A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerra nesta segunda-feira, 15, o prazo para que pessoas que estiverem com dívidas em atraso com bancos e instituições financeiras participem do mutirão nacional de renegociação.
Podem ser negociadas pendências com cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito consignado e outras formas de crédito. Segundo a Febraban, os bancos estão empenhados em oferecer condições melhores do que já existem no contrato para os clientes saldarem suas dívidas, entre elas descontos e ampliação do prazo de amortização.
Estão fora de possibilidade de acordo dívidas prescritas, as que tenham bens dados em garantia (imóveis, por exemplo) e contratos que estejam com as parcelas em dia. O mutirão também não é indicado para quem esteja superendividado, situação em que o cliente não possui condições de pagar a sua dívida sem comprometer a sua subsistência ou a de sua família.
Orientações
O primeiro passo para aderir ao mutirão é entrar em contato com o seu banco pelos canais oficiais e dizer que pretende renegociar a dívida por intermédio do Mutirão 2024 da Febraban. O cliente também deve indicar qual dívida pretende renegociar. Se os descontos e prazos ofertados forem adequados, deve ser assinado o acordo de negociação. Alguns bancos criaram canais específicos para receber os pedidos. A lista pode ser conferida no site da Febraban.
O cliente também poderá fazer a negociação pelo consumidor.gov.br. Para acessar o sistema, é necessário ter conta nível prata ou ouro no gov.br.
Outras formas do consumidor entrar em contato com as instituições e fazer a negociação é pelo portal da Febraban.
Em caso de dificuldade de negociação com o banco ou a instituição financeira, a Febraban orienta que o cliente procure pontos de atendimento do Procon que aderiram ao mutirão. A lista completa desses pontos de atendimento, assim como todos os detalhes sobre o Mutirão 2024 da Febraban, podem ser encontrados neste link.