Tire suas dúvidas na 2ª temporada do Entenda Seu IR
As explicações sobre como declarar o Imposto de Renda de 2023 passam pelo e-CAC - Centro de Atendimento ao Contribuinte Virtual -, da Receita Federal. Mas o que ele é exatamente? Resumidamente, consiste em um portal online do Fisco, que reúne serviços ao contribuinte.
Imposto de Renda 2023 no Estadão
A forma mais prática de se ter acesso é por meio de conta Gov.br, domínio do governo federal, em nível prata ou ouro - para conseguir uma usabilidade irrestrita. Como saber se já tenho conta Gov.br? E que nível ela é? Este material do governo dá o passo a passo.
Como acessar o e-CAC?
Você consegue acessar o e-CAC por meio deste link.
O que dá para fazer no e-CAC?
- Declarar Imposto de Renda de maneira online, sem precisar baixar o programa;
- Acessar o carnê-leão;
- Consultar restituição;
- Checar se há pendências de malha fina;
- Verificar e consultar cópias de declarações anteriores, etc.
Quem tem de declarar IR?
Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 vão precisar apresentar a prestação de contas ao Fisco. Nesta categoria se encaixa, por exemplo, o salário recebido por profissional que atua sob regime de CLT.
E é sempre importante lembrar dois pontos: os rendimentos tributáveis fazem parte apenas de um dos itens que obrigam à entrega de IR, o que significa que é importante olhar todos, para que não haja risco de erro; e os dados a serem preenchidos neste ano são referentes ao ano-calendário - ou ano-base - 2022. Para conferir os outros sete itens que obrigam a prestação de contas ao Fisco clique aqui.
Confira o calendário de restituição do IR de 2023
- 1˚ lote: 31 de maio
- 2˚ lote: 30 de junho
- 3˚ lote: 31 de julho
- 4˚ lote: 31 de agosto
- 5˚ lote: 29 de setembro