Duas healthtechs, como são chamadas as empresas em estágio inicial da área de saúde, estão juntando esforços para criar uma plataforma que concentre informações, traga eficiência ao atendimento dos beneficiários e redução de custos ao sistema. A Sanus, que oferece monitoramento e consultoria de saúde a mais de 100 mil brasileiros, e a Prospera, especialista em análise de dados para 80 planos de saúde e 10 corretoras, estão investindo R$ 15 milhões nos próximos dois anos na “Saúde 4.0″.
A plataforma pretende usar inteligência artificial e aprendizado de máquina para processar contas médicas, prontuários, resultados de exames e cadastros da rede credenciada de planos de saúde. Hoje, cada enfermeiro da Sanus consegue atender a 80 pessoas por dia por WhatsApp. Eles acompanham os pacientes e os encaminham a consultas médicas, se necessário.
Com a parceria, a expectativa é que esses profissionais passem a atender 300 pessoas diariamente. Isso porque espera-se que os protocolos assistenciais, baseados no perfil e conversa com cada beneficiário, sejam otimizados.
Para o beneficiário, a plataforma poderá recomendar prestadores de serviço com melhor custo-benefício, dependendo do histórico e condições de cada usuário. A ideia é facilitar a rotina de operadores e reduzir a frequência de uso dos planos de saúde.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 09/01/2025, às 16:00.
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