Empresas com as cadeias de suprimentos maduras são 23% mais lucrativas e têm seis vezes mais probabilidade de usar inteligência artificial (IA) e IA generativa (que cria novas soluções sozinha) em seus processos logísticos, segundo pesquisa da consultoria Accenture.
A maturidade da cadeia de suprimentos é definida como uma extensão da capacidade das companhias para utilizar IA generativa, machine learning e outras tecnologias em evolução, para tomadas de decisão autônomas, simulações avançadas e melhoria contínua. Segundo a consultoria, essas competências permitem que as corporações se adaptem mais rapidamente às mudanças, além de poderem adotar outras novas tecnologias que estão surgindo.
O relatório mostra que as ‘Líderes’, aquelas 10% com maior pontuação na escala de maturidade, alcançaram margens 23% superiores do que suas concorrentes (11,8% versus 9,6%) entre 2019 e 2023. Ao mesmo tempo, elas entregaram retornos 15% melhores aos acionistas (8,5% versus 7,4%).
Essas empresas líderes também têm oito vezes mais probabilidade de reduzir o tempo necessário para desenvolver e lançar novos produtos, 8,5 vezes mais possibilidades de desenvolver produtos ecologicamente corretos, e 6 vezes mais viabilidade de melhorar a eficiência dos recursos de engenharia.
Na média, maturidade em suprimentos ainda é baixa
Embora a pontuação média de maturidade da cadeia de suprimentos tenha aumentado mais de 50% entre 2019 e 2023, a pontuação média em todas as empresas permanece baixa: apenas 36%. Ela varia entre setores e países - de 22% no México a 52% no Japão, e de 31% para empresas de bens de consumo a 40% para empresas aeroespaciais e de defesa.
A pesquisa foi baseada em um estudo realizado em outubro de 2023 entre mais de 3 mil executivos da cadeia de suprimentos, em 1.148 empresas, de 10 setores, em 15 países.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 30/07/24, às 11h53.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.