Conflitos podem reduzir em 20% transporte marítimo entre Ásia e Europa, diz Maersk


Segundo empresa, situação no Mar Vermelho forçou navios a fazer jornadas maiores, resultando em tempo e custos adicionais para transportar as cargas ao seu destino final

Por Laís Adriana
Atualização:

A A.P. Moeller-Maersk alertou nesta segunda-feira, 6, que os conflitos geopolíticos no Oriente Médio podem diminuir entre 15% a 20% a capacidade do transporte marítimo entre a Ásia e a parte norte da Europa e no mercado mediterrâneo durante o segundo trimestre de 2024.

Em nota, a empresa afirmou que “a complexidade da situação no Mar Vermelho se intensificou nos últimos meses”, com expansão da zona de risco devido a ataques que alcançam distância maior.

“Essa situação forçou nossos navios a fazer jornadas ainda maiores, resultando em tempo e custos adicionais” para transportar as cargas ao seu destino final, apontou.

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A Maersk listou os efeitos indiretos observados sobre a indústria de transportes, incluindo gargalos e atrasos na entrega de equipamentos, aglomeração de navios e falta de capacidade para cumprir as rotas.

Maersk é uma das maiores empresas de tráfego marítimo do mundo Foto: Rene Van Quekelberghe/via REUTERS

A empresa afirmou que manterá o redirecionamento das rotas pelo Cabo da Boa Esperança, localizado na África do Sul, ao mesmo tempo em que trabalha para aprimorar a confiabilidade do transporte marítimo ao adicionar mais “velocidade e capacidade” nos trajetos.

A A.P. Moeller-Maersk alertou nesta segunda-feira, 6, que os conflitos geopolíticos no Oriente Médio podem diminuir entre 15% a 20% a capacidade do transporte marítimo entre a Ásia e a parte norte da Europa e no mercado mediterrâneo durante o segundo trimestre de 2024.

Em nota, a empresa afirmou que “a complexidade da situação no Mar Vermelho se intensificou nos últimos meses”, com expansão da zona de risco devido a ataques que alcançam distância maior.

“Essa situação forçou nossos navios a fazer jornadas ainda maiores, resultando em tempo e custos adicionais” para transportar as cargas ao seu destino final, apontou.

A Maersk listou os efeitos indiretos observados sobre a indústria de transportes, incluindo gargalos e atrasos na entrega de equipamentos, aglomeração de navios e falta de capacidade para cumprir as rotas.

Maersk é uma das maiores empresas de tráfego marítimo do mundo Foto: Rene Van Quekelberghe/via REUTERS

A empresa afirmou que manterá o redirecionamento das rotas pelo Cabo da Boa Esperança, localizado na África do Sul, ao mesmo tempo em que trabalha para aprimorar a confiabilidade do transporte marítimo ao adicionar mais “velocidade e capacidade” nos trajetos.

A A.P. Moeller-Maersk alertou nesta segunda-feira, 6, que os conflitos geopolíticos no Oriente Médio podem diminuir entre 15% a 20% a capacidade do transporte marítimo entre a Ásia e a parte norte da Europa e no mercado mediterrâneo durante o segundo trimestre de 2024.

Em nota, a empresa afirmou que “a complexidade da situação no Mar Vermelho se intensificou nos últimos meses”, com expansão da zona de risco devido a ataques que alcançam distância maior.

“Essa situação forçou nossos navios a fazer jornadas ainda maiores, resultando em tempo e custos adicionais” para transportar as cargas ao seu destino final, apontou.

A Maersk listou os efeitos indiretos observados sobre a indústria de transportes, incluindo gargalos e atrasos na entrega de equipamentos, aglomeração de navios e falta de capacidade para cumprir as rotas.

Maersk é uma das maiores empresas de tráfego marítimo do mundo Foto: Rene Van Quekelberghe/via REUTERS

A empresa afirmou que manterá o redirecionamento das rotas pelo Cabo da Boa Esperança, localizado na África do Sul, ao mesmo tempo em que trabalha para aprimorar a confiabilidade do transporte marítimo ao adicionar mais “velocidade e capacidade” nos trajetos.

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