O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, disse nesta segunda-feira, 12, que entre hoje e amanhã os representantes do consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da Hidrelétrica de Belo Monte, deverão entregar à Agência os documentos para formalização da Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será constituída para construir e operar a hidrelétrica.
O prazo final para a apresentação da formação da SPE terminava na sexta-feira. Mas Hubner disse que será antecipado pelos integrantes do consórcio. "Eles já queriam ter apresentado na sexta-feira passada", afirmou. A informação de que a formalização da SPE será feita até amanhã também foi confirmada por Ademar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte e um dos principais articuladores da formação da SPE.
Segundo Palloci, está tudo pronto. "Conseguimos todos os sócios que queríamos. Há fundos de pensão, autoprodutores e os sócios originais do consórcio que permaneceram na sociedade". Tanto Palocci quanto Hubner participam nesta manhã no Ministério de Minas e Energia de ato de assinatura dos contratos de concessão de novas linhas de transmissão com as empresas vencedoras do leilão realizado ano passado.