33,65% das páginas ficaram fora do ar.

Os dois eventos juntos levaram a 20 horas e 46 minutos de indisponibilidade dos sites. Por isso, Líbano acredita que o desempenho do varejo online no período de Natal seja um pouco pior do que o aumento de 3% previsto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

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