Bastidores do mundo dos negócios

Quase R$ 9 milhões foram sacados em falha que viralizou como ‘bug do Nubank’


Problema permitiu saques em caixas eletrônicos mesmo sem limites disponíveis

Por Wesley Gonsalves
Instituição informou que os saques acima dos limites foram 'imateriais para o Nubank' Foto: Felipe Iruatã/Estadão - 21/05/2024

O “bug do Nubank”, como ficou conhecida a falha de sistema que viralizou nas redes sociais, resultou em saques de quase R$ 9 milhões. O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira, 8, quando correntistas conseguiram realizar saques em caixas eletrônicos do Banco 24 horas na função crédito, mesmo sem limite disponível. A informação sobre o valor dos saques foi confirmada por uma fonte e circulou em um fórum de funcionários da companhia nesta semana.

Em nota, banco informou que os saques acima dos limites foram “imateriais para o Nubank”.

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Os saques aconteceram principalmente em estados do Sudeste. Quase a quase metade foi no Rio de Janeiro e outros 30% em São Paulo. A estimativa é de que cerca de 80 mil pessoas conseguiram sacar valores durante a falha.

Notícia se espalhou pelas redes

A notícia do “bug” se espalhou pelas redes sociais X (antigo Twitter) e TikTok, e fez com que uma onda de pessoas buscasse caixas eletrônicos para conseguir “tentar” a efetividade dos saques mesmo sem limite. O caso ganhou tração nas redes sociais e virou um dos assuntos mais comentados do X no dia e entrou na lista do Google Trends.

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Logo após o incidente, na manhã de sexta-feira, o banco digital informou que a situação havia sido resolvida e os problemas nos saques - na modalidade débito - haviam sido normalizados. A instituição trabalhava para restabelecer a função de saques no crédito. Na tarde daquele dia, o Nubank relatou que uma oscilação durante a madrugada afetou temporariamente o serviço de saque.

Questionado sobre o caso, em nota, o Nubank informou que, durante a oscilação de disponibilidade de saque ocorrida durante a madrugada da sexta-feira, uma “pequena parcela” de clientes foi afetada por uma falha em que limites de crédito não foram observados nos saques realizados no cartão de crédito. Sobre os valores, o banco afirmou que “os valores de saques acima dos limites foram imateriais para o Nubank”.

O banco foi questionado também se acionaria judicialmente os clientes que “aproveitaram” da falha sistêmica para realizar retiradas sem limite de saldo ou crédito. No entanto, a companhia se limitou a dizer que os saques estão sujeitos à cobrança de encargos. “O Nubank lembra que o saque via cartão de crédito é um empréstimo e está automaticamente sujeito à cobrança de juros”, disse, no comunicado.

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Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 13/11/2024, às 11:29.

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O “bug do Nubank”, como ficou conhecida a falha de sistema que viralizou nas redes sociais, resultou em saques de quase R$ 9 milhões. O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira, 8, quando correntistas conseguiram realizar saques em caixas eletrônicos do Banco 24 horas na função crédito, mesmo sem limite disponível. A informação sobre o valor dos saques foi confirmada por uma fonte e circulou em um fórum de funcionários da companhia nesta semana.

Em nota, banco informou que os saques acima dos limites foram “imateriais para o Nubank”.

Os saques aconteceram principalmente em estados do Sudeste. Quase a quase metade foi no Rio de Janeiro e outros 30% em São Paulo. A estimativa é de que cerca de 80 mil pessoas conseguiram sacar valores durante a falha.

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A notícia do “bug” se espalhou pelas redes sociais X (antigo Twitter) e TikTok, e fez com que uma onda de pessoas buscasse caixas eletrônicos para conseguir “tentar” a efetividade dos saques mesmo sem limite. O caso ganhou tração nas redes sociais e virou um dos assuntos mais comentados do X no dia e entrou na lista do Google Trends.

Logo após o incidente, na manhã de sexta-feira, o banco digital informou que a situação havia sido resolvida e os problemas nos saques - na modalidade débito - haviam sido normalizados. A instituição trabalhava para restabelecer a função de saques no crédito. Na tarde daquele dia, o Nubank relatou que uma oscilação durante a madrugada afetou temporariamente o serviço de saque.

Questionado sobre o caso, em nota, o Nubank informou que, durante a oscilação de disponibilidade de saque ocorrida durante a madrugada da sexta-feira, uma “pequena parcela” de clientes foi afetada por uma falha em que limites de crédito não foram observados nos saques realizados no cartão de crédito. Sobre os valores, o banco afirmou que “os valores de saques acima dos limites foram imateriais para o Nubank”.

O banco foi questionado também se acionaria judicialmente os clientes que “aproveitaram” da falha sistêmica para realizar retiradas sem limite de saldo ou crédito. No entanto, a companhia se limitou a dizer que os saques estão sujeitos à cobrança de encargos. “O Nubank lembra que o saque via cartão de crédito é um empréstimo e está automaticamente sujeito à cobrança de juros”, disse, no comunicado.

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O “bug do Nubank”, como ficou conhecida a falha de sistema que viralizou nas redes sociais, resultou em saques de quase R$ 9 milhões. O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira, 8, quando correntistas conseguiram realizar saques em caixas eletrônicos do Banco 24 horas na função crédito, mesmo sem limite disponível. A informação sobre o valor dos saques foi confirmada por uma fonte e circulou em um fórum de funcionários da companhia nesta semana.

Em nota, banco informou que os saques acima dos limites foram “imateriais para o Nubank”.

Os saques aconteceram principalmente em estados do Sudeste. Quase a quase metade foi no Rio de Janeiro e outros 30% em São Paulo. A estimativa é de que cerca de 80 mil pessoas conseguiram sacar valores durante a falha.

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A notícia do “bug” se espalhou pelas redes sociais X (antigo Twitter) e TikTok, e fez com que uma onda de pessoas buscasse caixas eletrônicos para conseguir “tentar” a efetividade dos saques mesmo sem limite. O caso ganhou tração nas redes sociais e virou um dos assuntos mais comentados do X no dia e entrou na lista do Google Trends.

Logo após o incidente, na manhã de sexta-feira, o banco digital informou que a situação havia sido resolvida e os problemas nos saques - na modalidade débito - haviam sido normalizados. A instituição trabalhava para restabelecer a função de saques no crédito. Na tarde daquele dia, o Nubank relatou que uma oscilação durante a madrugada afetou temporariamente o serviço de saque.

Questionado sobre o caso, em nota, o Nubank informou que, durante a oscilação de disponibilidade de saque ocorrida durante a madrugada da sexta-feira, uma “pequena parcela” de clientes foi afetada por uma falha em que limites de crédito não foram observados nos saques realizados no cartão de crédito. Sobre os valores, o banco afirmou que “os valores de saques acima dos limites foram imateriais para o Nubank”.

O banco foi questionado também se acionaria judicialmente os clientes que “aproveitaram” da falha sistêmica para realizar retiradas sem limite de saldo ou crédito. No entanto, a companhia se limitou a dizer que os saques estão sujeitos à cobrança de encargos. “O Nubank lembra que o saque via cartão de crédito é um empréstimo e está automaticamente sujeito à cobrança de juros”, disse, no comunicado.

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A notícia do “bug” se espalhou pelas redes sociais X (antigo Twitter) e TikTok, e fez com que uma onda de pessoas buscasse caixas eletrônicos para conseguir “tentar” a efetividade dos saques mesmo sem limite. O caso ganhou tração nas redes sociais e virou um dos assuntos mais comentados do X no dia e entrou na lista do Google Trends.

Logo após o incidente, na manhã de sexta-feira, o banco digital informou que a situação havia sido resolvida e os problemas nos saques - na modalidade débito - haviam sido normalizados. A instituição trabalhava para restabelecer a função de saques no crédito. Na tarde daquele dia, o Nubank relatou que uma oscilação durante a madrugada afetou temporariamente o serviço de saque.

Questionado sobre o caso, em nota, o Nubank informou que, durante a oscilação de disponibilidade de saque ocorrida durante a madrugada da sexta-feira, uma “pequena parcela” de clientes foi afetada por uma falha em que limites de crédito não foram observados nos saques realizados no cartão de crédito. Sobre os valores, o banco afirmou que “os valores de saques acima dos limites foram imateriais para o Nubank”.

O banco foi questionado também se acionaria judicialmente os clientes que “aproveitaram” da falha sistêmica para realizar retiradas sem limite de saldo ou crédito. No entanto, a companhia se limitou a dizer que os saques estão sujeitos à cobrança de encargos. “O Nubank lembra que o saque via cartão de crédito é um empréstimo e está automaticamente sujeito à cobrança de juros”, disse, no comunicado.

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