Quase 90% dos herdeiros de empresas familiares brasileiras acreditam que a inteligência artificial (IA) generativa (que tem capacidade de criação) é uma poderosa força de transformação dos negócios, mas duvidam da capacidade de seus negócios familiares em adotá-la. No mundo, o porcentual é de 73%, segundo pesquisa da consultoria PwC.
Feita com 900 herdeiros que devem se tornar membros influentes de conselhos ou líderes de companhias familiares, com idades entre 18 e 40 anos, a pesquisa PwC’s Global NextGen Survey 2024 constatou que 39% das empresas familiares brasileiras (49% no mundo) não começaram a explorar o uso da IA generativa. Somente 8% no Brasil estão atualmente em teste de IA e piloto. No mundo, são 7%.
Os futuros comandantes das empresas no Brasil percebem menos riscos associados à IA generativa do que os atuais. Apenas metade dos jovens, por exemplo, acredita que a IA generativa intensificará riscos de cibersegurança nos próximos 12 meses. Na atual geração, essa crença está em 73%. O mesmo acontece em relação a responsabilidades legais e riscos à reputação, sendo os porcentuais, respectivamente, 42% e 63%.
Treinamento de pessoal
Para quase todos os futuros líderes – 97% no Brasil e 84% no mundo – deve haver treinamento de gerentes e funcionários para o entendimento de riscos e oportunidades da IA. Até agora, apenas 11% das empresas deram esse passo no Brasil (12% no mundo).
Hoje, apenas 17% das empresas familiares no Brasil (14% no mundo) têm uma equipe ou pessoa diretamente responsável pela IA generativa. Em geral, o líder de TI tem assumido também esse papel. A probabilidade de essa posição passar a existir aumenta em empresas maiores e mais maduras.
As empresas familiares representam parte substancial da economia, contribuindo com aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) global (65% no Brasil, de acordo com dados do IBGE 2024) e empregando 60% da força de trabalho mundial (75% no Brasil).
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 12/07/24, às 17h04.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.