BRASÍLIA - Os clientes da Caixa Econômica Federal que têm financiamento imobiliário podem solicitar, por meio do aplicativo do banco, uma pausa de seis meses no pagamento das prestações. A medida foi originalmente anunciada no dia 19 de março, a princípio com a possibilidade de adiamento de dois meses, mas a Caixa decidiu ampliar o número de prestações que podem ser postergadas, primeiro para três parcelas, quatro e, por fim, para seis.
A partir da segunda-feira, 27, quem já tinha solicitado a suspensão temporária de 120 dias pode pedir a ampliação para mais 60. Para quem ainda não solicitou, o período já será de 180 dias. O objetivo é aliviar o bolso de famílias e empresas durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o banco, podem solicitar o benefício clientes com contratos habitacionais, sejam pessoas físicas ou empresas, que estejam com as prestações em dia ou que registrem atraso de, no máximo, dois meses.
Isso inclui os clientes que financiaram por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, voltado para a população de baixa renda. Quem utiliza atualmente o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações mensais – algo que já era possível antes mesmo da crise – não poderá solicitar a pausa de dois meses.
A Caixa lembra ainda que, além do crédito para compra de imóveis, essas condições estão sendo oferecidas no chamado home equity, em que o imóvel do cliente serve de garantia para a tomada de crédito. Neste caso, será possível solicitar a pausa de dois meses caso o cliente já tenha pago pelo menos 11 prestações.
Confira abaixo como funciona o serviço de pausa estendida oferecido pela Caixa.
Quem pode solicitar?
Pessoas físicas e empresas que tenham contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal. No caso de clientes pessoa física, os pagamentos precisam estar em dia ou com atraso de, no máximo, seis meses. As empresas não podem ultrapassar dois meses de atraso. O pedido vale, inclusive, para os contratos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, voltado para a população de baixa renda.
Quem já tinha solicitado a pausa por quatro meses pode pedir prorrogação?
Tanto pessoas físicas quanto empresas que já tinham pedido a pausa por 120 dias podem solicitar a prorrogação por mais 60.
Quem não terá acesso à pausa nas prestações?
Clientes pessoa física que estiverem com mais de 180 dias de atraso nas prestações. Antes, o benefício também não estava disponível para quem já utiliza o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações mensais, mas agora também pode optar. Pelas regras do FGTS, o valor do fundo pode ser usado pelo trabalhador para reduzir em até 70% as prestações no prazo de um ano. Empresas não poderão solicitar se estiverem com atraso superior a 60 dias no pagamento das prestações.
Terei que pagar as prestações no futuro?
Os valores das prestações serão incorporados ao saldo devedor do financiamento. Na prática, isso significa que o cliente pagará, sim, os valores, mas apenas no futuro.
Há limite de valor de contrato?
Não. Qualquer pessoa física ou empresa pode solicitar a pausa de dois meses nos pagamentos, independentemente do valor financiado.
Como solicitar?
Para as pessoas físicas, um dos principais canais é o Aplicativo Habitação Caixa. Ao acessar o aplicativo, o cliente deve clicar na opção “solicitar pausa emergencial”. Depois, será preciso realizar o login. Em seguida, é preciso ler as orientações e clicar em “próximo”. Na etapa seguinte, o cliente informará seu número de celular e autorizará a Caixa a enviar SMS sobre a solicitação. Por fim, basta clicar em “solicitar pausa”.
Há outros canais?
Além do aplicativo, a Caixa disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726 8068) e o Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, exclusivamente para os contratos de pessoas físicas.
O que fazer no caso de uma empresa?
O cliente pessoa jurídica deverá entrar em contato com seu gerente para solicitar a pausa no pagamento de prestações. Desde março estão disponíveis também via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da Caixa. Por meio da digitação da agência e do número da conta, o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.