As encomendas de bens duráveis nos EUA cresceram 2,9% em abril, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 193,9 bilhões, segundo o Departamento de Comércio do país. O aumento foi maior do que a previsão dos economistas, de 2,2%. O dado de março foi revisado para mostrar estabilidade, em vez da queda de 0,6% informada anteriormente.
A demanda por aviões puxou o avanço geral. As encomendas de aeronaves não ligadas a defesa e peças dispararam 228% em abril. Fora do setor de transportes, as encomendas para todos os outros bens duráveis caíram 1,0% em abril. As encomendas de bens de capital não ligados a defesa excluindo aviões diminuíram 2,4%.
As encomendas de bens de capital subiram 7,4% em abril, as de bens de capital não ligados a defesa aumentaram 9,2% e as de bens de capital ligados a defesa caíram 2,1%. Excluindo defesa, todos os outros bens duráveis tiveram crescimento de 3,4% nas encomendas em abril.
Neste ano até agora, as encomendas de bens duráveis subiram 16,8%, em termos não ajustados, em comparação com o mesmo período do ano passado.
As encomendas não atendidas, um sinal de demanda futura para o setor industrial, cresceram 0,4% em abril. Os embarques de bens duráveis dos produtores manufatureiros subiram 1,4% e os estoques aumentaram 0,7%. As informações são da Dow Jones.