Vídeo: Embraer divulga primeiras imagens do protótipo de ‘carro voador’ em escala real


Startup que produz aeronave elétrica diz já ter 3.000 pedidos e que veículos devem começar a voar em 2026

Por Clayton Freitas

A Eve Air Mobility (Eve), empresa da Embraer dedicada à mobilidade aérea urbana, revelou nesta quinta-feira (8) as primeiras imagens de seu protótipo de “carro voador em escala real. Denominado oficialmente como veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVOLT), o aparelho deverá iniciar seus voos no ano de 2026. Um breve vídeo foi divulgado nas redes sociais da empresa.

A startup Eve é a primeira spin-off da Embraer, criada por meio da Embraer-X, uma aceleradora de negócios e inovação do grupo..

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A aeronave deve ser produzida na futura fábrica da Eve em Taubaté Foto: Embraer/Divulgação

A empresa já recebeu 3.000 cartas de intenção de compra (LOIs) do aparelho. Em nota divulgada pela Embraer, Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, afirmou que a empresa está “avançando significativamente” na montagem do primeiro protótipo.

O executivo acrescenta que, paralelamente ao desenvolvimento do eVOLT, está em desenvolvimento o Vector, uma solução de software para gerenciamento de tráfego aéreo.

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O comunicado da empresa também informa que a Eve utiliza a configuração de decolagem e cruzeiro, tecnicamente chamada de lift + cruise, com o emprego de rotores para elevar a aeronave (o lift do termo), e asas fixas para o voo em cruzeiro (o cruise), permitindo que a aeronave avance.

O aparelho possui motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, o que significa que pode continuar voando mesmo que alguns rotores ou outras partes de sustentação venham a falhar. A aeronave deve ser produzida na futura fábrica da Eve em Taubaté.

A Eve Air Mobility (Eve), empresa da Embraer dedicada à mobilidade aérea urbana, revelou nesta quinta-feira (8) as primeiras imagens de seu protótipo de “carro voador em escala real. Denominado oficialmente como veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVOLT), o aparelho deverá iniciar seus voos no ano de 2026. Um breve vídeo foi divulgado nas redes sociais da empresa.

A startup Eve é a primeira spin-off da Embraer, criada por meio da Embraer-X, uma aceleradora de negócios e inovação do grupo..

A aeronave deve ser produzida na futura fábrica da Eve em Taubaté Foto: Embraer/Divulgação

A empresa já recebeu 3.000 cartas de intenção de compra (LOIs) do aparelho. Em nota divulgada pela Embraer, Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, afirmou que a empresa está “avançando significativamente” na montagem do primeiro protótipo.

O executivo acrescenta que, paralelamente ao desenvolvimento do eVOLT, está em desenvolvimento o Vector, uma solução de software para gerenciamento de tráfego aéreo.

O comunicado da empresa também informa que a Eve utiliza a configuração de decolagem e cruzeiro, tecnicamente chamada de lift + cruise, com o emprego de rotores para elevar a aeronave (o lift do termo), e asas fixas para o voo em cruzeiro (o cruise), permitindo que a aeronave avance.

O aparelho possui motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, o que significa que pode continuar voando mesmo que alguns rotores ou outras partes de sustentação venham a falhar. A aeronave deve ser produzida na futura fábrica da Eve em Taubaté.

A Eve Air Mobility (Eve), empresa da Embraer dedicada à mobilidade aérea urbana, revelou nesta quinta-feira (8) as primeiras imagens de seu protótipo de “carro voador em escala real. Denominado oficialmente como veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVOLT), o aparelho deverá iniciar seus voos no ano de 2026. Um breve vídeo foi divulgado nas redes sociais da empresa.

A startup Eve é a primeira spin-off da Embraer, criada por meio da Embraer-X, uma aceleradora de negócios e inovação do grupo..

A aeronave deve ser produzida na futura fábrica da Eve em Taubaté Foto: Embraer/Divulgação

A empresa já recebeu 3.000 cartas de intenção de compra (LOIs) do aparelho. Em nota divulgada pela Embraer, Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, afirmou que a empresa está “avançando significativamente” na montagem do primeiro protótipo.

O executivo acrescenta que, paralelamente ao desenvolvimento do eVOLT, está em desenvolvimento o Vector, uma solução de software para gerenciamento de tráfego aéreo.

O comunicado da empresa também informa que a Eve utiliza a configuração de decolagem e cruzeiro, tecnicamente chamada de lift + cruise, com o emprego de rotores para elevar a aeronave (o lift do termo), e asas fixas para o voo em cruzeiro (o cruise), permitindo que a aeronave avance.

O aparelho possui motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, o que significa que pode continuar voando mesmo que alguns rotores ou outras partes de sustentação venham a falhar. A aeronave deve ser produzida na futura fábrica da Eve em Taubaté.

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